Recifes de Corais: ilustres desconhecidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Sustentabilidade Mudança de paradigma
ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
E ainda nos achamos superiores
O espaço geográfico e as atividades humanas
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
CLASSE ANTHOZOA (anthos, flor) Pólipos marinhos; Anêmonas-do-mar (carnívoras), corais (suspensívoros).
Reino Animalia.
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
Conduta Consciente em Ambientes Recifais
Os lugares que formam o mundo
Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas,
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
LIXO MARINHO.
Celenterados.
Mergulho em recifes Grupo 5 Ana Miguel nº2 Filipa nº9 Bruna nº7
DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
BRASIL DAS ÁGUAS “SETE RIOS” Gérard e Margi Moss.
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
O que uma sacola plástica tem a ver com a Mata Atlântica?
Política Nacional de Meio Ambiente
Como as alterações na cadeia alimentar podem prejudicar os pinguins
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Espécies marinhas em perigo
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
O planeta terra está esquentando
Características gerais dos corais
A Questão Ambiental.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Aquecimento Global O oceano e seus habitantes serão irreversivelmente afetados pelo impacto do aquecimento global e as mudanças climáticas. Os cientistas.
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
Biodiversidade compreende, portanto:
Peixe-boi-marinho.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Conservação e Preservação
Os corais Sandra e Jéssica.
Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos
PROF.: DAVID SILVEIRA.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Impacto Ambiental.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
A Importância do Transporte Urbano
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
P e i x e - b o i m a r i n h o. Habita a Costa Atlântica Americana desde a Geórgia até Alagoas; Raramente é visto em grupos; Chega a pesar 700 kg; Mede.
MEIO AMBIENTE.
Qual é a sua PRAIA ? Amanda Lira IFPE- Subsequente Saneamento – 1°
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Diversidade Biológica
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Prof: Ana Margarida S. Belo
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Transcrição da apresentação:

Recifes de Corais: ilustres desconhecidos

De cada quatro espécies marinhas, uma vive em ambientes recifais (incluindo 65% dos peixes).

Zooantídeo Anêmona-do-mar Medusa ou água-viva Anemona passiflora Cassiopea sp

350 espécies diferentes de corais Peixe-Dragão-Leão Moréia pintada

Algas simbióticas nos tecidos de um bivalve gorgónias-leque

Recife de corais em Cuba

Que benefícios nos trazem os recifes: 1. Constituem uma barreira contra a força das ondas evitando a erosão; 2. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira - calcula-se que num km2 d recife de coral produzem cerca de 30 toneladas de pescado por ano; 3. Propiciam alimento, abrigo e protecção a cerca de um milhão de espécies marinhas, sendo um importante viveiro para os peixes em crescimento; 4. Proporcionam empregos através da pesca e da indústria do turismo; 5. são importante atrativo turístico para os mergulhadores que querem vê-los, filmar e tirar fotografias; 6. São fonte de substâncias com valor medicinal.

Degradação cerca de 27% dos recifes de coral do mundo estão definitivamente perdidos. Se as atividades predatórias continuarem no mesmo ritmo, sem nenhuma ação remediadora, o GCRMN* calcula que a parcela de recifes perdidos atingirá o alarmante índice de 40% até 2010. *Global Coral Reef Monitorinng Network – GCRMN , uma rede de governos, organizações não-governamentais (ONGs)

A degradação dos recifes de corais está intimamente ligada às atividades humanas e econômicas O aquecimento dos oceanos, resultado de mudanças climáticas, causam o grave impacto de expulsão de algas, as zooxantelas, que habitam os recifais. Este efeito se chama branqueamento.

E as ações antrópicas? Os corais são partidos e colhidos para serem vendidos aos turistas; Âncoras são atiradas sobre os recifes de coral; Métodos destrutivos de pesca, como a dinamite e os venenos; A pesca ostensiva de algumas espécies com a retirada de demasiados exemplares de apenas uma espécie cria desequilíbrios entre os seres vivos de um recife de coral; A poluição das águas que circundam os corais provocada pelos esgotos das cidades, fábricas, pelo combustível dos barcos ou simples lixo podem levar à morte destes organismos.

Para agravar a situação O impacto ambiental negativo nos recifes de corais vem acompanhado de uma crise social, principalmente em relação às populações costeiras. Quase meio bilhão de pessoas vive num raio de 100 quilômetros de um recife de coral e muitos dependem deles para alimentação e geração de renda. Cerca de um quarto do pescado dos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, é proveniente de áreas de coral. Na Ásia, este pescado é a base da alimentação de um bilhão de pessoas.

No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas dependem direta ou indiretamente desses ambientes. os recifes de corais também protegem as praias da erosão e ajudam a produzir as areias finas que as tornam atraentes para o turismo, RESUMINDO Em geral, os bens e serviços gerados pelos recifes foram avaliados, com dados de 1997, em US$375 bilhões anuais.

Existem medidas que podem ajudar a proteger os recifes de corais? Criação e manutenção de parques marinhos, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental; Regulamentação e fiscalização da pesca; Educação ambiental; Turismo ecológico; Gestão integrada dos ambientes recifais, envolvendo a comunidade; Pesquisa; Restauração de áreas degradadas.

As unidades de conservação que estão envolvidas no projeto são: Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu (unidade federal - IBAMA) Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (unidade federal - IBAMA Área de Proteção Ambiental Estadual Ponta da Baleia/Abrolhos (unidade estadual - Bahia)

Área de Proteção Ambiental Estadual dos Recifes de Corais (unidade estadual - RN) Parque Marinho Municipal do Recife de Fora (unidade municipal Porto Seguro Bahia) Parque Estadual Marinho do Parcel Manoel Luis (unidade estadual - MA) Parque Nacional Marinho de Abrolhos (unidade federal - IBAMA) Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (unidade federal - IBAMA) Reserva Extrativista Marinha de Corumbau (unidade federal - IBAMA) 

Reserva Biológica do Atol das Rocas (unidade federal - IBAMA)

Pólipo de coral mole

Lyropecten nodosus Celernia sp Phalium glaucum Eunice scemacephala Stenopus hispidus

Coral Madracis decactis Palythoa caribaeorum (zooantídeo) Colônia de Mussismilia hispida

estrela-do-mar predadora “coroa de espinhos” (Acanthaster planci), capaz de destruir 38 quilômetros de recife em pouco mais de dois anos. União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), aponta 16.306 espécies criticamente ameaçadas dez espécies das ilhas Galápagos (Equador) correm risco. o coral Floreana (foto) e o coral de Wellington e a Polycyathus isabela ,