Doenças relacionadas ao trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que o CEREST faz?.
Advertisements

Epidemiologia e Saneamento
20ª JORNADA da AMIMT Situações Polêmicas quanto à emissão de CAT.
SITUAÇÕES POLÊMICAS EM ALCOOLISMO
Exercício Profissional
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
28 de Abril Dia Mundial e Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho 2009 Reformular a lei para proteger a saúde do trabalhador.
Patologia Geral Matérias abordadas.
Centro de Saúde Taquaral
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
13° Conferência Nacional de Saúde
Entrevista, diagnóstico e classificações em Psiquiatria
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
ESTATÍSTICAS DE MORTALIDADE
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
SAÚDE DA MULHER Lutas do movimento feminista: promoção, proteção e recuperação dos corpos femininos, independentes do período reprodutivo e/ou gestacional.
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
SISTEMA DE VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIAS E ACIDENTES
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Riscos Biológicos no Ambiente de Trabalho
Higiene Ocupacional.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
“O PAPEL DAS AUTOGESTÕES NA POLÍTICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO – CONTRIBUIÇÕES PARA A 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA”
PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO I Profª Claudia M. G. Lopes Molina
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
“Doenças Ocupacionais”:??? Telefônica Serviços Empresariais do Brasil Ltda. Área: Diretoria RH Data: 05/10/2007.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
History of work-related accident - Industrial Revolution
1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST.
Redução da Mortalidade Infantil Avaliação – SIM/SINASC
Neoplasia.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Prof. Cezar Tchaikovski
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
TREINAMENTO TEÓRICO LOCAL: Sala de Auditório Colégio Humboldt.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
PROF(A): MICHELLE FLORES
Ciências Naturais – 9.o ano
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 3º QUADRIMESTRE ANO 2013.
PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELATÓRIO DETALHADO PRIMEIRO E SEGUNDO QUADRIMESTRE ANO 2014.
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
Censo Populacional 2010 %Total >60a 10, Fonte: IBGE – Censo 2010.
Compilação dos Dados Pólo III Ana Carla Dantas Keila Márcia Luciana Carceroni Paola Batista.
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
DERMATOSE OCUPACIONAL - EPIDEMIOLOGIA
Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MINERAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS 1.
Doenças Ocupacionais na área da saúde
Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º QUADRIMESTRE – ANO 2014.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Doenças relacionadas ao trabalho Prof. Lorena Amorim

Sistema de Saúde Publica brasileiro. A saúde dos trabalhadores constitui uma importante área da Saúde Publica Objetivo: a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de acompanhamento dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho. Sistema de Saúde Publica brasileiro.

Trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividade para sustento próprio ou de seus dependentes, qualquer que seja sua atividade executada no mercado de trabalho. Assalariados, trabalhadores domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores agrícolas, autônomos, servidores públicos, trabalhadores cooperativados e empregadores

fatores determinantes da saúde do trabalhador condições sociais e econômicas fatores de risco ocupacionais, físicos, químicos, biológicos, mecânicos decorrentes da organização laboral presentes nos processos de trabalho

ações de saúde do trabalhador modificar os processos de trabalho contemplarem as relações saúde-trabalho em todas as atividades profissionais. trabalhadores individualmente e coletivamente: participantes das ações que incluem: o estudo das condições de trabalho a identificação de mecanismos de intervenção técnica para sua melhoria e adequação o controle dos serviços de saúde prestados.

O adoecimento dos trabalhadores e sua relação com o trabalho Compartilham das mesmas doenças e morte da população em geral Alem disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultou na separação desses fatores que podem ser resumidos em quatro grupos de causas:

Doenças comuns, aparentemente sem qualquer relação com o trabalho; Doenças comuns eventualmente modificadas no aumento da frequência de sua ocorrência ou no surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho Doenças comuns que são agravadas em função das condições de trabalho Agravos à saúde específicos, típicos dos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais

CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS SEGUNDO A SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO CATEGORIA EXEMPLOS I- Trabalho como causa necessária Intoxicação por chumbo Silicose Doenças profissionais legalmente reconhecidas II- Trabalho como fator contributivo, mas não necessário. Doenças coronarianas Doenças do aparelho locomotor Câncer Varizes dos membros inferiores III- Trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de uma doença. Bronquite crônica Dermatite de contato alérgico Asma Doenças mentais

os fatores de risco para a saúde e segurança os trabalhadores Físicos Químicos Biológicos Ergonômicos e psicossociais Mecânicos e acidentais

Classificação Internacional de Doenças 10 (CID10) Infecciosa e parasitária II Neoplasia (tumores) III De sangue e órgãos hematopéticos IV Endócrinas, nutricionais e metabólicas. V Transtornos mentais e de comportamento VI Do sistema nervoso VII Do olho e anexos VIII Do ouvido IX Do sistema circulatório X Do sistema respiratório XI Do sistema digestivo XII De pele e tecidos subcutâneos XIII Do sistema ósteomuscular e do tecido conjuntivo XIV Do sistema genito-urinário