Strata Engenharia Ltda PROJETO BÁSICO E EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DE RODOVIA DO TIPO C.R.E.M.A. - 2ª ETAPA Rodovias: BR 040/DF/GO e BR-251/DF/GO Sub-Trechos : BR-040/DF (Duplicado) Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B) (Divisa DF/GO); BR-040/GO (Duplicado) Entrº BR-050(A) (Divisa DF/GO) – Entrº GO-010 (p/Luziânia); BR-040/GO Entrº GO-010 (p/Luziânia) – Divisa GO/MG; BR-251/DF Entrº DF-295 (Divisa GO/DF) – Entrº DF-001(A) (EPCT); BR-251/GO Divisa MG/GO – Divisa GO/DF Segmentos : BR-040/DF (Pista Dupla) – km 0,00 ao km 8,4; BR-040/GO (Pista Dupla) – km 0,00 ao km 24,1; BR-040/GO – km 24,1 ao km 157,3; BR-251/DF – km 0,00 ao km 45,6; BR-251/GO – km 0,00 ao km 34,0 Extensão : 277,8 km Goiânia - 2011
Strata Engenharia Ltda Mapa de Situação
Strata Engenharia Ltda PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO
VALORES DO NÚMERO "N" - USACE Strata Engenharia Ltda Número “N” VALORES DO NÚMERO "N" - USACE BR-020/DF 9,96E+07 BR-020/GO 6,90E+07 BR-070/DF 2,46E+07 BR-070/GO BR-080/DF 3,01E+07 BR-050/GO (Estaca 0 a 1395) 7,54E+07 5,21E+07 BR-040/DF 2,65E+08 BR-040/GO 1,19E+08 BR-251/DF 3,93E+07 BR-251/GO 2,30E+07
Strata Engenharia Ltda Pavimentação Diagnóstico do Pavimento: LVC, IRI, FWD Análise do Diagnóstico Projeto de Restauração Métodos e Resultados : PRO 011, PRO 269, PARAGON e Retroanálise Soluções Compatibilizações
Strata Engenharia Ltda Projeto de Restauração Diagnóstico – Conhecimento dos Problemas por meio das Avaliações Estruturais e Funcionais bem como ensaios Complementares - LVC = Levantamento Visual Contínuo - IRI = International Roughness Index - FWD = Falling Weight Deflectomer Rotativa - Sondagens Poço
Strata Engenharia Ltda LVC
Strata Engenharia Ltda IRI Irregularidade Longitudinal
Strata Engenharia Ltda FWD Bacia de Deflexão
Strata Engenharia Ltda Sondagem Rotativa Sondagem de Poço
Strata Engenharia Ltda Catálago de Soluções CATÁLOGO DE SOLUÇÕES TÉCNICAS - DNIT (Pro-11/79 10 anos) Rodovias com revestimento em Concreto Asfáltico IRI N (USACE) IRI ≤ 3 3 < IRI ≤ 4 4 < IRI ≤ 5,5 IRI > 5,5 VMD IGG ≤ 20 IGG > 20 IGG ≤ 60 IGG > 60 IGG ≤ 100 IGG > 100 IGG ≤ 150 IGG > 150 VMD < 1000 < 6,9 E + 06 Defl < Dadm Defl > Dadm LG F5(5%) + LG Hx F5(5%) + Hx F5(10%) + Micro(1,5) F5(20%) + Micro(1,5) F5(10%) + Hx F5(20%) + Hx F5(20%) + REP + Micro(1,5) F5(30%) + REP + Micro(1,5) F5(20%) + REP + Hx F5(30%) + REP + Hx FR5(100%) + REP + H4 FR5(100%) + REP + TSDpol + H4 FR5(100%) + REP + TSDpol + Hx REC5 Acostamentos TSD Reest. De base + TSD Reest. De base + TSD(10%) TSD(90%) Reest. De base + TSD(20%) TSD(80%) Reest. De base + TSD(30%) TSD(70%) Reest. De Base + TSD REC + TSD 1000 ≤ VMD < 2000 ≥ 6,9 E + 06 < 1,43 E + 07 REC7 2000 ≤ VMD < 3000 ≥ 1,43 E + 07 < 2,14 E + 07 F5(10%) + H3 F5(20%) + H3 F5(20%) + REP + H3 F5(30%) + REP + H3 FR5(100%) + REP + H5 FR5(100%) + REP + TSDpol + H5 REC8 3000 ≤ VMD < 5000 ≥ 2,14 E + 07 < 3,57 E + 07 REC9 VMD ≥ 5000 ≥ 3,57 E + 07 REC10 Nota: FR5 = fresagem de 5 cm F5 = fresagem + reposição de 5 cm REP = reperfilagem com massa fina de CBUQ e = 2 cm LG = lama asfáltica grossa Micro = micro revestimento asfáltico em duas camadas (1,5 cm) TSDpol = tratamento superficial duplo c/ polímero REC e = reconstrução através de reciclagem de Base + revestimento com espessura de e Reest. De base = reestabilização de base com adição de 10 cm de material TSD = tratamento superficial duplo Hx = camada de CBUQ com espessura x, onde x = 40 log DP/Dadm
Strata Engenharia Ltda Análise do Diagnóstico Linear Funcional Estrutural SINÓPTICO LINEAR – Extraído do PARAGON
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Strata Engenharia Ltda Métodos e Resultados : LEAD, PRO 011 e PRO 269
Strata Engenharia Ltda Resultado : Retroanálise
Strata Engenharia Ltda Soluções QUADRO COMPARATIVO DO DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DO PAVIMENTO - CATÁLOGO CREMA 2ª ETAPA(DNER PRO-11/79) X SOLUÇÕES DE PROJETO - DNER-PRO 269/94(TECNAPAV) Rodovia: BR 040/DF Extensão: 8,4 km Pista Dupla - Lado Esquerdo Trecho: Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B)(Div. DF/GO) Sub Trecho: Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B) (Divisa DF/GO) Segmento Homogêneo Parâm.Funcionais e Estruturais Np Dadm (0,01 mm)- DNER-PRO 11 / 79 Dadm (0,01 mm)- DNER-PRO 269/94 (TECNAPAV) SOLUÇÕES CATÁLOGO - CREMA 2ª ETAPA SOLUÇÕES MÉTODO DNER-PRO 269/94 (TECNAPAV) Solução Adotada na Pista No Estaca Quilometro Extensão (km) Dc FWD (0,01mm) Flecha (mm) IRI (mm) IGG he CBUQ (cm) Hcg (cm) Espessura Fresagem descontínua(cm) Reciclagem Base "In Situ" c/ 3% cimento Reperfil. Massa Fina c/polímero(cm) Tratamento Supercial Simples c/polímero(cm) Lama Grossa(cm) Camada antireflexão de trincas CBUQ Faixa "B" (cm) CBUQ Faixa "C" (cm) Intervenção de Restauração Inicial Final PISTA ACOSTAMENTOS LD/LE ACOSTAMENTO LD 1 80 8,400 6,800 1,600 47,0 4 2,2 144 13,5 40,0 2,65E+08 34 37 F5(5%) + H6 Reest. da Base + TSD F5(5%) + H4 RL(5%) + H5 5,0 0,0 1,5 4,0 F5(5%) + CART + H4 2 175 4,900 1,900 56,6 3 2,5 126 13,0 F5(5%) + H10 F5(5%) + H8 RL(5%) + H10 F5(5%) + CART + H8 200 4,400 0,500 41,6 2,7 133 RL(5%) + H7,5 F5(5%) + RP(3%) + CART + H4 250 3,400 1,000 56,2 5 169 F5(5%) + H9 RL(5%) + H9,5 F5(5%) + RP(1%) + CART + H8 280 2,800 0,600 37,6 2,6 118 12,0 F5(5%) + H3 F5(5%) + H5 RL(5%) + H3,5 3,0 F5(5%) + CART + H3 6 370 1,800 53,1 2,8 120 F5(5%) + H7 RL(5%) + H5,5 F5(5%) + CART + H5 7 420 0,000 49,6 3,3 152 F5(20%) + H7 F5(20%) + H6 F5(20%) + CART + H5
Strata Engenharia Ltda Seção Transversal: Fresagens Localizadas e Reforço
Strata Engenharia Ltda Seção Transversal: Reparo Profundo e Reforço
Strata Engenharia Ltda PROJETO DE MELHORIAS DIAGNÓSTICO DE PONTOS CRÍTICOS E SOLUÇÃO PROPOSTAS
Strata Engenharia Ltda Diagnósticos: 1º - Diante da falta de estrutura viária dos municípios, as cidades acabam se desenvolvendo ao longo das rodovias pavimentadas, ocupando desordenadamente a faixa de domínio. Nessas áreas altamente comprometidas pelo povoamento, entrecortadas com o cruzamento de vias, a previsão de acidentes é impossível. 2º - A elaboração de interseções com geometria desatualizada, em entroncamentos com rodovias estaduais e municipais.
Strata Engenharia Ltda Coleta de Dados Boletins de Registro de Acidentes de Trânsito Entrevistas com Moradores e Engenheiro da Unidade Local do DNIT Inspeção da Rodovia Avaliação da Geometria das Interseções Registro Fotográfico Levantamento Topográfico Processamento das Informações Elaboração de Croquis com Novas Interseções e Travessias Urbanas Aprimoração da solução juntamente com o Engenheiro da Unidade Local do DNIT
Strata Engenharia Ltda BR-040 – Distrito Federal Km 1,4 – Retorno de Acesso ao Condomínio Santos Dumont Km 4,1 – Retorno para acesso clandestino ao bairro Santa Maria Km 4,4 e km 5,3 – Retorno duplo Km 5,8 – Retorno para o acesso ao Porto Seco e DF-429
Strata Engenharia Ltda BR-040 – GOIÁS Km 0,0 ao km 5,3 – Travessia Urbana da cidade de Valparaiso Km 0,3 e km 0,5 – Retornos para a ligação à Avenida Comercial Sul e Rua Um – cidade de Valparaiso Km 1,4 e 1,9 – Retorno simples para Brasília Km 3,5 – Retorno simples para Brasília Km 6,4 ao km 14,1 – Travessia Urbana da cidade de Ocidental Km 15,4 ao km 26,2 – Travessia Urbana da cidade de Luziânia
Strata Engenharia Ltda BR-040 – GOIÁS Km 25,4 – Cruzamento da Avenida do Contorno e a Rua Dezenove em Luziânia Km 27,7 – Acesso a loteamento no lado esquerdo da rodovia Km 61,4 – Interseção de acesso ao povoado de São Bartolomeu Km 92,2 – Interseção com a rodovia GO-436 de acesso à Cidade de Unaí Km 94,9 ao km 96,6 – Travessia Urbana da cidade de Cristalina
Strata Engenharia Ltda BR-251 – Distrito Federal Km 0,0 – Interseção com a rodovia DF-295 Km 5,50 a 6,70 – Interseção com a Rodovia DF-285 e Travessia de Unidade Industrial Km 8,0 – Interseção com a rodovia DF-125 que acessa o Núcleo Rural Capão Seco Km 10,8 e 14,1 – Interseção com a rodovia DF-130 Km 32,9 – Interseção de acesso à Comunidade de São Sebastião Km 37,5 – Interseção de acesso à Comunidade de Nova Betânia
Strata Engenharia Ltda BR-251 – GOIÁS Km 12,8 e km 13,8 Interseção com Rodovia GO-010 km 20,8 – Interseção com Rodovia Estadual Km 25,3 ao 33,7 – Travessia Urbana de Comunidade Rural
Strata Engenharia Ltda O grande número de retornos operacionais sucessivos em mesmo nível existentes ao longo da BR-040/DF e na travessia urbana de Valparaiso, inicio da BR-040/GO é um dos fatores mais evidentes que contribuem para perda de fluidez e formação de congestionamentos. O nível de serviço é drasticamente reduzido nos horários de pico devido aos elevados fluxos de tráfego que conflitam nas operações de retorno, impedindo o deslocamento preferencial do tráfego direto da pista central da via.
Strata Engenharia Ltda Exemplo: Existem 7 (sete) retornos operacionais em mesmo nível na BR-040/DF, sendo 5 (cinco) retornos simples e 2 (dois) retornos duplos, o que dá uma média de 1 (um) retorno a cada 1,20 km, a saber: km 1,80 – retorno simples Santos Dumont; km 4,40 – retorno simples da ampliação de Santa Maria; km 4,80 – retorno duplo para a Marinha “I”; km 5,60 – retorno duplo para Marinha “II”; km 6,10 – retorno simples para Porto Seco “I”; km 7,00 – retorno simples para Valparaíso; e, km 8,00 – retorno simples para Porto Seco “II”. Considerando a velocidade de 80 km/h, regulamentada para a via, os fluxos de tráfego encontram uma interferência para deslocamento a cada intervalo médio de 54 segundos, evidenciando uma situação crítica com relação à fluidez do trânsito, sem considerar as demais interseções existentes ao longo do desenvolvimento deste trecho da rodovia.
Detalhe do retorno km 3,5 – BR-040 GO Detalhe do retorno km 4,1 – BR-040 DF
Vista aérea do retorno km 5,8 – BR-040 DF Detalhe do retorno km 5,8 – BR-040 DF
Vista aérea do acesso a São Bartolomeu no km 61,4 –BR-040 GO Detalhe do acesso a São Bartolomeu no km 61,4 –BR-040 GO