O uso de alguns sinais de pontuação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Orientação – acesso ambiente virtual
O Ensino de Química a Distância
  Ana Carolina Castelli da Silva
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Ministério da Fazenda / Unidade de Coordenação de Programas.
“Feliz aquele que transfere o
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Relembrando o uso de outros sinais de pontuação
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Secretaria da Educação e Cultura
Monitoria 2009 Informações Gerais.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
1.
Aula Inaugural Polo Nova Friburgo PREFEITURAS MUNICIPAIS
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Aprenda a Gerenciar o seu Tempo
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
Plataforma de Ensino a Distância
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Altinópolis.
Tipos de Tutoria.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Continuação do formulário (exemplo abaixo)
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
Orientações Gerais.
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Iniciando o Censo Escolar 2011
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Lívia Carlos Dplad/Cicma Curso Formação de Agentes Fiscais da Qualidade.
Da construção do pensamento em Comênius à didática atual
OBJETIVOS Objetivo Geral
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
TUTORIAL SisNEPP Escolha o que você deseja fazer:
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Entrevista: Aprenda a vender seu Talento
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Didática da alfabetização
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

O uso de alguns sinais de pontuação Oficina: O uso de alguns sinais de pontuação Daniela Gertsch , Juliana Silva e Raquel Oliveira - ministrantes Maria Helena Albé - coordenação Claudio Gilberto de Paula – implementação do material Caderno de Orientações Nome:

APRESENTAÇÃO OBJETIVO Refletir sobre a importância de conhecer melhor alguns sinais de pontuação e de empregá-los corretamente em diferentes situações. A Oficina “O emprego de alguns sinais de pontuação” ministrada a distância é um evento gratuito promovido pelo Ensino Propulsor, programa da Unisinos que oferece a seus alunos a oportunidade de aprimorarem o conhecimento em determinadas áreas do saber. Esta proposta metodológica busca envolvê-lo de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem, a partir de material produzido pela equipe de Português com apoio da equipe de Informática.

PROGRAMA REALIZAÇÃO Início: 13/09/2010 Término: 13/10/2010 13/09: Pontuar corretamente pode fazer a diferença. 21/09: Os padrões frasais e o uso da vírgula. 27/09: O período composto e outros casos de uso de vírgula e ponto e vírgula. 04/10: A vírgula nas orações adjetivas. 13/10: Relembrando o uso de outros sinais: parênteses, travessão, barra oblíqua. Início: 13/09/2010 Término: 13/10/2010 Duração: 10 horas

METODOLOGIA A cada data marcada, será disponibilizado o material relacionado à aula a ser desenvolvida. O material da oficina é um Caderno de Exercícios em PowerPoint, com atividades para que você exercite o conteúdo. Poderá, também haver material complementar. A tarefa cumprida deverá ser enviada, antes da aula seguinte, para o endereço prop-portugues@unisinos.br. Como a Oficina se desenvolve em 5 aulas, você deverá, até o final, enviar 5 Cadernos à equipe além de um Caderno com a avaliação da Atividade. A oficina se desenvolve em 5 aulas, todas na modalidade a distância. Você escolhe o horário que mais lhe convier para estudar. Não haverá encontro presencial, a não ser que você deseje apoio da monitoria. . Todas as orientações e atividades serão enviadas por e-mail pela equipe responsável pela Oficina. É imprescindível que você mantenha seus dados cadastrais atualizados no Portal Minha Unisinos.

CRONOGRAMA DÚVIDAS O material será disponibilizado nas seguintes datas: 13/09/2010; 21/09/2010; 27/09/2010; 04/10/2010; 13/10/2010. As dúvidas poderão ser resolvidas: com as monitoras do Ensino Propulsor, nos horários divulgados no Blog , por e-mail: prop-português@unisinos.br por MSN: prop_português@hotmail.com Você poderá acessá-lo quando melhor lhe convier.

MINISTRANTES CERTIFICADO Juliana Silva Daniela Gertsch Raquel Oliveira O cômputo das horas de atividades complementares ocorre automaticamente aos que tiverem frequência mínima de 75%. O certificado impresso será fornecido somente para quem o solicitar, mediante requerimento e pagamento de taxa, junto à Central de Relacionamento Unisinos.

Bom trabalho... IMPORTANTE! Para que tenhamos êxito no processo de ensino e aprendizagem, são necessárias algumas combinações, como:   1 – você deve realizar as tarefas propostas e enviá-las para o endereço prop-portugues@unisinos.br antes da próxima aula, a fim de garantir a certificação da carga horária. 2 – você deve, ao final da Oficina, responder a dois instrumentos de avaliação: um deles avalia sua aprendizagem, e o outro avalia a metodologia utilizada no decorrer das 10 horas. Bom trabalho...