PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DE RODOVIA (C.R.E.M.A. - 2ª ETAPA) Rodovia: BR 242/BA Trecho: Entr. BR-420(A) (São Roque do.

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PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DE RODOVIA (C.R.E.M.A. - 2ª ETAPA) Rodovia: BR 242/BA Trecho: Entr. BR-420(A) (São Roque do Paraguaçu) – Entr. BR-020/242 (Contorno de Barreiras) Subtrecho: Entr. BA-120(A)/493 (Castro Alves) – Entr. BA-156 (B) Segmento: Km 112,50 – Km 516,70 Extensão: 404,20 Km Código do PNV: 242BBA0060 ao 242BBA0210 Lote: 02

MAPA DE SITUAÇÃO BR-242/BA (Lote-2) Segmento 01 – Entr. BR-116 / BA-120 (B) (p/ Paraguaçu) - Entr. BA-488(Itaberaba), (Est. 0 – Est.4.342 + 16,10) Extensão = 86,85 Km. Segmento 02 – Entr. BA-046 / BA-488(Itaberaba) - Entr. BA-850(p/ Lençóis), (Est. 0 – Est. 6.533 + 9,10) Extensão = 130,67 Km. Segmento 03 – Entr. BA-850(p/Lençóis) - Entr. BA-156(B), (Est. 0 – Est. 9.064 +19,90) Extensão = 181,30 Km. BR-242/BA (Lote-2)

RODOVIA BR-242/BA (CREMA) Topografia e Cadastro da Rodovia Estudos de Tráfego Projeto Geométrico (Interseções) Projeto de Drenagem Projeto de Pavimentação Projeto de Sinalização Projeto de Obras Complementares Componente Ambiental Cadastro de Obras de Arte Especiais Orçamento

TOPOGRAFIA E Cadastro da rodovia

Topografia e cadastro da rodovia Serviços Executados  Estaqueamento à Trena pela Borda da Pista com Georeferenciamento  Cadastro da Drenagem Superficial  Cadastro das Obras de Arte Correntes  Cadastro de Drenagem Profunda  Cadastro da Sinalização Horizontal e Vertical  Cadastro da Pista e Acostamento (larguras- desníveis)  Cadastro das OAE´S

Estudos de tráfego

Estudos de tráfego Considerações Iniciais Desenvolvido com base na Instrução de Serviço nº 5 de 09/123/05 e Manual de Estudos de Tráfego (Publicação IPR – 723 de 2006). Objetivo - Definir os elementos necessários à avaliação da demanda de tráfego na rodovia BR-242, durante o período de projeto e projeção para o ano horizonte de 10 anos. Com base nos dados coletados e processados chegou-se ao número de repetições do eixo padrão de 8,2 tf (número N), elemento fundamental no dimensionamento dos pavimentos.

Estudos de tráfego Postos de Contagem Foi realizada Pesquisa Volumétrica e Classificatória de Veículos, na BR -242, em 11 postos de contagem: Posto P1  Itaberaba (Entr. BA. 488) Posto T1  BR.242/Entr. Boa Vista do Tupim Posto T2  BR.242/Entr. Rui Barbosa Posto T3  BR.242/Entr. Ibiquera Posto T4  BR.242/Entr. Wagner Posto T5  BR.242/Entr. Lençóis Posto T6  BR.242/Entr. Souto Soares Posto T7  BR.242/Seabra Posto T8  BR.242/Entr. Boninal Posto T9  BR.242/Entr. Ibitiara Posto T10  BR.242/Entr. Oliveira dos Brejinhos

Resumo do VMD 2009 Estudos de tráfego 6 - Entr. Wagner – Entr. Lençóis 904 61 1.550 2.515 7 - Entr. Lençóis – Entr.Palmeiras 1.008 43 2.736 4 58 1.361 5 – Entr. Ibiquera – Entr. Wagner 1.064 1.301 2.804 SUBTRECHOS Autos Ônibus Caminhões Total 1 – Paraguaçu - Itaberaba 1.025 92 1.267 2.384 2 1.141 1.371 2.604 3 – Entr. BA.130 (Boa Vista do Tupim) – Entr. Rui Barbosa 1.307 52 2.625 1.266 1.679 1.685 – Itaberaba – Entr. BA.130 (Boa Vista do Tupim) – Entr. Rui Barbosa – Entr. Ibiquera 2.720

Resumo do VMD 2009 Estudos de tráfego 11 - Entr. Boninal – Entr. Ibitiara 799 50 1.386 2.235 12 – Entr. Ibitiara – Entr. Brotas de Macaúbas 832 56 2.269 13- Entr.Brotas de Macaúbas – Entr.Oliveira dos Brejinhos 948 99 1.496 2.543 SUBTRECHOS Autos Ônibus Caminhões Total 8 - Entr. Palmeiras – Entr. Souto Soares 1.355 40 1.940 3.335 9 - Entr. Souto Soares - Seabra 1.946 142 1.401 3.489 10 - Seabra – Entr. Boninal 917 77 2.266 1.381 1.272

Resumo do Número “N” Estudos de tráfego 6 - Entr. Wagner – Entr. Lençóis 7,73E+05 8,86E+06 3,27E+06 3,75E+07 7 - Entr. Lençóis – Entr.Palmeiras 8,68E+05 9,95E+06 4,38E+07 4 6,90E+06 2,50E+06 5 – Entr. Ibiquera – Entr. Wagner 8,29E+05 9,50E+06 6,02E+05 3,90E+07 SUBTRECHOS 1 – Paraguaçu - Itaberaba 6,15E+05 7,05E+06 2,55E+06 2,92E+07 2 6,40E+05 7,34E+06 2,62E+06 3,00E+07 3 – Entr. BA.130 (Boa Vista do Tupim) – Entr. Rui Barbosa 5,71E+05 6,54E+06 2,64E+07 2,30E+06 3,40E+06 3,82E+06 – Itaberaba – Entr. BA.130 (Boa Vista do Tupim) – Entr. Rui Barbosa – Entr. Ibiquera 2,86E+07 2011 2020 USACE Segmento AASHT0 Taxa de crescimento anual de tráfego: 3% ao ano Taxa de ocupação de carga: 73% dos veículos carregados e 27% descarregados.

Resumo do Número “N” Estudos de tráfego 13- Entr. Brotas de Macaúbas – Entr. Oliveira dos Brejinhos 6,06E+05 7,98E+06 2,94E+06 3,37E+07 11 7,70E+06 2,88E+06 12 – Entr. Ibitiara – Entr. Brotas de Macaúbas 6,58E+05 7,54E+06 6,72E+05 3,21E+07 SUBTRECHOS 8 – Entr. Palmeiras – Entr. Souto Soares 1.04E+06 1,19E+07 3,91E+06 4,48E+07 9 7,06E+05 8,09E+06 2,70E+06 3,10E+07 10 – Seabra – Entr. Boninal 6,45E+05 7,40E+06 3,07E+07 2,68E+06 2,80E+06 – Entr. Souto Soares - Seabra – Entr. Boninal – Entr. Ibitiara 3,30E+07 Segmento AASHT0 USACE 2011 2020 2011 2020 Taxa de crescimento anual de tráfego: 3% ao ano Taxa de ocupação de carga: 73% dos veículos carregados e 27% descarregados.

PROJETO GEOMÉTRICO INTERSEÇÕES

PROJETO GEOMÉTRICO DAS INTERSEÇÕES Melhoramentos, em Fase de Análise Estão sendo analisados melhoramentos em 19 interseções ao longo do trecho da Rodovia BR – 242. CORTE ATERRO Interseção para Argoim 1.126,74 39,98 Interseção para Itaberaba 1.412,58 0,72 Interseção para Ibiquera 405,83 1.365,19 Interseção para Andaraí 1.583,86 91,02 VOLUMES (m³) MELHORAMENTOS Interseção para Itaguaçu 1 764,36 280,46 Interseção para Itaguaçu 2 690,86 88,63 Interseção para Itaguaçu 3 1.258,36 22,81 Interseção para Itaguaçu 4 1.495,97 90,03

PROJETO GEOMÉTRICO DAS INTERSEÇÕES Melhoramentos, em Fase de Análise CORTE ATERRO Interseção para Lajedinho 959,89 639,05 Interseção para Wagner 1.280,17 169,52 Interseção para Lençóis 2.266,14 147,36 Interseção para Palmeiras 2.353,55 2.885,89 VOLUMES (m³) MELHORAMENTOS Interseção para Irecê 1.991,31 14,92 Interseção para Barra do Mendes 1.423,25 0,35 Interseção para Brotas de Macaúbas 1.211,54 640,25 Interseção para Boninal 677,43 67,87

PROJETO GEOMÉTRICO DAS INTERSEÇÕES Melhoramentos, em Fase de Análise CORTE ATERRO Interseção para Ibitiara 1.416,44 2,82 Interseção para Boa Vista do Tupim 923,64 365,84 Interseção para Oliveira dos Brejinhos 1.828,60 3,31 VOLUMES (m³) MELHORAMENTOS

Projeto de drenagem

Dreno longit.prof. p/corte em rocha DPR 02 BC Projeto de drenagem Quantidades ITEM CÓDIGO DISCRIMINAÇÃO ESP. SERVIÇOS UNID. QUANTIDADE   3.0 DRENAGEM * * * 3.1 Drenagem Superficial 3.1.1 2 S 04 910 58 Meio-fio de concreto MFC 08 BC DNER-ES-290 m 1.587,70 3.1.2 2 S 04 900 52 Sarjeta triangular de concreto STC 02 BC DNER-ES-288. 5.371,90 3.1.3 2 S 04 940 52 Descida d'água tipo rap.canal retang. DAR 02 BC DNER-ES-291 397,60 3.1.4 2 S 04 942 51 Entrada d'água EDA 01 BC und 39,00 3.1.5 2 S 04 942 52 Entrada d'água EDA 02 BC 1,00 3.1.6 2 S 04 950 99 Dissipador de energia DED 01 BC DNER-ES-287. 19,00 3.1.7 2 S 04 950 61 Dissipador de energia DES 01 PC DNER-ES-287 10,00 3.1.8 2 S 04 950 62 Dissipador de energia DES 02 PC 47,00 3.1.9 2 S 04 950 64 Dissipador de energia DES 04 PC 12,00 3.1.10 2 S 04 400 53 Valeta prot.de cortes c/revest.concr.VPC 03 BC 1.758,00 3.2 Drenagem Profunda *** 3.2.1 2 S 04 502 51 Boca de saída p/dreno longit. prof. BSD 01 BC DNER-ES-292 64,00 3.2.2 2 S 04 962 54 Caixa de ligação e passagem CLP 04 BC 80,00 3.2.3 2 S 04 500 57 Dreno longit.prof. p/corte em solo DPS 07 BC 8.142,40 3.2.4 2 S 04 501 52 Dreno longit.prof. p/corte em rocha DPR 02 BC 1.603,70 3.2.5 5 S 04 999 07 Demolição de dispositivos de concreto simples -- m3 534,98

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Estudos Geotécnicos - Levantamento das condições estruturais do pavimento com Equipamento F.W.D. “Falling Weight Deflectometer”(DNER-PRO 273/96 e DNER ME 024/94) com medidas de 20 m em 20 m alternadamente, em relação ao eixo da pista compatibilizadas para as deflexões da Viga Benkelman de acordo com o Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos DNIT-2006- IPR 720. - Levantamento funcional com perfilômetro a laser (IRI) obedecendo Norma DNER PRO 182/94, onde foram realizadas medidas continuas em todo o trecho em ambas as faixas. - Avaliação Objetiva do pavimento de acordo com a norma DNIT 006/2003-PRO e DNIT PRO 007/2003. - Poços de Sondagem com coleta de amostras deformadas para realização de Ensaios Geotécnicos ao longo do segmento, Jazidas, areais conforme instruções de apresentação de Projetos do Tipo Crema

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Dimensionamento Determinação dos Segmentos homogêneos com base no Numero N, deflexões recuperáveis, IRI, tipo e Inventario da Superfície do pavimento (DNIT 06/2003- PRO) Dimensionamento dos reforços com base na metodologia preconizada pelo DNER-PRO 011/79, juntamente ao Catálogo de Soluções proposto na Instrução de Apresentação de Projeto CREMA – 2ª Etapa.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Descritivo das Soluções de Restauração da Pista F4(20%)+H4  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 20% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 4,00 cm, faixa C (DNIT). F4(20%)+H6  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 20% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 6,00 cm, faixa C (DNIT). F4(30%)+REP+Micro  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 30% da área + Reperfimalento com massa fina de C.A.U.Q. (e = 2 cm) + Microrrevestimento asfáltico. F4(5%)+H3  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 3,00 cm, faixa C (DNIT). F4(5%)+H4  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 4,00 cm, faixa C (DNIT). F4(5%)+H5  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 5,00 cm, faixa C (DNIT). F4(5%)+H6  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 6,00 cm, faixa C (DNIT). F4(5%)+H7  Fresagem de 4,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 7,00 cm, sendo 4,00 cm de “Binder”e 3,00 cm em C.A.U.Q. faixa C (DNIT). F5(20%)+H4  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 20% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 4,00 cm, faixa C (DNIT). F5(20%)+H5  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 20% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 5,00 cm, faixa C (DNIT).

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Descritivo das Soluções de Restauração da Pista F5(20%)+H6  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 20% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 6,00 cm, faixa C (DNIT). F5(20%)+Micro  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 20% da área + Microrrevestimento asfáltico. F5(5%)+H3  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 3,00 cm, faixa C (DNIT). F5(5%)+H4  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 4,00 cm, faixa C (DNIT). F5(5%)+H5  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 5,00 cm, faixa C (DNIT). F5(5%)+H6  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 6,00 cm, faixa C (DNIT). F5(5%)+H7  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + camada de C.A.U.Q. com espessura de 7,00 cm, sendo 4,00 cm de “Binder”e 3,00 cm em C.A.U.Q. faixa C (DNIT). F5(5%)+LG  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + Lama Grossa. F5(5%)+Micro  Fresagem de 5,00 cm, com recomposição, em 5% da área + Microrrevestimento asfáltico. FR4+TSDpol+H5,5  Fresagem de 4,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, faixa C (DNIT) com 5,5 cm de espessura. FR4+TSDpol+H6,5  Fresagem de 4,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, faixa C (DNIT) com 6,5 cm de espessura.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Descritivo das Soluções de Restauração da Pista FR4+TSDpol+H7,5  Fresagem de 4,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, com 7,5 cm de espessura, sendo 4,00 cm de “Binder” e 3,50 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT). FR4+TSDpol+H8,5  Fresagem de 4,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, com 8,5 cm de espessura, sendo 5,00 cm de “Binder” e 3,50 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT). FR5+TSDpol+H3,5  Fresagem de 5,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, faixa C (DNIT) com 3,5 cm de espessura. FR5+TSDpol+H5,5  Fresagem de 5,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, faixa C (DNIT) com 5,5 cm de espessura. FR5+TSDpol+H6,5  Fresagem de 5,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, faixa C (DNIT) com 6,5 cm de espessura. FR5+TSDpol+H7,5  Fresagem de 5,00 cm, sem reposição + TSD com polímeros + capa em C.A.U.Q, com 7,5 cm de espessura, sendo 4,00 cm de “Binder” e 3,50 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT). REC10  Reconstrução através de reciclagem da base com adição de brita e= 15,00 cm + capa em C.A.U.Q, com 10,00 cm de espessura, sendo 5,00 cm de “Binder” e 5,00 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT). RECtotal Reconstrução total, envolvedo a remoção integral do pavimento e execução de camada drenante de 20,00 cm, assente sobre o substrato rochoso. Acima desta camanda virá à sub-base em solo (ISC ≥ 20%) com e= 15,00 cm, sobre esta a base de brita graduada com 15,00 cm, e capa de C.A.U.Q. com 10,00 cm de espessura, sendo 5,00 cm de “Binder” e 5,00 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT). RV+REC10 Reconstrução através da remoção do revestimento betuminoso com uma reciclagem da base com adição de brita e= 15,00 cm + capa em C.A.U.Q, com 10,00 cm de espessura, sendo 5,00 cm de “Binder” e 5,00 cm de C.A.U.Q. faixa C (DNIT).  

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Descritivo das Soluções de Restauração do Acostamento PMQ3  Revestimento em pré-misturado a quente com e= 3,00 cm. REC+PMQ5  Reconstrução com uma reciclagem da base com adição de brita e= 15,00 cm + capa de pré-misturado a quente com e= 5,00 cm. PMQ4  Revestimento em pré-misturado a quente com e= 4,00 cm. PMQ5  Revestimento em pré-misturado a quente com e= 5,00 cm. PMQ6  Revestimento em pré-misturado a quente com e= 6,00 cm. RECtotal+PMQ5  Reconstrução total, envolvedo a remoção integral do pavimento e execução de camada drenante de 20,00 cm, assente sobre o substrato rochoso. Acima desta camanda virá à sub-base em solo (ISC ≥ 20%) com e= 15,00 cm, sobre esta a base de brita graduada com 15,00 cm, e capa de pré-misturado a quente com e= 5,00 cm.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO SEG. Nº EST. INICIAL EST. FINAL EXT. (m) IRI Conceito IGG DEFLEXÕES N Soluções de Pista Catálogo Valor de He Soluções de Pista Adotadas Sol. de Acost. Adotadas FWD VIGA BENKELMAN DEFLEX. CARACT. DEFLEX. ADM. 1 18 360 3,26 Regular 116 Ruim 73,93 84,23 51 2,92E+07 F5(20%)+H9 8,58 9,00 FR5+TSDpol+H7,5 -- 2 200 3640 2,11 Bom 34 50,88 69,59 F5(5%)+H5 5,26 5,00 3 303 2060 1,94 83 70,25 82,21 F5(5%)+H8 8,16 8,00 FR5+TSDpol+H6,5 4 454 3020 2,45 86 51,87 70,34 5,45 PMQ3 5 804 7000 2,18 55 46,85 66,36 F5(5%)+H4 4,44 4,00 6 856 1040 2,72 87 95,19 114,35 F5(5%)+H14 13,89 14,00 REC 10 REC+ PMQ5 7 1295 8780 2,12 73 50,17 69,04 5,12 8 1468 3460 2,05 74 53,14 71,28 F5(5%)+H6 5,68 6,00 9 1692 4480 1,71 46 29,30 46,81 F5(5%)+LG -1,63 -2,00 10 1895 4060 1,98 60 47,50 66,91 4,58 11 2164 5380 1,90 50 46,05 65,69 4,26 12 2433 1,75 48 50,75 69,49 5,24 13 2527 1880 2,21 119 65,90 79,69 7,61 14 2551 480 1,46 21 94,06 111,71 F5(5%)+H13 13,48 13,00 subtrecho: Entr. BR-116 / BA-120 (B) (p/ Paraguaçu) - Entr. BA-488(Itaberaba), – Definidos 27 segmentos homogêneos. subtrecho: Entr. BA-046 / BA-488(Itaberaba) - Entr. BA-850(p/ Lençóis), – Definidos 99 segmentos homogêneos. subtrecho: Entr. BA-850(p/Lençóis) - Entr. BA-156(B), – Definidos 43 segmentos homogêneos.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Seção do Pavimento Existente

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Seção da Solução de Restauração

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Soluções de Restauração - Pista Soluções de Pista Adotadas Total (m) (%) F4(20%)+H4 1.640,00 0,41% F4(20%)+H6 2.180,00 0,55% F4(30%)+REP+Micro 800,00 0,20% F4(5%)+H3 5.120,00 1,28% F4(5%)+H4 680,00 0,17% F4(5%)+H5 25.009,10 6,26% F4(5%)+H6 9.240,00 2,31% F4(5%)+H7 4.860,00 1,22% F5(20%)+H4 4.280,00 1,07% F5(20%)+H5 15.600,00 3,90% F5(20%)+H6 15.060,00 3,77% F5(20%)+Micro 16.980,00 4,25% F5(5%)+H3 9.860,00 2,47% F5(5%)+H4 42.200,00 10,56% F5(5%)+H5 46.200,00 11,56% F5(5%)+H6 25.300,00 6,33% F5(5%)+H7 7.840,00 1,96% F5(5%)+LG 7.540,00 1,89% F5(5%)+Micro 17.520,00 4,38%

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Soluções de Restauração - Pista Soluções de Pista Adotadas Total (m) (%) FR4+TSDpol+H5,5 21.500,00 5,38% FR4+TSDpol+H6,5 6.340,00 1,59% FR4+TSDpol+H7,5 21.560,00 5,39% FR4+TSDpol+H8,5 1.360,00 0,34% FR5+TSDpol+H3,5 4.320,00 1,08% FR5+TSDpol+H5,5 15.700,00 3,93% FR5+TSDpol+H6,5 8.780,00 2,20% FR5+TSDpol+H7,5 21.600,00 5,40% REC 10 33.980,00 8,50% RECTOTAL 680,00 0,17% RV+ REC 10 6.060,00 1,52%

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Soluções de Restauração - Acostamentos Soluções de Acostamentos Adotadas Total (m) (%) PMQ3 581.747,00 72,76% PMQ4 23.560,00 2,95% PMQ5 900,00 0,11% PMQ6 7.380,00 0,92% PMQ7 940,00 0,12% REC + PMQ5 10.200,00 1,28% REC + PMQ5 31.740,00 3,97% REC+ PMQ5 1.520,00 0,19% RECTOTAL 680,00 0,09%

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Linear das Soluções de Restauração

PROJETO DE SINALIZAÇÃO

PROJETO DE SINALIZAÇÃO Resumo da Sinalização Vertical

PROJETO DE SINALIZAÇÃO PLACAS IMPLANTAR (Unid.) REMANEJAR REMOVER SUBSTITUIR Trecho Segmento 01 111 152,55 m² --- 126 122,64 m² 249 222,28 m² Sinalização Vertical QUANTIDADES PLACAS IMPLANTAR (m².) --- --- Trecho Segmento 02 --- --- --- Trecho Segmento 03 --- --- --- QUANTIDADES Sinalização Horizontal Pintura de faixa de bordo e eixo Trecho Segmento 01 38.537,02 m² Trecho Segmento 02 62.753,80 m² Trecho Segmento 03 83.109,94 m²

PROJETO DE SINALIZAÇÃO Quantidades ITEM CÓDIGO DISCRIMINAÇÃO ESP. SERVIÇOS UNID. QUANTIDADE   4.0 SINALIZAÇÃO * * * 4.1 Sinalização Horizontal 4.1.1 4 S 06 110 01 Pintura faixa c/termoplástico 3 anos (p/ aspersão) DNER-EM-372/00. m2 184.400,76 4.1.2 4 S 06 120 01 Forn. e colocação de tacha reflet. monodirecional DNER-339. und 900,00 4.1.3 4 S 06 121 01 Forn. e colocação de tacha reflet. bidirecional 178.219,00 4.2 Sinalização Vertical 4.2.1 4 S 06 203 01 Confecção suporte e travessa p/placa sinaliz. DNER-340. 487,00 4.2.2 4 S 06 200 02 Forn. e implantação placa sinaliz. tot.refletiva 497,47 4.2.3 4 S 06 010 01 Defensa semi-maleável simples (forn./ impl.) DNER-144/ 85 m 4.076,00 4.2.4 4 S 06 010 02 Ancoragem defensa semi-maleável simples (forn./ impl.) 136,00

Projeto de obras complementares

Projeto de obras complementares PLACAS CERCAS IMPLANTAR DEFENSA RODOVIA 6.950 7.676 QUANTIDADES (m) MELHORAMENTOS QUANTIDADES Sinalização Horizontal Pintura de faixa de bordo e eixo

Componente ambiental

Localização dos Agregados Componente ambiental Localização dos Agregados Pedreira Calcário Rio Preto (Comercial) – Localização Km 361,74 da BR-242, Pedreira Serra Negra (Comercial) – Localização Km 428,82 da BR-242, Pedreira Corcovado Granitos (Comercial) – Localização Km 242,93 da BR-242, Areal Rio Capivari – Localizado Km 161,80 da BR-242, Areal Rio Paramirim – Localizado Km 511,32 da BR-242.

Componente ambiental Passivo Ambiental

Componente ambiental Passivo Ambiental

Componente ambiental Lay Out do Canteiro e Local de Armazenamento do Material Fresado Segmento 1 (Entr. BR 116/BA-120(B) p/ Paraguaçu – Entr. BA-488 (Itaberaba) Canteiro localizado no Km 131,68 . Segmento 2 (Entr. BA-046 / BA – 488 (Itaberaba) – Entr. BA-850 (P/Lençóis) Canteiro localizado no Km 221,73. Segmento 3 ( Entr. BA-850 (P/Lençóis) – Entr. BA-156 (B) Canteiro localizado no Km 363,20. Áreas já utilizadas como canteiros.

Componente ambiental Solução de destinação do Material Fresado

CADASTRO OAE´S

PONTES E VIADUTOS Segmento 1 CADASTRO 0AE´S Obras de Arte Especiais Seg -1 PONTES E VIADUTOS Segmento 1 NOME LOCALIZAÇÃO EXTENSÃO LARGURA Estaca inicial Estaca final (m) Ponte KM 128 793 + 8,00 17,75 9,75 10,04 131 908 17,00 909 4,50 7,50 10,12 135 1134 0,00 1137 19,40 79,40 10,10 149 1848 15,52 152 2018 10,00 2019 6,58 16,58 155 2124 16,00 2125 11,60 15,60 159 2344 10,05 161 2448 2449 11,71 51,71 10,08 166 2692  2592 15,50  5,50 9,96 182 3505 6,00 3506 16,36 20,36 9,94 187 3754 3755 10,42 30,42 Total = 21 OAE’s

PONTES E VIADUTOS Segmento 2 CADASTRO 0AE´S Obras de Arte Especiais Seg - 2 PONTES E VIADUTOS Segmento 2 NOME LOCALIZAÇÃO EXTENSÃO LARGURA Estaca inicial Estaca final (m) Ponte KM 201 91 + 6,00 12,44 6,44 10,45 Viaduto KM 202 148 0,00 149 16,04 36,04 9,95 205 276 10,00 15,48 5,48 212 623 624 0,44 20,44 10,50 218 931 9,32 9,50 311 5576 4,45 24,45 9,98 326 6297 6300 10,77 70,77 10,61 Total = 7 OAE’s

PONTES E VIADUTOS Segmento 3 CADASTRO 0AE´S Obras de Arte Especiais Seg - 3 PONTES E VIADUTOS Segmento 3 NOME LOCALIZAÇÃO EXTENSÃO LARGURA Estaca inicial Estaca final (m) Ponte KM 341 531 + 4,00 535 11,25 87,25 8,45 349 947 0,00 950 5,37 65,37 8,24 361 1554 1557 9,90 69,90 8,32 380 2452 2453 10,00 30,00 8,23 389 2947 2949 5,00 45,00 461 6280 7,00 17,50 10,50 9,62 477 7097 12,00 18,60 6,60 479 7227 15,55 10,02 483 7405 7506 10,35 20,35 486 7581 7583 8,12 36,12 516 9030 9036 4,24 124,24 10,05 Total = 11 OAE’s

orçamento

orçamento Quadro Resumo Extensão do trecho 398,82 Km QUADRO RESUMO DO ORÇAMENTO ITEM DISCRIMINAÇÃO % VALORES (R$)   1.0 MANUTENÇÃO 5,91% 13.015.734,30 2.0 RESTAURAÇÃO 58,13% 128.028.800,27 3.0 DRENAGEM 0,96% 2.119.662,88 4.0 SINALIZAÇÃO 4,69% 10.335.859,80 5.0 SERVIÇOS DE MELHORAMENTOS 2,46% 5.411.526,29 6.0 INTERVENCOES DE RECUPERACÃO AMBIENTAL 4,16% 9.171.937,22 7.0 ACESSOS 0,35% 775.271,52 8.0 OBRAS D´ARTES ESPECIAIS 0,72% 1.586.712,65 9.0 SERRA PAI INÁCIO 0,42% 933.239,26 10.0 FORNECIMENTO DE MATERIAIS BETUMINOSOS 18,51% 40.775.335,51 11.0 TRANSPORTE DE MATERIAIS BETUMINOSOS 2,33% 5.138.163,77 12.0 CANTEIRO E MOBILIZAÇÃO 1,35% 2.970.464,19 TOTAL DA PROPOSTA 100,00% 220.262.707,66 RODOVIA: BR-242/BA RESUMO DO ORÇAMENTO ENTR. BA-120(A)/493 (CASTRO ALVES) - ENTR.BA-156(B) DATA BASE março-10 Extensão do trecho 398,82 Km Valor por Km de pista R$ 552.286,01