COORDENAÇÃO DE AGENTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Multiagentes
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Renata S.S. Guizzardi Inteligência Artificial – 2007/02
Planejamento Viviane Torres da Silva
Planejamento Viviane Torres da Silva
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Prof. Miguel Antonio Pelizan
1 Agentes Inteligentes Alex F. V. Machado. 2 Um programa de IA pode ser visto como um Agente Racional Plano da aula O que é um Agente Racional (inteligente)?
ad – direção para, tendência para;
Os Sistemas Multi-agente Viviane Torres da Silva
Modelos Baseados em Agentes
Modelos Baseados em Agentes
1 Programação Orientada a Agentes e Sistemas Multiagentes.
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente
SMA: ORGANIZAÇÃO.
Sistemas Multiagentes
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Conceitos Básicos de Informática INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIA BÁSICA
Sistemas Multiagentes Cognitivos
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Sistemas Multiagentes
O TRABALHO COM PROJETOS
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Agentes inteligentes e sistemas multiagentes
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Introdução aos Sistemas Multiagentes
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
Sistemas Distribuídos
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
Planejamento e Solucionamento de Problemas Distribuídos
Agentes Patricia Tedesco 1. 2 O que é um Agente? Qualquer entidade (humana ou artificial) que: está imersa ou situada em um ambiente (físico, virtual/simulado)
Cooperação e Coordenação em SMA
Agentes que Trabalham Juntos
Roteiro Agentes Trabalhando Juntos Coordenação em SMA
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
3 – Agentes e 4 – Multiagentes
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Comunicação entre processos: Mensagens Nazareno Andrade Universidade Federal de Campina Grande 02/2008 Sistemas Distribuídos.
Distributed Problem Solving and Distributed Planning Aydano Pamponet Giordano Ribeiro Prof. Jacques Robin.
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Capítulo 1 A administração hoje.
Jogos Satisficing para Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto
Agentes que Trabalham Juntos Fechando Negócios... Coordenando Ações Planejamento Parcial Global E quando não dá certo? O Resumo da Ópera.
Sistemas Multiagentes Motivação IA Distribuída - por que? Conceitos Básicos Objeções a SMA Cenas dos próximos capítulos.
Modelos Baseados em Agentes Coordenação. Coordenação Coordenação = Coordenar ações distribuição + planejamento Resolução Distribuída de Problemas Problemas.
CIn- UFPE Agntes Autônomos e os Perfis da Graduação a/grade_curricular_reforma.html.
Sistemas Multiagentes Motivação IA Distribuída - por que? Conceitos Básicos Objeções a SMA Cenas dos próximos capítulos.
DIMAp/UFRN Modelos Baseados em Agentes Prof. André Campos Aula #6 AgentesHíbridos.
Protocolos de Cooperação Contract Net Systems Partial Global Planning Negociações.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Sistemas Multiagentes
Organização de Sistemas Multiagentes Prof. Fred Freitas CIn - UFPE.
Sistemas Multiagentes Motivação IA Distribuída - por que? Conceitos Básicos Objeções a SMA Cenas dos próximos capítulos.
Mestrando Gabriel G. Detoni Orientador Prof. Dante Barone Controle para Futebol de Robôs Utilizando Processamento Paralelo Seminário de Andamento.
III – Aplicações – Serviços Virtuais – Web Services Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas.
Variáveis Básicas do D.O.
Redes Sociais e Sistemas Multiagentes
Universidade Federal de Pelotas IFM – DMEC RPG: UMA ABORDAGEM EMPREGANDO SISTEMAS MULTIAGENTES Autor: Mário L. M. Machado et al
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE AGENTES Luis Otavio Alvares II/UFRGS

Conceito de coordenação É o processo de gerenciar dependências entre atividades [Malone 94] É o processo em que agentes se engajam para garantir que um grupo de agentes tenha um comportamento coerente [Nwana e Jennings 96]

Exemplos de coordenação?

Exemplos de coordenação controle de tráfego aéreo time de futebol desfile de carnaval trânsito de automóveis em uma cidade operação militar vôo de bando de pássaros sistema imunológico animal construção de avião, estrada, etc. operação cirúrgica orquestra

Mecanismos, formas de coordenação?

Mecanismos de coordenação Vários autores estudaram o assunto: Ferber 95: sincronização (de movimentos, de acesso a um recurso, ...) planejamento multiagente (centralizado, centralizado com planos parciais, distribuído) coordenação reativa (robôs mineradores) regulamentação (código de trânsito)

Mecanismos de coordenação Nwana e Jennings 96: organização (a organização define implicitamente as responsabilidades, capacidades, ... do agente) contrato (contract net protocol) planejamento multiagente (centralizado e distribuído) negociação: baseada na Teoria dos Jogos baseada em planejamento outras

Mecanismos de coordenação Ossowski 99: organização planejamento multiagente negociação

Uma proposta de taxonomia de coordenação coordenação a priori (pré-definido, decisão individual, aplicação coletiva) reativa - ex: pássaros normativa incentivo- ex: incentivos fiscais, tarifa telefônica punição- ex: código de trânsito coordenação a posteriori (pós-definido, decisão coletiva, aplicação individual: cada agente tem a sua tarefa específica) planejamento centralizado- ex: general no exército planejamento distribuído- ex: projeto de avião

a priori reativo normativo a posteriori centralizado a posteriori distribuído comunicação entre os agentes baixa média alta complexidade da ação individual alta para o planejador e baixa para os demais responsável pela definição dos comportamentos Deus, evolução, projetista legislador agente central (planejador) os próprios agentes granularidade da ação pequena qualquer adaptabilidade / flexibilidade grande degradação suave sim não para problemas com o planejador, média para os demais

Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente Rejane Frozza Prof. Dr. Luis Otávio Campos Alvares (orientador) (Defesa de Tese de Doutorado)

Problemática Qual modelo/mecanismo de coordenação ? ? ? ? ? ? melhor se adapta para a solução de um problema de coordenação específico ? Avaliação ? ? ? ? ? ? Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente - 12

Proposta para avaliação Análise do problema para escolha do modelo de coordenação (classificação) Coordenação Multiagente Avaliação a posteriori Características e capacidades dos agentes Características da aplicação conflitos troca de informações ambiente da aplicação tipo do agente comunicação controle das ações adaptabilidade preditividade taxa de qualidade dos resultados características da tomada de decisão características de flexibilidade taxa de sucesso na resolução de conflitos (critérios) Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente - 13

Proposta para avaliação Análise do problema para escolha do modelo de coordenação (classificação) Coordenação Multiagente Avaliação a posteriori Características e capacidades dos agentes Características da aplicação conflitos troca de informações ambiente da aplicação tipo do agente comunicação controle das ações adaptabilidade preditividade taxa de qualidade dos resultados características da tomada de decisão características de flexibilidade taxa de sucesso na resolução de conflitos (critérios) Critérios para Avaliação de Coordenação Multiagente - 14