CURRÍCULO NUCLEAR Alessandra Rogério; Carla Ronda; Valéria Hong; Célia Fernandes; Lisia Kiehi; Adalberto Silva; Mateus Laterza; Fernanda Maluf.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
O Aluno a Distância.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
SEMINÁRIO: “GRADUAÇÃO EM SAÚDE”
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ministério da Educação
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
DIVULGANDO A PESQUISA.
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
A sexualidade trocada por miúdos
Formação Profissional na Construção Civil
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Cultura Organizacional
Departamento do Ensino Secundário
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Decisões.
REGISTROS.
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Planejamento de Um Curso On-Line
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Engenharia de Software 1
SILVANA BERBEL FERNANDES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia de Alimentos
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
DISCNPJATC 3480 horas 420 horas300 horas TCC 60 horas.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Professor: José Medina
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
AUDITORIA Profa. Andréia.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
EMBRIOLOGIA COMPARADA
Docente: Dr. Arthur Vianna
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
P SICOLOGIA DO D ESENVOLVIMENTO V IDA A DULTA E ENVELHECIMENTO Profa. Juliana Tonizza Puglia Santos.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Termo de Terminalidade
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO NUCLEAR Alessandra Rogério; Carla Ronda; Valéria Hong; Célia Fernandes; Lisia Kiehi; Adalberto Silva; Mateus Laterza; Fernanda Maluf

O QUE É? É o conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas, necessárias à formação de profissionais de uma determinada área do conhecimento.

OBJETIVO Oferecer uma formação geral aos alunos de saúde entre conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à formação do profissional de saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar a oportunidade de haver mais autonomia e iniciativa por parte dos alunos no sentido de complementar a sua formação FMUSP

VANTAGENS DESVANTAGENS Seleção dos futuros profissionais; Disciplinas eletivas  escolha por área de interesse; Favorece o aluno com menor facilidade de aprendizagem DESVANTAGENS Prejudica o aluno com maior facilidade de aprendizagem

PROPOSTA Oferecer uma disciplina nuclear de interesse à formação de profissionais da saúde, demonstrando as dificuldades envolvidas nesse processo.

Sala Internato PBL Currículo Embriologia

FORMAÇÃO SAÚDE Embriologia Sexualidade Humana Reprodução Humana Educação sexual Afecções da sexualidade Desenvolvimento embrionário Saúde materno-fetal Aspectos psicológicos das más formações fetais Exercícios físicos para gestantes Fertilização in vitro Imunologia da gestação Interação farmacológica Nutrição para gestantes

CARACTERÍSTICAS PÚBLICO ALVO Estudantes de 2º ano da área de saúde CARGA HORÁRIA Embriologia: 180 horas Sexualidade humana: 60 horas Educação sexual: 20 horas Afecções da sexualidade: 40 horas Reprodução humana: 120 horas Desenvolvimento embrionário: 60 horas Saúde materna – fetal: 60 horas

OBJETIVOS No final do curso o aluno deverá.... Embriologia: ... compreender a evolução da sexualidade humana através do tempo bem como as afecções relacionadas; Identificar e descrever as etapas do desenvolvimento embrionário fetal e as principais características dessas fases e conhecer a interação materno-fetal e a interação com os agentes externos.

OBJETIVOS No final do curso o aluno deverá.... Sexualidade humana: .... ser capaz de descrever e discutir fatores psicológicos e orgânicos responsáveis pelos transtornos da sexualidade

OBJETIVOS (cont.) No final do curso o aluno deverá.... Educação sexual ... compreender a evolução da sexualidade humana ao longo do tempo, considerando os aspectos sócio-econômicos e culturais em cada época

OBJETIVOS (cont.) No final do curso o aluno deverá.... Afecções da sexualidade ... descrever os aspectos fisiológicos e fisiopatológicos relacionados à sexualidade humana

OBJETIVOS (cont.) No final do curso o aluno deverá.... Reprodução humana ... identificar e descrever as etapas do período gestacional humano, abordando uma visão conjunta dos aspectos fisiológicos e fisiopatológicos; Descrever e discutir fatores e psicológicos e orgânicos responsáveis pela sexualidade humana

OBJETIVOS (cont.) No final do curso o aluno deverá.... Desenvolvimento embrionário ... identificar e descrever as etapas do desenvolvimento humano até a 8ª semana, abordando os aspectos normais e patológicos.

OBJETIVOS (cont.) No final do curso o aluno deverá.... Materno – fetal ... identificar os aspectos clínicos da evolução gestacional (9ª semana até o parto) e compreender suas implicações na saúde materno-fetal

IMUNOLOGIA DA GESTAÇÃO DISCIPLINA ELETIVA IMUNOLOGIA DA GESTAÇÃO Curso : Biologia Público Alvo : alunos 3º Ano Carga Horária Semanal: 04 hs Carga Horária Semestral: 72 hs Professor : Adalberto Socorro da Silva

Disciplina eletiva Imunologia da gestação OBJETIVOS Descrever os mecanismos imunológicos envolvidos na rejeição e na proteção do feto humano durante a gestação; Realizar técnicas laboratoriais específicas (Elisa e Citometria de fluxo) que auxiliem no diagnóstico de patologias materno-fetal; Integrar grupo multidisciplinar de aconselhamento genético.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Disciplina eletiva Imunologia da gestação CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Apresentação do curso; 2- Sistema imune e respostas imunológicas: resposta imune humoral, resposta imune celular; 3- Tolerância imunológica: tolerância central e tolerância periférica; 4- Fatores imunológicos que influenciam a manutenção e o estabelecimento da gestação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Disciplina eletiva Imunologia da gestação CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Sistema complemento: funções, vias de ativação Regulação do sistema complemento no contexto materno-fetal Imunoglobulinas g e transporte placentário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Disciplina eletiva Imunologia da gestação CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Células natural killer na interface materno fetal. O feto como “sítio de privilégio imunológico” Abortos repetitivos de causas imunológicas Efeitos tardios de células do feto no sangue materno.

RECURSOS AUDIO-VISUAIS Disciplina eletiva Imunologia da gestação RECURSOS AUDIO-VISUAIS Transparências Data Show Quadro Negro Giz

METODOLOGIA APLICADA- TÉCNICAS Disciplina eletiva Imunologia da gestação METODOLOGIA APLICADA- TÉCNICAS Aulas Expositivas Aulas Práticas (Laboratoriais) Estudo Dirigido

AVALIAÇÃO: REALIZADAS QUINZENALMENTE Disciplina eletiva Imunologia da gestação AVALIAÇÃO: REALIZADAS QUINZENALMENTE Provas Escritas Trabalhos com Roteiro Relatórios de Aulas Práticas

ATA DAS REUNIÕES Horas gastas individualmente: 5 horas Quantidade de reuniões de grupo: 9 Horas gastas em reuniões de grupo: 16 horas

DIFICULDADES DO GRUPO Definição do tema comum as diversas áreas do conhecimento Definição dos objetivos Definição das disciplinas eletivas Adequação dos conteúdos