IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
O Decreto nº 7.508/2011 e suas implicações na gestão municipal.
Política de Incentivo de 2013,
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE (COAP): Onde estamos?
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PLANO DE GESTÃO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Secretaria de Estado da Saúde
E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
RELATORIO ANUAL DE GESTÃO (RAG)
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde - COAP
Regiões de Saúde e Contratos Organizativos da Ação Pública da Saúde (COAP) Brasília-DF, 12/03/2013.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
SISPACTO SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB)
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Florianópolis, 20 de setembro de Planejar é o ato de estabelecer onde se quer chegar e como chegar lá, a partir do ponto onde se está e dos recursos.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
SUS LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Termo de Compromisso de Gestão TCG
FLÁVIA DE MELLO DISCONSI
Instrumento de planejamento e Indicadores em Ouvidoria
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Decreto Presidencial Nº 7.508, de 28 de Junho de 2011
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Implementação do Decreto nº 7
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
NOSSA CULTURA ESTADO DO PARÁ Tacacá. Teatro da Paz. Açaí.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB) GABINETE DO SECRETÁRIO (GASEC) COORDENAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS (COPE) IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 Salvador Maio, 2013

Comissão Sesab O9 MEMBROS DO CORPO DIRETIVO Cosems 09 MEMBROS POR MACRORREGIÃO COM SUPLENTES

Planejamento da Saúde: O processo de planejamento será ascendente e integrado, ouvidos os respectivos Conselhos, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros. Art. 16 No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional Art. 18. O planejamento em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.

Mapa da Saúde É uma descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. O Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

5 PLANEJAMENTO INTEGRADO DO SUS O produto do processo de planejamento integrado realizado na região... COAP – Contrato Organizativo de Ação pública da Saúde Cujo objetivo é a organização e a integração das ações e dos serviços, em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. 5

Estrutura do COAP PARTE I – Responsabilidades Organizativas Padrão Nacional PARTE II – Responsabilidades Executivas PARTE III – Responsabilidades Orçamentário-Financeiras e formas de incentivo PARTE IV – Responsabilidades pelo monitoramento, avaliação de desempenho e auditoria A vigência do COAP será de 04 anos. O primeiro COAP poderá ter outro prazo, visando sua adequação aos prazos dos Planos de Saúde.

Proposta de dos movimentos simultâneos: Seminários Oficinas

Seminário Inicial: Implementação do Decreto 7.508/11 no Estado da Bahia Objetivo: Discutir a articulação interfederativa para atender ao decreto

Secretários Municipais de Saúde Conteúdo em dois dias: Público Alvo: Secretários Municipais de Saúde Conteúdo em dois dias: O Decreto 7.508/11 A lei 141/2012 O Planejamento Regional Integrado O Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (COAP) Relato de experiência

03 Seminários com mesmo conteúdo, agregando Regiões de Saúde Cronograma 03 Seminários com mesmo conteúdo, agregando Regiões de Saúde RESULTADO Marco inicial dos trabalhos para o processo técnico-político de elaboração do COAP nas Regiões de Saúde

Seminários para Sensibilização: Conteúdo Público Alvo Resultado Acordo de colaboração entre gestores das três esferas Prefeitos e Secretários de Saúde da Região; Secretário de Saúde Estadual; Representante do COSEMS; Representante da SEGP/MS Marco político da articulação interfederativa na Saúde O COAP: integração dos Planos de Saúde das três esferas de Governo Conselheiros Municipais de Saúde da Região   Controle Social como co-participante do Planejamento Regional Integrado (PRI) COAP: Instrumento Jurídico de formalização de responsabilidades das três esferas de governo Representantes do Ministério Público  Procuradores municipais da Região Técnicos das ouvidorias da Região Procuradores municipais informados sobre o processo de elaboração do COAP

Conteúdo Participantes Produto Oficinas de Trabalho, em número de 04/05, assim descriminadas: Conteúdo Participantes Produto I Mapa da Saúde e Indicadores Membros da CIR e técnicos da Dires e do Nível Central da Sesab (30 pessoas) Mapa de Saúde da Região Linha base dos indicadores do ano de 2012 II Estratégias, objetivos e Metas Regional IDEM Plano de Objetivos e Metas da Região, desagregado por município para 2013 - 2017 III Proposta Orçamentária e Financeira Regional Quadro com definição da orçamentação da Região, desagregado pro município para 2013 - 2017 IV Monitoramento e Avaliação de Desempenho Monitoramento e Avaliação de Desempenho anual e metodologia de ajuste anual Programação de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) + 01 OFICINA

Obrigado. Joana Molesini Cope/Gasec/Sesab Tel Obrigado!!! Joana Molesini Cope/Gasec/Sesab Tel. 3115 4208 OU 4201 E-mail joana.molesini@saude.ba.gov.br