Captura de Texto em um Quadro Branco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais Aula II
Advertisements

Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Construção de Algoritmos AULA 07
Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ
Visualização de Imagens HDR
Ray Tracer Distribuído
ENG1153 Estágio Supervisionado Danilo Campos Pedroza de Souza Renato Deris Prado.
Fundamento de computação gráfica
Eduardo Freire Santana
Estrutura e movimento a partir de imagens
Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass
Apresentação por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio
Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass
Interface para rotações Tipo ArcBall
Fundamentos de Computação Gráfica
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
Segmentação de Escrita
Trabalho 02 – Segmentação de Fundo
Trabalho 1 – Detecção de movimento através de subtração de fundo
Segmentação de Imagens
RECONSTRUÇÃO 3D Visão Computacional e Realidade Aumentada
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Modelagem Geométrica
Iniciação ao MatLab Profa Dra. Rossana Lott Rodrigues
Estruturas de Dados e Complexidade de Algoritmos
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
MATRIZES REAIS ( 3ª AULA ).
Insertion Sort.
Copyright Marcos L. Chaim 2005 Princípios de Projeto de Software Orientado a Objetos Segundo Semestre 2005 Marcos L. Chaim ACH Turma 02 EACH – USP.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Formatos de Imagem - PNG
Segmentação do fundo estático de um vídeo Pedro Sampaio Vieira.
Ray Tracing Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli
Carlos Oliveira Descrição e Objetivo Considerações Etapas consideradas Resultados obtidos Melhoramentos.
Fundamentos da Computação Gráfica
Trabalho de Imagem Felipe Baldino Moreira Prof: Marcelo Gatass.
Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Construção de Algoritmos AULA 07 Aquiles Burlamaqui UERN
Carlos Oliveira Sumário Descrição e Objetivo O Método de Tsai Implementação Resultados obtidos Melhoramentos.
Calibração de Câmera Pedro Sampaio Vieira.
Monitoria de Sistemas Inteligentes
Sistema de Segurança Baseado em Análise de Imagens
11/09/07 Visão Computacional e Realidade Aumentada César Palomo – inf. puc-rio. br 1 Visão Computacional e Realidade Aumentada Prof Marcelo Gattass.
Linguagens de Programação
Graphics Interchange Format formato para intercâmbio de gráficos
OMNeT++.
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Unidade de Controle.
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Segmentação de Fundo Marcelo Gonella
Algemiro Augusto Professor: Marcelo Gattass
Lili: LaPSI Image Processing Library Orientador: Altamiro Amadeu Susin Co-Orientador: Alberto Bastos do Canto Escola de Engenharia Departamento de Engenharia.
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.
Sistemas de Rastreamento de Baixo Custo para Desktops Tecgraf (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica) Depto. de Informática, PUC-Rio Alberto Raposo,
ARToolkit Ademir José de Carvalho Junior Danilo Cavalcanti Torres
Redução.
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Rasterização
Introdução aos algoritmos de programação
Monitoria de Sistemas Inteligentes IF684
Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Computação Gráfica Interativa X3D – Event Utilities e Scripting Alberto B. Raposo
Mudança da Temperatura de Cor de uma Imagem Hildebrando Trannin Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass.
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
Captura de texto em um quadro branco Gustavo de Sá Carvalho Honorato.
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 1 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
Fundamentos da Computação Gráfica PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro DI – Departamento de Informática Mestrado em Informática.
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Transcrição da apresentação:

Captura de Texto em um Quadro Branco Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass Captura de Texto em um Quadro Branco Hildebrando Trannin

Definição Objetivo: implementar um algoritmo para capturar somente o texto de um quadro branco Entrada: câmera ou vídeo exibindo pessoas escrevendo no quadro Saída: imagem com o texto escrito no quadro

OpenCV Criada pela Intel em 2000 Linguagem C/C++ Biblioteca para auxílio no desenvolvimento de aplicações de Visão Computacional Foi utilizada OpenCV para auxiliar na captura de vídeo (câmera ou arquivo) e tratamento da imagem

wxWidgets Utilizada para criação de interfaces gráficas Criada inicialmente em 1992 Desenvolvida em C/C++ Como os componentes para criação de janela no OpenCV são restritos, foi utilizada a biblioteca wxWidgets para desenvolvimento de uma aplicação mais robusta

Algoritmo O algoritmo para captura do texto de um quadro branco segue as seguintes etapas: Captura da imagem inicial de vídeo/câmera. Para um correto funcionamento o ideal é que tenha somente o quadro branco inicialmente Captura da imagem após N frames Para cada pixel, verifico se este é diferente do pixel da imagem inicial. Caso o seja, incremento minha matriz de contagem . Caso contrário, atribuo zero à matriz. Atribuo branco para todos os pixels da imagem de resultado Pego o valor do pixel da imagem capturada e atribuo à imagem de resultado caso este pixel tenha o valor da matriz de contagem maior ou igual a N Retorno ao passo 2

Algoritmo Ajuste dos parâmetros: N = número de frames que o algoritmo espera para capturar uma imagem do vídeo e valor de comparação para inclusão do pixel na imagem final. CORREÇÃO = valor de correção do erro de um pixel. Depende da qualidade de captura da câmera. É importante salientar que esses parâmetros são inversamente proporcionais. Quanto menor o número de frames de espera, maior deverá ser a correção do pixel A recíproca é verdadeira

Resultados - OpenCV Resultado após esperar um tempo M segundos e imagem inicial com quadro branco Esquerda: Vídeo capturado de uma câmera Direita: Imagem de resultado após M segundos

Resultados - OpenCV Resultado após esperar um tempo de M segundos e imagem inicial com quadro branco Esquerda: Vídeo capturado de uma câmera Direita: Imagem de resultado após M+S segundos

Resultados OpenCV + wxWidgtes Resultado após esperar um tempo de M segundos e imagem inicial com o texto ESTE Esquerda: Vídeo capturado de uma câmera Direita: Imagem de resultado após M segundos

Resultados OpenCV + wxWidgtes Resultado após esperar um tempo M+S segundos e imagem inicial com o texto ESTE Esquerda: Vídeo capturado de uma câmera Direita: Imagem de resultado após M+S segundos

Referências http://www.tecgraf.puc-rio.br/~malf/opencv/index.htm http://www.brucelindbloom.com http://www.tecgraf.puc-rio.br/~mgattass http://www.wxwidgets.org/