INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

Uso de computadores para resolução de problemas Uso de aplicativos Desenvolvimento de programas

Uma estratégia de solução de problemas Desenvolvimento de algoritmos

Algoritmo Sequência ordenada, sem ambiguidade, de passos que levam à solução de um dado problema, em um tempo finito. Passos: Simples Não ambíguos Ordenados Efetivos Entradas: 0 ou mais Saídas: pelo menos uma

Alguns Paradigmas de Linguagens de Programação Imperativo Ex.: C, PASCAL, FORTRAN, ALGOL, BASIC Funcional Ex.: ML, Miranda Lógico Ex.: Prolog Orientado a objetos Ex.: C++, Smalltalk, PASCAL

Paradigma Imperativo Permite a implementação de algoritmos.

Linguagem de implementação dos problemas da disciplina: paradigma imperativo. Opções: Dev C++ (pode ser obtido via Internet) etc...

Resolução de problemas e programação EM FORMA DE ALGORITMO PASSO DIFÍCIL SOLUÇÃO COMO UM PROGRAMA DE COMPUTADOR IMPLEMENTAÇÃO

Análise e Solução de Problemas Compreensão rigorosa do problema. Um método de solução é escolhido e desenvolvido. Descrição do processo de solução passo a passo (algoritmo). Programação do algoritmo e depuração do programa. Validação da solução.

Linguagem de Programação Conjunto de convenções e regras que especificam como instruir o computador a executar determinadas tarefas. Serve como meio de comunicação entre o indivíduo que deseja resolver um determinado problema e o computador escolhido para ajudá-lo na solução.

Programa Roteiro que orienta o computador, mostrando-lhe a sequência de operações necessárias para executar uma determinada tarefa. Sequência de instruções que dirigem a UCP na execução de alguma tarefa. Composto por uma série de comandos e instruções.

Aprender a programar Conhecer as instruções (Comandos) Saber como escrever as instruções (Sintaxe dos comandos) Entender ações resultantes da execução das instruções (Semântica dos comandos) Possuir raciocínio lógico para chegar a uma seqüência de instruções que solucione o problema proposto.

Níveis de linguagem Baixo nível: mais próximas da linguagem de máquina Alto nível: maior independência da máquina.

Tradutores de linguagens de programação As linguagens, que não a linguagem de máquina, devem ser traduzidas para a linguagem de máquina. Programas tradutores: convertem o código escrito em uma linguagem de programação para o correspondente código de máquina. Tradutores de linguagens de alto nível: interpretadores e compiladores.

Níveis de linguagem e tradutores

Linguagem C Deriva de ALGOL 60 (linguagem de alto nível, criada para substituir o FORTRAN). Desenvolvida por Dennis Ritchie, em 1972, nos Laboratórios Bell. Versão ANSI (American National Standards Institute): 1985

Programa em C Constituído por funções. A função principal, por onde inicia a execução é a função main.

Estrutura básica de um programa em C /* Comentário sobre o programa */ #include <BIBLIOTECAS> /*definição das constantes, variáveis e funções*/ int main( ) // início da função main { /* declarações e comandos */ return 0; // término normal da função main } Declarações Programa principal

Ambiente a ser utilizado DevC++ ambiente de programação cujo compilador é padrão: Windows e Unix ou Linux fornece depurador compilador C/C++