O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”

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Transcrição da apresentação:

O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião” REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Eliana de Paula Batista Agência Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Esfera Jornalística - Gênero “Artigo de Opinião” – Sequência Didática – Ensino Fundamental INTRODUÇÃO O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é mostrar a importância da realização de atividades com os diversos gêneros textuais em sala de aula e o objeto de estudo é o gênero textual “artigo de opinião”, pertencente à esfera jornalística. REFERENCIAL TEÓRICO O trabalho escolar com os gêneros textuais que circulam na sociedade é essencial na formação cidadã do estudante, pois é a partir disso que o mesmo irá conseguir apropriar-se do conhecimento das características dos diversos gêneros textuais e, assim desenvolver a capacidade de crítica em relação a tudo o que faz parte do cotidiano em que vive. Para que a produção escrita se dê de forma criativa, para que os alunos possam se tornar cidadãos capazes de utilizar a linguagem a seu favor, é necessário que estes tomem conhecimento da língua como ação desempenhada na sociedade, por ela e para ela. (BARROS, 2008 apud BÁCCARO, 2008 p. 3) SEQUÊNCIA DIDÁTICA Imagem do Pensador Fonte: (http://thessmils.blogspot.com/2010/11/pensador.html) CONSIDERAÇÕES FINAIS A sequência didática analisada neste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal motivar o aluno a compreender o quanto é importante dominar os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade devido à importância de uma reflexão crítica ao que acontece em diversas áreas, por exemplo, econômica, educação, saúde, política entre outras. Imagem do livro Fonte:(http://joaninhaplatinada.blogspot.com/2011/06/estudantes-brasileiros-leem-mais-e.html) O objetivo proposto para a sequência didática em análise neste trabalho é que o discente do ensino fundamental possa compreender quais são as características do gênero textual em questão, ou seja, o artigo de opinião, a sua importância enquanto instrumento para a formação cidadã e crítica a tudo o que o cerca no seu cotidiano. Através desse conhecimento, espera-se que o aluno possa aperfeiçoar cada vez mais, tanto a competência leitora como a escritora e, assim estimular uma reflexão crítica a partir de um determinado acontecimento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁCCARO, Liége. Um gênero jornalístico no letramento escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos anais/LiegeBaccaro.pdf>. Acesso em: 7 set. 2011. O aluno deverá ler e analisar os artigos de opinião propostos na sequência didática; identificar as características do “artigo de opinião”, escutar e falar, respeitando o tempo do outro na roda de conversa; coletar, relacionar e anotar informações; refletir e propor soluções para o tema em questão, ou seja, o “aborto” e produzir um artigo de opinião. SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.