Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de T0 -
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Apresentação do Projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -
1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Turismo no Litoral do Paraná - Resultados de T1 -
1 Projeto Geor – Vale do Ribeira Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Dezembro de 2010.
Projeto Geor - Turismo na Terra dos Pinheirais
Projeto Geor - Turismo nas Rotas do Pinhão
1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região.
1 Projeto Geor – Turismo nos Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Outubro 2010.
Informação em Saúde Suplementar
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Mídia Kit Dezembro de 2013.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
DADOS DE SÃO PAULO. DADOS DE SÃO PAULO FLAGRANTES.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Transcrição da apresentação:

Projeto Geor Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade - Resultados de T1 - Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010

Sumário Introdução I – II – Perfil do Público Alvo III – 04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 22 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 50

Dados Técnicos do Projeto Projeto: Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Gestor do Projeto Walderes de Lourdes Bello Coordenador Nacional Fabianni Silveira Melo Coordenador Estadual Osmar Dalquano Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Comércio Varejista

Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Alta informalidade: A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

Gestão Orientada para Resultados - GEOR O Que é o GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Objetivo Geral do Projeto Revitalização do espaço comercial na área central da cidade de Curitiba, melhorando o desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços, tornando-as mais competitivas.

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Focos Estratégicos do Projeto Criação e consolidação da Governança do território; Melhoria da competitividade das empresas com foco na inovação e na qualidade da gestão empresarial e nos serviços fornecidos; Ampliação, qualificação e inovação da oferta de produtos turísticos e associados, promovendo a turistificação do destino; Acesso a crédito facilitado para atuais e novos negócios que venham a complementar o mix de negócios existentes no território; Posicionamento da imagem comercial do território e ampliação do mix de lojas tendo como referência os atrativos do Shopping a Céu Aberto; Ampliar as vendas das empresas situadas no território; Responsabilidade social e ambiental.

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Público Alvo do Projeto Grupo de empresas do comércio varejista de bens e serviços localizadas na área central da cidade de Curitiba, no entorno do Paço da Liberdade.

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Resultados Buscados pelo Projeto 1 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009 e 10% em 2010. 2 - Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 e 5% em 2010. 3 - Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,5 em 2009 e 9 em 2010. 4 - Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010. 5 - Melhorar o índice de qualidade no atendimento ao cliente em 10% em 2009 e 10% em 2010. 6 - Aumentar o índice de compras do comércio local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em relação à média do Estado.

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Resultados Buscados pelo Projeto 7 - Atrair 10 novos negócios na região entre comércio, alimentação, hospedagem e serviços de turismo até 2010 e atrair 10 novos até 2013 8 - Segmentar, diversificar e incluir o espaço na oferta de atrativos turísticos da cidade de Curitiba até 2010. 9 - Formatar um novo produto turístico para a região (roteiros para visitação espontânea do tipo “faça você mesmo”, restaurante temático etc) até 2010 e 1 até 2013. 10 - Estabelecer um circuito cultural e artístico no território (eventos) até 2010. 11 - Instalação de serviços para atender o turista visitante na região até 2010. 12 - Implantar uma solução de responsabilidade social e/ou sustentabilidade na empresa/região com a participação das empresas e associações até 2013*. 13 - Aumentar o fluxo de pessoas em 5% em 2012 no território trabalhado**.

Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Períodos de Análise T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T1 Período no qual são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 Este relatório traz os resultados de T1 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010

Metodologia de Coleta e Amostra A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 26 de agosto a 4 de outubro de 2010. Foram entrevistados 114 empreendedores da região do Paço Municipal, sendo 69 participantes do Projeto e os outros 45 que se localizam na mesma região mas não aderiram ao projeto. Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto. Participantes Não Participantes Público Alvo* Amostra Margem de Erro 91 69 5,8% Público Alvo* Amostra Margem de Erro 606 45 5,8% *Em pesquisa realizada pela Diferencial Pesquisa de Mercado foram levantados 697 empreendimentos na Região do Paço Municipal.

Capítulo II – Perfil do Público Alvo

Perfil do Público Alvo 17 anos 14 anos Ano de Fundação das Empresas Participantes Não Participantes Idade média das Empresas 17 anos Idade média das Empresas 14 anos Mediana: 10 anos Média Interna*: 14 anos Mediana: 9 anos Média Interna*: 12 anos Base: 65** Base: 45** *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. ** Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa.

Perfil do Público Alvo 45 anos 46 anos Idade dos Entrevistados Participantes Não Participantes Idade média 45 anos Idade média 46 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 45 anos Mais novo: 24 anos Mais velho: 72 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 46 anos Mais novo: 22 anos Mais velho: 83 anos Base: 68* Base: 45 *Um entrevistado não informou a idade.

Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Participantes Não Participantes Base: 45 Base: 69

Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 68* *Um entrevistado não informou a escolaridade.

Perfil do Público Alvo 14 anos 17 anos Tempo como Empresário Participantes Não Participantes Tempo médio de atuação 14 anos Tempo médio de atuação 17 anos Mediana: 13 anos Média Interna: 13 anos Menor tempo de experiência: 1 anos Maior tempo de experiência: 40 anos Mediana: 12 anos Média Interna: 15 anos Menor tempo de experiência: 3 anos Maior tempo de experiência: 47 anos Base: 68* Base: 45 *Um entrevistado não informou o tempo como empresário.

Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Participantes Base: 69 Não Participantes Base: 48* Base: 25* Base: 45 * Entrevistados que exerciam alguma atividade anteriormente.

Capítulo III – Resultados do Projeto

Primeiro Resultado R$ 9.815.740 R$ 10.797.314 Ano 2008 (T0) Aumentar o Faturamento em 10% em 2009 e 10% em 2010 - Participantes Medida Faturamento Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total R$ 8.923.400 R$ 9.454.000 Média R$ 270.406 R$ 286.485 Mediana R$ 150.000 R$ 140.000 Desvio Padrão R$ 480.766 R$ 555.442 Mínimo* R$ 0 R$ 19.000 Máximo R$ 2.500.000 R$ 3.000.000 Total De Empresas Respondentes** 33 Meta para T1 (2009) R$ 9.815.740 Meta para T2 (2010) R$ 10.797.314 * Uma das empresas não havia iniciado as atividades. ** Considerando as empresas que responderam para ambos os anos.

Primeiro Resultado Faturamento Aumentar o Faturamento em 10% em 2009 e 10% em 2010 - Participantes Faturamento Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010)

Primeiro Resultado Distribuição das Empresas pelo Faturamento em 2009 - Participantes Mediana R$ 140.000 R$ 286.485 Média % de Empresas Base: 33* Faturamento * Total de empresas que informaram o faturamento.

Primeiro Resultado Δ% Participantes Não Participantes 2008 R$ 270.406 Faturamento Médio – Participantes e Não Participantes Faturamento Médio Participantes Não Participantes 2008 R$ 270.406 R$ 350.067 2009 R$ 286.485 R$ 385.329 Δ% 6% 10% Base 33 35

Segundo Resultado Ter 488 ocupações Ter 512 ocupações Ano 2008 (T0) Aumento o Número de Ocupações em 5% em 2009 e 5% em 2010 - Participantes Medida Número de Ocupações Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total 465 457 Média 7 Mediana 6 5 Desvio Padrão Mínimo 1 Máximo 36 41 Total De Empresas Respondentes* 69 Meta para T1 (2009) Ter 488 ocupações Meta para T2 (2010) Ter 512 ocupações * Considerando as empresas que responderam para ambos os anos.

Segundo Resultado Número de Ocupações Aumento o Número de Ocupações em 5% em 2009 e 5% em 2010 - Participantes Número de Ocupações Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010)

Segundo Resultado Distribuição das Empresas pelo Número de Ocupações em 2009 – Participantes Mediana 5 Média 7 % de Empresas Número de Ocupações Base: 69* * Total de empresas que informaram o número de ocupações.

Número Médio de Ocupações Segundo Resultado Número Médio de Ocupações – Participantes e Não Participantes Número Médio de Ocupações Participantes Não Participantes 2008 6,7 7,9 2009 6,6 8,5 Δ% -1% 8% Base 69 45

Terceiro Resultado Resultado não mensurado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em 2010 - Participantes Resultado não mensurado Base: 60-69 NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo. *Média aritmética de todos atributos.

Terceiro Resultado Resultado não mensurado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em 2010 - Participantes Média Desvio Padrão Mediana Mínimo Máximo Credibilidade 9,2 1,5 10,0 3,0 Qualidade de suporte técnico 9,1 1,1 9,0 5,0 Qualidade nas relações interpessoais 1,7 1,0 Comunicação 1,4 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,8 Oferta de produtos 1,6 Liderança no mercado 2,0 Qualidade no atendimento ao cliente 8,6 Preços competitivos, bons preços 8,2 1,8 8,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 1,3 3,6 Base 60-69 Resultado não mensurado NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo.

Terceiro Resultado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em 2010 - Participantes Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010)

Terceiro Resultado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem – Participantes e Não Participantes Média Participantes Não Participantes Δ% Credibilidade 9,2 9,1 1% Qualidade de suporte técnico 0% Qualidade nas relações interpessoais 9,0 -1% Comunicação Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,8 8,9 Oferta de produtos -2% Liderança no mercado Qualidade no atendimento ao cliente 8,6 -5% Preços competitivos, bons preços 8,2 8,4 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem Base 60-69 22-35

Quarto Resultado Ano 2009 (T1) Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até 2009 e 100% em 2010 Meta para T1 (2009) Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas Ano 2009 (T1) Percentual de empresas que participaram de ações de inovação e tecnologia 100% Meta para T2 (2010) Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 100% das Empresas Fonte: Levantamento de dados de TI. Resultado repassado pelo gestor do projeto.

Quarto Resultado Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até 2009 e 100% em 2010 Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010)

Aguardando informações do Gestor do projeto Quinto Resultado Melhorar o Índice de Qualidade no Atendimento ao Cliente em 10% em 2009 e 10% em 2010 Aguardando informações do Gestor do projeto

Sexto Resultado Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Para calcular este resultado é necessário usar uma base de crescimento do Estado, no caso um indicador divulgado pela FECOMÉRCIO, e sobre ele estabelecer a meta mencionada – acrescentando 5%. Como o dado da FECOMÉRCIO é apresentado de forma deflacionada pelo IPCA Brasil, também foi necessário usar esse recurso nos dados obtidos pela pesquisa. Além disto, o resultado buscado refere-se às empresas da região e não aos participantes apenas (média ponderada do crescimento de participantes e não participantes).

Sexto Resultado Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Ano 2009 Crescimento das vendas do comércio no Estado em 2009* 0,95% Meta Aumentar em 5% Resultado buscado** 1,0% *Percentual acumulado nos últimos 12 meses em dezembro de 2009. Fonte: Fecomércio. Vale ressaltar que para Fecomércio utiliza-se como base no item “Vendas” o faturamento bruto, ou seja, a receita bruta mensal proveniente de revenda de mercadorias da unidade comercial, incluindo-se todos os impostos e taxas que incidem sobre os bens faturados pelas empresas: ICMS, IPI, COFINS e outras. ** 0,95% x 1,05 = 1%

Sexto Resultado 5% Crescimento Ponderado Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Crescimento Bruto 6% Crescimento Deflacionado** 1,6% Volume* 13% Participantes Crescimento Ponderado 5% Não Participantes Crescimento Bruto 10% Crescimento Deflacionado** 5,5% Volume* 87% Na região do Paço foi levantado a existência de 697 empresas. Como 91 aderiram ao projeto, pode-se estimar que sua participação (ou volume dentro deste contexto) é de 13%. ** Utilizando o IPCA Brasil acumulado em dezembro de 2009, de 4,312%.

Sexto Resultado Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009)

Censo a ser realizado em 2011 Sétimo Resultado Atrair Dez Novos Negócios na Região entre Comércio, Alimentação, Hospedagem e Serviços de Turismo até 2010 e Atrair Dez Novos até 2013 Censo a ser realizado em 2011

Oitavo Resultado Segmentar, Diversificar e Incluir o Espaço na Oferta de Atrativos Turísticos da Cidade de Curitiba até 2010. Já está no catálogo novo da prefeitura a Praça Tiradentes e o Paço da Liberdade, incluídos no roteiro turístico da cidade chamado Novo em Curitiba.

Nono Resultado Formatar Um Novo Produto Turístico para a Região (Roteiros para Visitação Espontânea do tipo “Faça Você Mesmo”, Restaurantes Temáticos etc) até 2010 e Um até 2013 Já está no catálogo novo da prefeitura um roteiro turístico da cidade chamado Novo em Curitiba* *Em T0 não existia o que hoje é o SESC Cultural - Paço da Liberdade, com roteiro de visitação específica

Décimo Resultado Estabelecer um Circuito Cultural e Artístico no Território (Eventos) até 2010. SESC cultural já está instalado e em funcionamento com programação diária.

Décimo Primeiro Resultado Instalação de Serviços para Atender o Turista Visitante na Região até 2010 Ainda não existem serviços para este objetivo.

Décimo Segundo Resultado Implantar Uma Solução de Responsabilidade Social e/ou Sustentabilidade na Empresa/Região com a Participação das Empresas e Associações até 2013 Este resultado será mensurado em 2013.

Décimo Terceiro Resultado Aumentar o Fluxo de Pessoas em 5% em 2012 no Território Trabalhado Este resultado será mensurado em 2011.

Resultados Quantitativos Resumo dos Resultados Resultados Quantitativos Resultado T0 Resultado T1 1º Faturamento R$ 8.923.400 R$ 9.454.000 2º Número de ocupações 465 457 3º Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,8 4º Percentual de empresas que participaram de ações de inovação e tecnologia 100% 6º Variação do Índice de Compras 5%

Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto

Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Participantes Não Participantes Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 38% Não 62% Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 41% Não 59% Base: 69 Base: 45 Base: 63* Base: 41* * Nunca participaram ou não participam mais de entidades de classes ou atividades associativas.

Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Quais Associações Participa? Participantes Não Participantes Associação Comercial do Paraná 2 citações Federação das Associações e Cooperativas de Artesão dos Paraná 2 citações Federação das Associações e Cooperativas de Artesão dos Paraná 2 citações Sindifer 1 citação Base: 2* Base: 5* * Total de empresas que participam de associações e informaram quais participam.

Informações Adicionais Realização de Parcerias Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Participantes Base: 63* Não Participantes Base: 16** Base: 8** Base: 41* * Total de empresas que responderam a questão. **Total de empresas que realizam parcerias. Expresso em números absolutos.

Informações Adicionais Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Estas empresas com as quais o senhor manteve parcerias, pertenciam ao projeto do Paço Municipal do qual o senhor faz parte? Sim, algumas 5 citações Não 11 citações Apenas Participantes responderam esta questão Base: 16* Base: 12** Base: 4** *Total de empresas que realizam parcerias e souberam informar se o parceiro pertencia ao projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade . ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Foi aceito mais de um item como resposta

Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Apenas Participantes responderam esta questão Base: 58* *Total de entrevistados que participaram de atividades promovidas pelo Sebrae em 2009.

Informações Adicionais Investimentos Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Participantes Em Média: R$ 17.997 Mediana: R$ 10.000 Média Interna: R$ 12.013 Menor Investimento Declarado: R$ 100 Maior Investimento Declarado: R$ 100.000 Base: 30* Base: 69 Não Participantes Em Média: R$ 12.571 Mediana: R$ 5.000 Média Interna: R$ 6.267 Menor Investimento Declarado: R$ 800 Maior Investimento Declarado: R$ 100.000 Base: 14* Base: 45 *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram o valor.

Informações Adicionais Investimentos Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 33* Base: 17* *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram sua destinação.

Informações Adicionais Diferenciais da Empresa Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 49* Base: 41* *Empresas que informaram quais foram os principais diferenciais