Raytracing Trabalho de Introdução a Computação Gráfica Alunos: Fabio Issao Nakamura Jeronimo Silvério Venetillo
Raytracing Características: – Imagens com alta grau de realismo – Modelo de iluminação global – Custo computacional elevado
Raytracing Objetivo Apresentar técnicas para diminuir a complexidade do algortimo (tempo de execução) sem perda de qualidade visual.
Raytracing Custo computacional 1. O maior custo computacional do algoritmo de traçados de raio é o número de testes de interseção para determinar a cor de cada pixel. 2. Para cada raio testa se este intercepta algum objeto e retorna o ponto de interseção mais próximo. 3. Para cada pixel temos pelo menos um raio,logo a quantidade de testes de interseção é da ordem de O(WxHxN) onde W e H são o tamanho do viewport e N o tamanho de objetos totais.
Raytracing Soluções – Volumes envolventes (esferas,caixas,....) – Divisão espacial ( octree,bsp,grid uniforme....) – OBB-Tree
Raytracing OBB-Tree Apresentado por Gottschalk et al [1] Idéia – Para malhas de triângulos – Árvore binária onde cada nó possui uma OBB (oriented bounding box) associada. – Construção Top – Down (recursivamente) – Cada nó folha representa um triângulo da malha
Raytracing Exemplo de uma OBB-Tree
Raytracing Assim como a busca binária, o raio percorre a OBB-Tree a fim de determinar com qual triângulo da malha ele intercepta. Ao invés de n testes de interseções contra a malha, é necessário apenas log(n)
Raytracing Resultados Numero de objetos Com OBB - TreeSem OBB - Tree s s (23.38 min) s… s…
Raytracing