05.06.2013 Paulo Simão Presidente da CBIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIIC Paulo Sfady Simão – Presidente da CBIC Uruguay.
Diálogo Social na Indústria Química
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Políticas para estimular a oferta de habitações
CENÁRIO ECONÔMICO Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Lima – Peru.
PAINEL DE REFERÊNCIA SOBRE AUDITORIA DO TCU – SINAPI
INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA IMPULSIONAR O MERCADO IMOBILIÁRIO
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
Ambiente Atual da Indústria da Construção Paulo Safady Simão Presidente da CBIC Belo Horizonte – BH13/04/2012.
O Futuro do Setor da Construção Civil no Brasil
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
PMCMV – GARGALOS E PROPOSTAS José Carlos Martins
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão PEA – PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO ( uma proposta a ser discutida e aperfeiçoada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Cenário da Construção Civil
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Política Nacional de Empreendedorismo:
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO CONSTRUÇÃO VERDE NO BRASIL CONGRESSO NACIONAL – COMISSÃO MEIO AMBIENTE São Paulo, 24 de Junho de 2010 José.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

05.06.2013 Paulo Simão Presidente da CBIC

REPRESENTANTE NACIONAL E INTERNACIONAL DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO A Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, foi fundada em 1957,com o objetivo de tratar de questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, e de ser a representante deste setor no Brasil e no exterior.

62 26 SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES E CÂMARAS entidades estados e DF Segmentos da construção Obras rodoviárias Sediada em Brasília, a CBIC reúne 62 sindicatos e associações patronais do setor da construção, das 27 unidades da Federação. A Câmara representa politicamente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção, em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País. Possui hoje cerca de 30.000 empresas associadas direta e indiretamente. estados e DF Mercado imobiliário Saneamento

É NECESSÁRIO PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE FORMA INTEGRADA Ambiente e a Ecologia (planet) Justiça social (people) Desenvolvimento Econômico no sentido do comercio justo e do trabalho digno (prosperity)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Construção Sustentável: “a forma através da qual a indústria da construção assenta as bases para conseguir o desenvolvimento sustentável” O conceito é recente, a mudança é lenta, mas a conscientização é crescente; Substâncias consideradas inofensivas (Ex: CO2 e Metano) passaram a vilões; A escala impactos foi alterada de milênios e séculos para poucas décadas e, até, anos.

PROJETO CBIC CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 6

PROGRAMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Objetivos Definir diretrizes, prioridades e práticas que façam da Construção Sustentável uma realidade no Brasil. Estabelecer comunicação aberta e transparente com a sociedade em geral, ONG’s e Governo para superar os desafios da sustentabilidade do Setor da Construção. Subsidiar os governos com informações e ou elementos capazes de induzir a elaboração de políticas públicas.

ESTRUTURAÇÃO CONSELHO ESTRATÉGICO GRUPO GESTOR Compostos por: Responsável pela definição das diretrizes do Programa Validar os temas estratégicos e meios propostos Definir objetivos e validar os planos de ação Compostos por: Empresários; Organizações Não Governamentais; Academia; Organizações da Sociedade Civil. GRUPO GESTOR Responsável pelo gerenciamento e implantação do Programa

PROGRAMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE A inovação tecnológica é o principal vetor de indução para realizar construções sustentáveis, pois: Reduz as perdas na produção; Melhora a qualificação do trabalhador; Exige maior qualidade e vida útil dos materiais utilizados. 4/15

PROJETO CBIC Inovação Tecnológica 11

SOBRE O PIT28 3ª - difusão e novas ações (2012/2013); O Programa Inovação Tecnológica na Construção é uma iniciativa da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção visando estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira. 3 fases: 1ª- levantamento, estudos e análises iniciais (2008/2009); 2ª - desenvolvimento de ações e aperfeiçoamento dos estudos e análise (2010/2011); 3ª - difusão e novas ações (2012/2013);

SOBRE O PIT28 Projetos: 6. Capacitação para a inovação Tributação SiNAT Inovação em obras públicas Códigos de obras 5. Difusão da inovação 6. Capacitação para a inovação 7. Ciência e Tecnologia para a inovação 8. Conhecimento para a inovação 9. Modulação 10. Comitês Estaduais

Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PROJETO CBIC PISAC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído 14

SOBRE O PISAC Objetivos Fazer a integração da pesquisa com mercado e poder publico Descentralizar, agilizar e democratizar as tecnologias existentes e inovação Desenvolver, testar e demonstrar métodos e tecnologias inovadoras, de baixo custo e sustentáveis. Focar inicialmente: Habitação de Interesse Social

SOBRE O PISAC Estratégia de funcionamento:

SOBRE O PISAC

PROJETO DE AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA 18

PROJETO ACV O GT 2 Construção: Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV): Iniciativa do Inmetro, MDIC e IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) em parceria com o setor produtivo e a academia. O GT 2 Construção: Coordenado pela CBIC em parceria com a UnB apresentou suas metas e submetas, bem como as metas que iniciaram suas atividades (Quadro 1).

PROJETO ACV Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV): Quadro 1: Metas e submetas GT2 Construção Meta 1: Levantamento do estado da arte da ACV aplicada a Construção no Brasil; Meta 2: Definição do modelo tecnológico de ACV para a Construção; Iniciada Submeta 2‐1: Levantamentos dos modelos tecnológicos de ACV na Construção no mundo; Submeta 2‐2: Definição do modelo tecnológico de ACV para a Construção no Brasil; Meta 3: Inventários do Ciclo de Vida de Produtos

PROJETO CBIC O DESAFIO DE PENSAR O FUTURO DAS CIDADES 21

O DESAFIO DE PENSAR AS CIDADES A CBIC busca contribuir nas soluções para o futuros das cidades induzindo-as a buscar um Novo Modelo de Gestão Urbana onde – assim como as escolas de samba – um “enredo” lhes confira identidade e vocação.

O DESAFIO DE PENSAR AS CIDADES O modelo está baseado em cindo eixos: Escutar o cidadão [ouvir]; Identificar a vocação da cidade e definir o enredo [planejar]; Governar com eficácia [gerenciar]; Assegurar a continuidade das ações.

O DESAFIO DE PENSAR AS CIDADES Objetivo final: Sensibilizar a sociedade (o cidadão) a tornar-se um protagonista do seu futuro em um papel de cumplicidade com o desenvolvimento sustentável de sua cidade e não um refém das mudanças impostas.

PODE SER CONSIDERADO O MAIOR PROJETO SUSTENTÁVEL DO GOVERNO FEDERAL EXEMPLO: MINHA CASA MINHA VIDA Antes do PMCMV: 87% de habitações (até 3 SM) > AUTOGESTÃO Ganhos: Processo Industrializado – diminuição de perdas – menor geração de resíduos Mão de obra formal Investimentos na formação de mão de obra Investimentos em novas tecnologias PODE SER CONSIDERADO O MAIOR PROJETO SUSTENTÁVEL DO GOVERNO FEDERAL

PROJETO CBIC PESQUISA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (CBIC/SENSUS) Será divulgada em breve pela CBIC pesquisa com o mercado consumidor que demonstra que mais de 80% dos entrevistados consideram positivas as inovações tecnológicas na construção de imóveis, mas o “preço” ainda é a principal dificuldade de acesso as novas tecnologias. 26

“O grande desafio é a universalização do conhecimento e da cultura da sustentabilidade”

Construção Civil Rumo a Sustentabilidade Câmara Brasileira da Indústria da Construção www.cbic.org.br Tel.: (61) 3327-1013 Fax: (61) 3327-1393