PEP/RES/CPOE: O desafio

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PEP/RES/CPOE: O desafio Austrália Canadá Alemanha Holanda Inglaterra Estados Unidos Ambulatório PEP/RES (%) CPOE (%) 42 59 79 75 20 5 24 9 95 85 89 90 Hospital <5 <10 <1 <3 <8 “Our recovery plan will invest in electronic health records and new technology that will reduce errors, bring down costs, ensure privacy, and save lives.” Barack Obama speech to Congress, 24/02/2009 A.K. Jha, et al., The use of health information technology in seven nations, Int. J. Med. Inform. Volume 77, Issue 12, December 2008, Pages 848-854

Experiência da Kaiser 1933: Dr. Sidney Garfield estabelece um plano de saúde pré-pago para os trabalhadores na construção do aqueduto no deserto da Califórnia; 1938-45: Henry Kaiser convence Dr. Garfield a implantar o mesmo modelo de plano de saúde pré-pago para os trabalhadores da construção naval na Califórnia e Washington; 1945: Os planos de saúde da Kaiser são abertos ao público na Califórnia, Oregon, e Washington; Presente em 8 regiões, servindo 9 estados e o Distrito de Colúmbia; 8,6 milhões participantes; 166.000 empregados, sendo 14.000 médicos e 41.000 enfermeiros 35 centros médicos com hospitais; 431 clínicas; Receita de $40 bilhões (2008); Investimento em TI $ 6 bilhões (2008) ou ~15% da receita; Custo ~US$ 4.600/pessoa/ano (metade da média americana);

Sistemas de Informação

Principais Características Agendamento, Admissão, Ordens Médicas (Prescrição, Evolução e Dispensação), Suporte à Decisão e Faturamento para pacientes ambulatoriais e internados: Sistemas Legados integrados ao conjunto Sistemas Principais “Care Delivery Core”: Farmácia, Laboratório e Radiologia; Acesso via Web pelo paciente aos principais resultados do Prontuário Eletrônico (My Health Manager); Todos os 8,6 milhões de membros possuem registro parcial ou completo da assistência no HealthConnect; Prontuário do atendimento ambulatorial disponível para consulta com todas as clínicas; Todos os 35 hospitais utilizam o mesmo ambiente do HealthConnect; Possibilidade de consulta à distância via Internet ou telefone e registro de informações no Prontuário Eletrônico Pessoal pelo paciente;

Novas Tecnologias

Ação: Implantar um novo Sistema de Pacientes no Complexo HC Meta: Ter um novo Sistema de Pacientes implantado no Complexo HC em 36 meses

Sistema Integrado de Informações Institucionais (SI3) Fase III Ambulatório Laudos Faturamento SUS e Convênio Controle de Prontuário Fase II Ordens Médicas Cirurgia PACS Gestão de Filas Dispensação Fase I Admissão Leitos Diagnósticos Alta Agendas

Integração com outros Sistemas SAM RIS/PACS SIGH ERP Oracle

Principais Indicadores (2005-2009) 10 Milhões de acessos em 2008 Indicador (2005-2009) Admissões 2.353.072 Prescrições 890.008 Itens Prescritos (Médicos) 19.401.975 Itens Prescritos (Enfermagem) 1.402.624 Itens Prescritos (Outros) 495.830 Evoluções (Médica) 687.659 Evoluções (Enfermagem) 213.993 Laudos (Lab. Clínico) 7.827.735 Laudos (Demais Exames) 538.308 65%

PEP com 1,2M de pacientes

Informação no PoC

Proposta de Integração para o Novo Sistema de Pacientes do HC B Sistema Adm A Sistema Adm B XML HL7 DICOM TISS HIS HC RIS/PACS

Pontos Críticos Apoio da alta administração Mudança de Cultura Mudança de Processos Matriz de Responsabilidades NETI (Coord. Geral, Infra, Suporte 2º. nível) SInfo/InCor (Coord. Técnica e Suporte 3º nível ao NETI) CI dos Institutos (Implantação, Treinamento e Suporte 1º nível) Informática FMUSP (Integração com Sistemas Adm.) Informática FFM (Integração com Sistemas Adm.) GU (2 representantes p/ Instituto) GV (1 representante p/ Instituto) PRODESP (legado e carga de dados)