Ia & e-comm S L I D E 1 ©1999 Fábio Buchmann o agente vai às compras ia & e-comm.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
Sistemas de Informações Gerenciais
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Professor Roberto Petry
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 7 Mercado Equilíbrio de concorrência perfeita
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
LIVRARIA SARAIVA.
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Agregação: Empresa Departamento 1 TODO Parte.
UML NO PROJETO LÓGICO DE BANCO DE DADOS: 1ª PARTE
O que faz o mundo girar? Dinheiro.
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Questionário de Avaliação Institucional
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Prof. Romualdo Ayres Costa
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Você Usa Perfumes?. Você Usa Perfumes? CONVIDE SEUS AMIGOS PARA PARTICIPAR!!!
Cadastro de produto Posto de Combustível.
Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares
Timken Store Brasil Denis Guimarães.
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Capítulo 7 Análise dos mercados organizacionais
Criação de objetos da AD 1Luis Rodrigues e Claudia Luz.
Aplicações de Agentes Inteligentes
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque
Os Temas da Microeconomia
Algoritmos Culturais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Estruturas de Dados com Jogos
Trabalho realizado por
Entendendo as definições de classe
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Inserir crédito para cliente
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
COMÉRCIO ELETRÔNICO Arnaldo Musial Edemar Barboza Roberson Rosa.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Cadeia de Suprimentos – Um caso real na indústria de cerâmica branca
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
Planilha Eletrônica - Excel
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Transcrição da apresentação:

ia & e-comm S L I D E 1 ©1999 Fábio Buchmann o agente vai às compras ia & e-comm

S L I D E 2 ©1999 Fábio Buchmann conteúdo motivação inicial comércio eletrônico convencional evolução do comércio eletrônico modelo de comportamento de compra perspectivas conclusão

ia & e-comm S L I D E 3 ©1999 Fábio Buchmann mas por que e-comm? vendas no varejo on-line –1996 U$600 Milhões –1997 > U$2 Bilhões U$800 Milhões entre o Dia de Ação de Graças e o Natal –2001 U$17 Bilhões vendas on-line em atacado –1997: U$8 Bilhões –2002: U$327 Bilhões (Source: Forrester Research & Yankee Group 1997)

ia & e-comm S L I D E 4 ©1999 Fábio Buchmann e-comm convencional o processo é similar a um posto de auto-atendimento. nenhum comportamento inteligente é inserido. –Deve-se saber o que quer (o que?). –Deve-se saber os sites (onde?). –Não há como negociar (como?). quase todo controle está a cargo do usuário. –O site pode algumas vezes fazer sugestões

ia & e-comm S L I D E 5 ©1999 Fábio Buchmann e-comm convencional qualidades: –comodidade de não ter que sair de casa para comprar o que deseja. –grande variedade de título para a escolha. sempre se encontra o que deseja. problemas –existe pouca interação (sem negociação, sem ajuda à escolha, sem proposta de produto alternativo, etc.): SEM VENDEDOR –o usuário tem que pesquisar em várias lojas (cadastrando-se) para encontrar o que deseja e em melhores condições.

ia & e-comm S L I D E 6 ©1999 Fábio Buchmann (r)evolução do e-comm hoje: –informação –marketing –processamento do pedido amanhã: –shoppings eletrônicos –agentes fazendo lançes em leilões USUÁRIO = BUSCA DE INFORMAÇÕES, TOMADA DE DECISÃO & COMPRA AUTOMATIZADO = BUSCA DE INFORMAÇÕES, TOMADA DE DECISÃO & COMPRA

ia & e-comm S L I D E 7 ©1999 Fábio Buchmann novo mundo do e-comm oportunidades vendedor –canal eficiente –amplo mercado oportunidades consumidor –escolha –conveniência desafios vendedor –atenção do consumidor –lealdade do consumidor desafios consumidor –encontrar o que quer –segurança e privacidade

ia & e-comm S L I D E 8 ©1999 Fábio Buchmann tecnologia-chave: agentes mas por que agentes? –personalizados, pró-ativos, autônomos, adaptativos –agentes fazem a ligação entre consumidores e vendedores –agentes podem representar consumidores e vendedores

ia & e-comm S L I D E 9 ©1999 Fábio Buchmann ELECTRONIC MARKET CONSUMIDOR VENDEDOR... E OUTROS AGENTES AGENTE DE VENDA necessidades de compra, critérios e preferências, etc. regras de oferta de preços, info dos produtos, etc. AGENTE DE COMPRA tecnologia-chave: agentes NEGOCIAÇÃO !

ia & e-comm S L I D E 10 ©1999 Fábio Buchmann buying behaviour model várias teorias descritivas e modelos para capturar comportamentos de compra - buying behaviour. NICOSIA MODEL, HOWARD SHETH MODEL, ENGEL BLACKWELL MODEL BETTMAN INFORMATION- PROCESSING MODEL, ANDREASEN MODEL todos eles têm alguns estágios em comum

ia & e-comm S L I D E 11 ©1999 Fábio Buchmann buying behaviour model need identification product brokering merchant brokering negotiation purchase and delivery product service and evaluation MEDIADOS POR AGENTES

ia & e-comm S L I D E 12 ©1999 Fábio Buchmann need identification agentes de notificação catálogo de itens perfil consum. John Grisham science fiction book x < $ item1 item2 item3... gerenciamento de perfil CONSUMIDOR AGENTENEGÓCIO casamento perfil catálogo notificações por

ia & e-comm S L I D E 13 ©1999 Fábio Buchmann need identification agentes de notificação –exemplos: amazon.com (novos livros disponíveis) fastparts.com (novos lançes afetam os seus) classifieds 2000 (produto específico disponível por um preço específico) –produtos: Firefly, Microsoft, Oracle,...

ia & e-comm S L I D E 14 ©1999 Fábio Buchmann need identification amazon.com

ia & e-comm S L I D E 15 ©1999 Fábio Buchmann product brokering agentes de recomendação catálogo de itens zip, age, gender purchase history expressed preferences implicit preferences expressed constraints... item1 item2 item3... gerenciamento de perfil perfil do consumidor CONSUMIDORAGENTENEGÓCIO serviço de alto-nível, personalizado. (suporte a decisões, recomendações,...)

ia & e-comm S L I D E 16 ©1999 Fábio Buchmann product brokering agentes de recomendação –técnicas: baseadas em regras data-minig: –padrões relacionados a características de produtos –padrões entre consumidores filtros baseados em restrições –exemplos: amazon.com, barnesandnoble.com, ZDNet.com, mylaunch.com,...

ia & e-comm S L I D E 17 ©1999 Fábio Buchmann product brokering personalogic - AOL

ia & e-comm S L I D E 18 ©1999 Fábio Buchmann product brokering personalogic - AOL

ia & e-comm S L I D E 19 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering agentes de comparação. SITE expressed needs for a product, constraints & conditions,... item1 item2 item3... perfil do consumidor CONSUMIDORAGENTENEGÓCIO... extrai informação de múltiplos sites sobre produtos que o usuário deseja

ia & e-comm S L I D E 20 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering agentes de comparação. –exemplos: bargainfinder jango (excite) fido priceline … –produtos: agentsoft, Israel junglee

ia & e-comm S L I D E 21 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering jango - excite

ia & e-comm S L I D E 22 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering limitações dos agentes de comparação –qual a reputação desses vendedores? oferecem garantias, contratos de serviço? o produto está normalmente disponível? qual o tempo médio de entrega? quanto vai custar a mais? –um bom agente de vendas deveria responder a essas questões para ajudar o consumidor a tomar uma decisão de compra mais consciente...

ia & e-comm S L I D E 23 ©1999 Fábio Buchmann negotiation agentes de negociação. CONSUMIDOR VENDEDOR AGENTE DE VENDA necessidades de compra, critérios e preferências, etc. regras de oferta de preços, info dos produtos, etc. AGENTE DE COMPRA negociação sobre a transação

ia & e-comm S L I D E 24 ©1999 Fábio Buchmann negotiation como ocorre a negociação ontologias personalização reputação e confiança Nomes e características de produtos padronizados Modelos usuário/produto e preferência de serviços Mecanismos que garantam qualidade e confiança entrada NEGOCIAÇÃO

ia & e-comm S L I D E 25 ©1999 Fábio Buchmann negotiation automatizando a negociação. –pesquisa: Kasbah - MarketMaker (MIT Media Lab) Tete-a-Tete (MIT Media Lab) AuctionBot (Univ. of Michigan)... –produtos comerciais: Moai Technologies, Inc BusinessBots, Inc Veo Systems, Inc Optimark, Inc

ia & e-comm S L I D E 26 ©1999 Fábio Buchmann negotiation kasbah consumer agent Buy: Eva Luna by Isabel Allende –Description: paperback –Condition: new –Deadline: March 10th,1997 –Start price: $8.00; Max. price: $15.00 –Strategy: tough bargainer –Location: local –Level of Autonomy: check before transaction –Reporting Method: event based

ia & e-comm S L I D E 27 ©1999 Fábio Buchmann negotiation kasbah retailer agent Sell: paperback novel –determine price based on: # in stock how well been selling recently is customer loyal is customer buying other books is customer paying cash average price book on market quantity being bought –Level of Autonomy: check before transaction –Reporting Method: event based

ia & e-comm S L I D E 28 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T - MIT Media Lab

ia & e-comm S L I D E 29 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T : negociação integrada protocolo de negociação –negociação argumentativa (criticas & contra-propostas) –restrição de satisfação distribuída (DCSP) decision suporte a decisão –teoria de utilidade multi-atributo (MAUT) agente de compra consumidoragentes de venda lojas

ia & e-comm S L I D E 30 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T : negociação integrada

ia & e-comm S L I D E 31 ©1999 Fábio Buchmann negotiation AuctionBot

ia & e-comm S L I D E 32 ©1999 Fábio Buchmann negotiation AuctionWeb Auction Fever!

ia & e-comm S L I D E 33 ©1999 Fábio Buchmann abrangência

ia & e-comm S L I D E 34 ©1999 Fábio Buchmann iniciativas locais i-Shop (?) - –tete-a-tete –possui algumas características que não são encontradas em nenhum outro: oferta de produto alternativo, baseado em satisfação multivalorada negociação de preço variável pela quantidade formalizado descentemente e matematicamente, usando teoria dos jogos.

ia & e-comm S L I D E 35 ©1999 Fábio Buchmann perspectivas do e-comm agentes no servidor agentes na máquina do cliente sistemas integrados online/offline integração em computadores móveis: –pagers, telefones, carros, etc

ia & e-comm S L I D E 36 ©1999 Fábio Buchmann interoperabilidade Principais iniciativas que vão fazer a tecnologia se expandir –OPS [open profiling standard] –XML [extended markup language] –JEPI [joint eletronic payment initiative]

ia & e-comm S L I D E 37 ©1999 Fábio Buchmann conclusões preços mais baixos (em 87% dos casos, segundo a E&Y) maior eficiência marcas ficam menos importantes conhecer o consumidor = ter o consumidor

ia & e-comm S L I D E 38 ©1999 Fábio Buchmann conclusões agentes têm a potencialidade de reduzir drasticamente os custos de transação no comércio eletrônico e revolucionar o modo como faremos comércio no futuro

ia & e-comm S L I D E 39 ©1999 Fábio Buchmann referências [1] E-Commerce Study on MIT. URL: [2] Personalogic. URL: [3] Firefly. URL: [4] Market Maker. URL: [5] ActionBot. URL: [6] Tete-a-Tete. URL: [7] Jango. URL:

ia & e-comm S L I D E 40 ©1999 Fábio Buchmann referências [8] A. Moukas, R. Guttman, G. Zacharia and P. Maes. "Agent-mediated Electronic Commerce: An MIT Media Laboratory Perspective." To appear in International Journal of Electronic Commerce, 1999 Issue. [9] P. Maes, R. Guttman and A. Moukas. "Agents that Buy and Sell: Transforming Commerce as we Know It." Communications of the ACM, March 1999 Issue. [10] A. Moukas, R. Guttman, and P. Maes. "Agent-mediated Electronic Commerce: An MIT Media Laboratory Perspective." Proceedings of the First International Conference on Electronic Commerce (ICEC'98), Seoul, Korea, April 1998.