Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ATITUDES PRÓ-ATIVAS DE SEGURANÇA.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Profª Marcia C. de S. Silva
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DESCONSTRUINDO O PARADIGMA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (E.A)PARA EDUCADORES
Como se forma um paradigma?
Catedral da Família Estudo opcional para célula
Afinal, o que é Planejamento?
Como se forma um paradigma?
Como se forma um paradigma?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
“ O saber e o fazer docente”
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Desenvolvimento Comunitário
Como se forma um paradigma?
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Construindo o futuro do seu filho!
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Público Escola.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Paradigma Bom proveito.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Manutenção Centrada na Confiabilidade
Como se forma um paradigma?
Metodologia Científica
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Os quatro pilares da educação.
ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
CURSO: Licenciatura em Educação Física
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
As bases da ciência moderna
Coletivos educadores: valores e desafios
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
twitter.com/funasa.
Matriz de avaliação processual
PARADIGMAS PROF MARIA THEREZA BOND
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica Mauro Guimarães

A CRISE SE EVIDENCIA EM NOSSO COTIDIANO VIVEMOS UMA SOCIEDADE DE RISCO !!!

“60% dos ecossistemas do planeta já estão destruídos ou seriamente deteriorados. Estamos à beira do esgotamento e de um colapso pela superexploração do meio por este modelo de desenvolvimento da sociedade moderna.” Avaliação Ecossistêmica do Milênio - ONU/2005 PARECE QUE ESTAMOS NA CORRENTEZA DE UM RIO EM DIREÇÃO A UMA GRANDE QUEDA!

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro, formando uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a diversidade da vida.” Carta da Terra

MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE MODERNA SE MOSTRA INSUSTENTÁVEL Com menos de 5% da população mundial, os EUA consomem 26% do petróleo, 25% do carvão mineral, 27% do gás natural mundial. Os automóveis, que rodam nos EUA, representam um quarto da frota mundial e emitem mais carbono que todas as fontes do Japão, o quarto país na lista mundial de emissões. (Sinais Vitais 2003 – Inst. Worldwatch/PNUMA) MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE MODERNA SE MOSTRA INSUSTENTÁVEL CRISE SOCIOAMBIENTAL

SUPERAÇÃO DA CRISE ? CRISE SOCIOAMBIENTAL CRISE DE UM MODELO DE SOCIEDADE = CRISE CIVILIZATÓRIA SUPERAÇÃO DA CRISE ? EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONTRIBUIR NA TRANSFORMAÇÃO DE UMA REALIDADE EM CRISE (CONSENSO)

COMO A REALIDADE SE TRANSFORMA ? CRISE Perigo Oportunidade COMO A REALIDADE SE TRANSFORMA ?

BOA INTENÇÃO + PRÁTICA INGÊNUA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? PARADOXO !! APROXIMADAMENTE 95% DA ESCOLAS BRASILEIRAS SE RECONHECEM FAZENDO ALGUMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ! (INEP, 2004) PARADOXO !! + EDUCAÇÃO AMBIENTAL + DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE BOA INTENÇÃO + PRÁTICA INGÊNUA

VOCÊ É PARTE DO MEIO AMBIENTE OU É MEIO AMBIENTE ?

DIFICULDADE DE PENSAR: JUNTO CONJUNTO TOTALIDADE

CRISE DE UM MODELO DE SOCIEDADE = CRISE DE SEUS PARADIGMAS

COMO NASCE UM PARADIGMA Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

Fazer algo sem saber exatamente a razão, mas porque é o “normal”. PARADIGMAS ? “Estrutura do pensamento que de modo inconsciente comandam nosso discurso” (Edgar Morin) Fazer algo sem saber exatamente a razão, mas porque é o “normal”.

Querer fazer diferente pensando da mesma forma ! ! + EA = + DESTRUIÇÃO !! BOA INTENÇÃO - PRÁTICA INGÊNUA ARMADILHA PARADIGMÁTICA “Limitação compreensiva e incapacidade discursiva” Querer fazer diferente pensando da mesma forma ! !

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comportamento inconsciente  Prática consciente ATUAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL comportamentos-práticas-valores-atitudes individuais e coletivas

SOCIEDADE MODERNA PARADIGMA DA DISJUNÇÃO Foca na parte - Desfoca do todo dualidades separadas (vida-morte / ordem-desordem / matéria-espírito) Totalidade é vista somente como soma das partes 1 + 1 = 2 Reduz o que é complexo Paradigma do 1 + 1 Informa nossa visão de mundo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Construir NOVA VISÃO DE MUNDO / NOVA RELAÇÃO COM O MUNDO Comportamento inconsciente  Prática consciente construção de ambientes educativos de intervenção

CONTINUA A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA ! AMBIENTES EDUCATIVOS Educar Ambientalmente é transmitir conhecimentos ecologicamente corretos? A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO PLANETA JÁ SABE QUE É IMPORTANTE PRESERVAR A NATUREZA ! CONTINUA A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA !

SABER É RAZÃO, CÉREBRO, COGNITIVO SABER É RAZÃO, CÉREBRO, COGNITIVO. É ESTAR FOCADO EM UMA PARTE DO SER HUMANO (ser racional é ser frio, calculista)

O SER HUMANO EM SUA PLENITUDE NÃO É SÓ RAZÃO, PARA UMA NOVA VISÃO/RELAÇÃO COM O MUNDO, SÓ SABER TUDO ISSO NÃO É SUFICIENTE O SER HUMANO EM SUA PLENITUDE NÃO É SÓ RAZÃO, MAS É TAMBÉM . . .

EMOÇÃO

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido. Charles Chaplin

PRÁTICA REFLETIDA (consciente) PORÉM SABER E SENTIR NÃO É SUFICIENTE PARA TRANSFORMAR A REALIDADE. É NECESSÁRIO UMA PRÁTICA REFLETIDA (consciente) PARA SE FAZER DIFERENTE E MUDAR A REALIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VISÃO DE MUNDO / NOVA RELAÇÃO COM O MUNDO Recíproca e Relacional RUPTURA COM A ARMADILHA PARADIGMÁTICA AMBIENTES EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO EXERCÍCIO DE CIDADANIA

1 + 1 = 2 QUERER MUDAR PENSANDO DA MESMA FORMA POR 1 com 1> 2 SUPERAR CADA UM FAZER SUA PARTE 1 + 1 = 2 QUERER MUDAR PENSANDO DA MESMA FORMA POR 1 com 1> 2 FAZER DIFERENTE DE FORMA COLETIVA E ORGANIZADA GERA SINERGIA AMBIENTES EDUCATIVOS DE REALIZAÇÃO DA PRÁXIS

PARADIGMA DO 1 COM 1 Perceber e agir sobre o mundo numa perspectiva complexa e relacional. Um com o outro, um com o mundo

Educação Ambiental Crítica: É mais que saber e sentir, é se transformar participando individual e coletivamente na transformação da realidade para a construção da sustentabilidade socioambiental

CIDADÃOS CONSCIENTES E COMPROMETIDOS FAZENDO DIFERENÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR !!!

A temática desta palestra está desenvolvida nas seguintes publicações: OBRIGADO! A temática desta palestra está desenvolvida nas seguintes publicações: - "A Formação de Educadores Ambientais", Editora Papirus, 2004; - “Caminhos da Educação Ambiental: da forma à ação”, Editora Papirus, 2006; - "Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental", Editora Cortez, 2006, Organizado por Loureiro, Layrargues e Castro. Mauro Guimarães guimamauro@hotmail.com

AMBIENTES EDUCATIVOS de INTERVENÇÃO EXERCITAR A PRÁXIS EDUCATIVA: REFELEXÃO-AÇÃO PROMOVER CONSTRUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS VIVENCIAR MOVIMENTOS COLETIVOS CONJUNTOS DE RESISTÊNCIA, ASSUMINDO A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROCESSO EDUCATIVO EM UM EXERCÍCIO DE CIDADANA ADOTAR A ABORDAGEM RELACIONAL “Tudo junto ao mesmo tempo agora - contexto local e global”

INTERVENÇÃO como AMBIENTE EDUCATIVO É uma oportunidade de se criar um movimento no cotidiano de inserção crítica dos educandos/educador. É um desafio que se coloca para, ao entender a realidade, procurarmos enfrentar os problemas transformando a realidade e a nós reciprocamente. Prática participativa e problematizadora, que se estabelece no cotidiano. Tem como seu ponto de partida a realidade local contextualizada numa perspectiva mais ampla.

Características fundamentais para Fazer diferente não é espontâneo, portanto requer intenção, liderança, utopia ... um ideal Características fundamentais para um Educador Ambiental em tempos de crise!!

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato, é só isso que o tem mudado.” (Margaret Mead)

“Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos” Paulo Freire

O mestre medíocre manda O bom mestre ensina O grande mestre demonstra Mas, o mestre superior inspira”

 Correnteza = Paradigmas  Rumo = Processo Histórico Metáfora do Rio Vivemos na correnteza de um rio, em que se não fizermos um esforço para mudarmos o rumo, seremos empurrados e seguiremos na direção da correnteza, mantendo o curso do rio.  Correnteza = Paradigmas  Rumo = Processo Histórico  Curso do Rio = Sociedade

EDUCADORES AMBIENTAIS  EIXOS FORMATIVOS  Primeiro eixo – Exercitar o esforço de ruptura com a armadilha paradigmática. (eixo transversal) Segundo eixo – Vivenciar o movimento coletivo conjunto gerador de sinergia. Terceiro eixo – Estimular a percepção e a fomentação do ambiente educativo como movimento complexo. Quarto eixo – Formar o educador ambiental como uma liderança que dinamize o movimento coletivo conjunto de resistência. Quinto eixo – Já que a perspectiva da Educação como transmissora dos conhecimentos sistematizados (educação bancária) ainda é extremamente consolidado nas práticas dos professores, a perspectiva construtivista da Educação ainda deve ser bem trabalhada na formação do educador ambiental. Sexto eixo – Fomentar a percepção que o processo educativo se faz aderindo ao movimento da realidade socioambiental.

EDUCADORES AMBIENTAIS  EIXOS FORMATIVOS  Sétimo eixo – Trabalhar a auto estima dos educadores ambientais, a valorização de sua função social, a confiança na potencialidade transformadora de sua ação pedagógica articulada a um movimento conjunto. Oitavo eixo – Potencializar a percepção que o processo educativo não se restringi ao aprendizado individualizado dos conteúdos escolares, mas na relação do um com o outro, do um com o mundo. A Educação se dá na relação. Nono eixo – Sensibilizar o educador ambiental para uma permanente auto-formação eclética, permitindo-lhe transitar das ciências naturais às ciências humanas e sociais, da filosofia à religião, da arte ao saber popular, para que possa atuar como um interlocutor na articulação dos diferentes saberes. Décimo eixo – Exercitar a emoção como forma de desconstrução de uma cultura individualista extremamente calcada na razão e construção da afetividade, do sentimento de pertencimento ao coletivo, ao conjunto, ao todo, representado pela comunidade e pela natureza. Décimo primeiro eixo – Estimular a coragem da renúncia ao que está estabelecido, ao que nos dá segurança, e a ousadia para inovar na construção de utopias, do “inédito viável”.