Iniciação ao MatLab Profa Dra. Rossana Lott Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Noções Básicas de Programação e Uso de MATLAB
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
MATLAB Comandos Básicos.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Ciclos, Vectores e Gráficos Simulação da Queda de Corpos II
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Programação para Engenharia I
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
Introdução a Programação Renata Freire
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
Vi 1 Editando com vi. vi 2 Por que vi? l Editar arquivos de configuração l Editar scripts de shell l Disponível em todas as distribuições l Necessita.
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
1 – Matrizes: Operações e Propriedades
O Portal do Estudante de Computação
Campus de Caraguatatuba
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES
Aula 4: Matrizes e Operações Matriciais
Determinantes Propriedades dos determinantes Matriz Transposta
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Matlab– Noções introdutórias
Matemática para Economia III
Introdução à Álgebra Linear Turma B1 Profa. Ana Maria Luz
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
3 - MATRIZ COMPLEMENTAR E CO-FATOR
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
Aula 02 Variáveis, Matrizes, Gráficos
Fábio de Oliveira Borges
Monitoria de Sistemas Inteligentes
Windows Sistema operacional da Microsoft
Introdução ao MATLAB 5.3 para Hidrólogos
Sistemas Operacionais
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Matemática para Economia III
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Geometria analítica e álgebra linear
Campus de Caraguatatuba
Planilha Eletrônica - Excel
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Workshop de Informática
Matemática Discreta 1 – MD 1
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Introdução ao MATLAB 5.3 para Hidrólogos
CAD AutoCAD Mouse Menu de barras.
Curso de modelagem numérica computacional com o software livre (Octave) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí –IFPI, campus Parnaíba.
Campus de Caraguatatuba
Monitoria de Sistemas Inteligentes IF684
MatLab (Matrix Laboratory)
MATLAB - Matrix Laboratory Adaptado de Profa
Fundamentos de Excel.
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
©Prof. Lineu MialaretAula 4 - 1/27Matemática Discreta I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
Shell Script Parte 2.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
Microsoft Excel.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Exemplos com Operadores matemáticos
MatLab (Matrix Laboratory)
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Profª Dalila Borges Justino Lins
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
MATEMÁTICA MATRIZES - 3º ANO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:
Transcrição da apresentação:

Iniciação ao MatLab Profa Dra. Rossana Lott Rodrigues PPE - Departamento de Economia / UEL - 2009

Introdução MatLab – Matrix Laboratory (Universidades de Stanford, Novo México - 1970) originalmente escrito para trabalhar com matrizes e vetores evoluiu ao longo do anos até se tornar uma ferramenta de ampla abrangência. o MatLab é uma poderosa ferramenta matemática e uma linguagem de programação de alto-desempenho para a computação científica integra cálculos matemáticos, visualização e programação em um ambiente interativo é de fácil utilização o elemento de dados básico é uma matriz matrizes e vetores são manipulados com mais facilidade e rapidez

Aplicações Matemática e computação Modelagem e simulação Análise de dados, exploração e visualização Gráficos científicos em duas e três dimensões

Conceitos, comandos e simbologia O Matlab trabalha com as seguintes configurações: “ponto” para separar casas decimais e “vírgula” para separar dígitos. Portanto, inicialmente, é necessário reconfigurar o sistema para que tal padrão seja válido. Todos os comandos devem ser digitados em letras minúsculas. M-file editor: editor de documentos do MATLAB, onde você pode digitar programas salvando-os em arquivos com extensão m (tornando estes arquivos executáveis). Para acionar o editor de textos dentro do próprio Matlab, acione sequencialmente, as opções do menu: File  New  M-File Ver exemplo

Conceitos, comandos e simbologia A Janela de Comando é ativada quando se inicia o MATLAB, e o "prompt" padrão (>>) é exibido na tela. A partir deste ponto, o MATLAB espera as instruções do utilizador. Para sair do programa é só digitar quit ou exit. ans: variável usada para assumir o resultado referente ao último comando. who: exibe o nome das variáveis usadas. whos: exibe na tela os nomes, dimensão, número de bytes e tipos das variáveis que estão sendo usadas no momento. what: exibe arquivos de extensão .m e .mat do diretório corrente. clear n: apaga a variável n. clear all: apaga todas as variáveis. Para salvar os dados contidos no espaço de trabalho em arquivos, e depois carregar estes dados do arquivo em que foram salvos, existem os comandos save e load.

Conceitos, comandos e simbologia >> dir ou ls arquivos do diretório >> cd ou pwd diretório corrente >> cd . . diretório acima do corrente >> cd \ diretório raiz >> delete <arquivo> apaga arquivo >> edit <arquivo> abre arquivo para edição >> type <arquivo> mostra o conteúdo do arquivo >> zeros(n,m) gera uma matriz de zeros com n linhas e m colunas. >> eye(n) gera uma matriz identidade de ordem (nxn). >> ones(n,m) gera uma matriz de 1’s com n linhas e m colunas. >> save salva todas as variáveis em um arquivo chamado matlab.mat. >> save nome do arquivo salva as variáveis no arquivo. >> save nome do arquivo nome da(s) variável(is), salva somente as variáveis especificadas. >> load carrega as informações salvas, e é análogo ao save

Conceitos, comandos e simbologia Formatos de exibição de números Supondo a = 1/3, quando usamos: format short: resultará: a = 0,3333, ou seja, quatro casas decimais format short e: teremos: a = 3.3333e-001, ou seja, quatro casas decimais e em notação exponencial(que significa 3.3333 x 10-1). format short g: teremos: a = 0.33333, com cinco casas decimais. format long: teremos a = 0.33333333333333, com catorze casas decimais. format long e: teremos a = 3.333333333333333e-001, com catorze casas decimais mais o expoente . format hex: teremos: a = 3fd5555555555555 (formato hexadecimal) format bank: teremos: a = 0.33, ou seja, dois dígitos decimais (no formato monetário). format: volta ao formato normal que equivale ao format short.

Conceitos, comandos e simbologia Operadores matemáticos + Adição - Subtração * Multiplicação .* Multiplicação elemento a elemento / Divisão: a/b=a*b^(- 1) ./ Divisão elemento a elemento de maneira semelhante a multiplicação. \ Divisão à esquerda (exemplo: 5\25 tem o mesmo efeito que 25/5 que resulta: ans = 5) ^ Potenciação ’ Matriz transposta

Conceitos, comandos e simbologia Símbolo Operador --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- < menor que <= menor ou igual que > maior que >= maior ou igual que == igual ~= não igual & e | ou ~ não

MATRIZES Entrada de dados: Para separar os elementos de uma dada matriz usa-se o espaço em branco ou então vírgulas e para mudar de linha usa- se ";" ou a tecla <ENTER> . Exemplo: G = [1 2 3;4 5 6;7 8 9]; <Enter> ou G = [1,2,3;4,5,6;7,8,9]; <Enter> ou ainda, G = [1 2 3 <Enter> 4 5 6 <Enter> 7 8 9]; H = [7.5 13 11 <Enter> 5 2 7 <Enter> 21 9 10]

MATRIZES Geração de vetores O caractere dois pontos, " : ", permite a geração de vetores no MATLAB. Por exemplo: >> x = 1 : 5 Gera um vetor linha contendo os números de 1 a 5 com incremento unitário, produzindo: >> x = 1 2 3 4 5 Matriz diagonal ou diagonal de uma matriz Se x é um vetor, diag(x) é a matriz diagonal com x na diagonal; >> x=[1 2 3 1 -1 4]; >> diag(x) Se A é uma matriz quadrada, então diag(A) é um vetor cujos componentes são os elementos da diagonal de A. >> A=[3 11 5; 4 1 -3; 6 2 1] >> diag(A)

Operações com matrizes Algumas operações básicas com matrizes no Matlab Por exemplo, seja G e H as seguintes matrizes: Soma: G+H, Subtração: G-H, Multiplicação: G*H, Potenciação: G^2, Transposição: G’, Divisão à esquerda: G\H, Divisão à direita: G/H, Inversão: inv(G), Determinante: det(G).

Operações com matrizes A multiplicação de matriz não é comutativa, isto é, GH ≠ HG, mas é associativa, isto é: GHJ = G(HJ) = (GH)J (G’)’ = G (G + H)’ = G’ + H’ (GH)’ = H’G’ Inversa de H é denotada por H-1 = K e KH = HK = I Uma matriz que tem uma inversa é uma matriz não singular Uma matriz que não tem uma inversa é uma matriz singular

Operações com matrizes Funções especiais para geração de matrizes >> a = eye(2) a = 1 0 0 1 >> a = ones(2) 1 1 >> a = zeros(2) 0 0

Gráficos

Gráficos

Gráficos

Gráficos

Gráficos

Gráficos

Gráficos

Gráficos