Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIXO TECNOLÓGICO, PILHAS E BATERIAS
Advertisements

EFEITOS BIOLÓGICOS DO MERCÚRIO E SEUS DERIVADOS EM SERES HUMANOS
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA
Química “Professora : Norilda Siqueira “
Trabalho de Química 2º Ano A
Pilhas e Baterias.
Pilhas Depois Antes A pilha é uma fonte de tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito.
Um tipo de fonte portátil de energia.
Pilhas de Mercúrio.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
Mauricio Alisson Lucas Juninho
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PILHAS “PIRATAS” E COMERCIAIS REGULARIZADAS: UM ASPECTO DA CULTURA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO.
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
USINAS TERMELÉTRICAS Dispositivos em que a queima de combustível (GN) libera calor, expansão dos gases que giram a turbina.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
ENEM 2008.
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
Metais pesados fontes, toxicidade, pesquisa
Escola Secundária Caldas das Taipas
Doenças alimentares Área de Projecto 6ºD 2007/2008.
SEMANA do QUÍMICO 2010 – A Química e a Reciclagem de Materiais
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Trabalho de... Química.
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
Metais no organismo humano
ELETROQUÍMICA.
Efeito DOS metais Pesados na saúde
Gestão de resíduos perigosos
Poluição do Solo.
PILHAS E BATERIAS.
Você sabe como coletar cacos de lâmpadas fluorescentes quebradas.
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Professora Giuliana Oehlmeyer
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Profa. Dra Renata Medici Frayne
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
Metais pesados Chumbo inorgânico - Saturnismo
Universidade Federal de Itajubá
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
Poluição do Solo.
Reciclagem Separação dos resíduos
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
SUSTENTABILIDADE – OS TRÊS R’s O QUE NÃO PODE SER RECICLADO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos – acordos nacionais Dezembro/2015.
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
SISTEMAS SOLARES ACUMULADORES Apresentador : Eng. Manuel Adão TECNISAT
Transcrição da apresentação:

Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008

O que é pilha? fonte portátil de energia, resultante de reações químicas que ocorrem no seu interior, ou seja, uma mini usina portátil. Ou seja, é um aparelho que transforma energia química em elétrica.

O que é bateria? um recipiente que contém elementos químicos necessários para gerar energia elétrica através de reações químicas. Ou seja, é um conjunto de acumuladores ou de pilhas elétricas, ligadas em série ou em paralelo.

Problemas do descarte? Poluição do solo Poluição do ar Risco de saúde dos seres vivos

Exemplo: Intoxicação por Mercúrio

A intoxicação por mercúrio (Hg) é feita por inalação de vapores ou por ingestão alimentar, como no caso do "DESASTRE DE MINAMATA. Seus sintomas são : dores estomacais, seguidos de desinteria, ansiedade, tremores, fraqueza muscular, amolecimento dentário com sangramento das gengivas, gosto de metal na boca, descontrole mental e nervoso (loucura), febre, coma e morte.

Simples descargas de uma fábrica (Chisso Corporation) no Japão deram origem à doença. Outras em Niigata, também no Japão, continuaram-na. As descargas continham altos teores de mercúrio. Ascendem a cerca de 3000 as vítimas reconhecidas da doença. Descubram o sofrimento que está por detrás da fotografia.

Solução para o descarte? Armazenar Reciclar

Mudanças na resolução A nova resolução de 04 de novembro de 2008 de nº 401 tem exigências sobre os fabricantes de pilhas e baterias, estabelecendo limites máximos de Cádmio, chumbo e mercúrio, o seu gerenciamento ambientalmente adequado e dão outras providencias. 4.1. Mudanças nas concentrações e disposição final de pilhas e baterias.

4.1. Mudanças nas concentrações e disposição final de pilhas e baterias. 4.1.1. Pilhas e baterias elétricas zinco-manganês e alcalino-manganês As pilhas e baterias do tipo portátil, botão e miniatura que sejam comercializadas, fabricadas no território nacional ou importadas, deveram atender as seguintes concentrações. Conter 0,0005% em peso de mercúrio quando for do tipo pilha portátil; Conter 0,002% em peso de Cádmio quando for do tipo pilha portátil; Conter até 2,0% em peso de mercúrio quando for do tipo pilha-botão,pilha botão e pilha miniatura; Conter traços de até 0,1% em peso de chumbo.

4.1.2. Pilhas e baterias chumbo - ácido As baterias, com o sistema eletroquímico chumbo-ácido, não poderão possuir teores de metais acima dos seguintes limites: Mercúrio – 0,005% em peso; e Cádmio 0,010% em peso . O repasse das baterias chumbo-ácido previsto no art. 4º poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde que licenciados para este fim. Não é permitida a disposição final de baterias chumbo-ácido em qualquer tipo de aterro sanitário, bem como a sua incineração. O transporte das baterias chumbo-ácido exauridas, sem o seu respectivo eletrólito, só será admitido quando comprovada a destinação ambientalmente adequada do eletrólito.

4.1.3. Baterias níquel-cádmio e óxido de mercúrio O repasse das baterias níquel-cádmio e óxido de mercúrio previsto no art. 4º poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde que licenciados para este fim. Não é permitida a incineração e a disposição final dessas baterias em qualquer tipo de aterro sanitário, devendo ser destinadas de forma ambientalmente adequada.

Referências Disponível em: http://www.rayovac.com.br/pilha.htm. Acesso em 01 de dez de 08. Disponível em: http://www.ucel.com.br/baterias.asp. Acesso em 01 de dez de 08. Fontes: ABINEE, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa (www.cepis.ops-oms.org) Disponível em : riskici.blogspot.com/.../doena-de-minamata.html . Acesso em 10 de dezembro de 2008.