PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
Advertisements

PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO SALVADOR RECIFE PESQ. Nº 016/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO HOSPITAL DA TAMARINEIRA – O QUE PENSA O RECIFENSE? RECIFE PESQ. Nº 006-B/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSAM OS ADVOGADOS E OS ESTUDANTES DE DIREITO? NATAL PESQ. Nº25/2008.
EXPECTATIVA DE CONSUMO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 RECIFE PESQ. Nº 028/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO CONSUMO DE PRODUTOS PIRATAS RECIFE PESQ. Nº 027/2010.
Métodos de Amostragem.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO ESTADUAL DE PERNAMBUCO – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 005/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 018/2009.
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR RECIFENSE SOBRE A TRIBUTAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
PESQUISA DE OPINIÃO A SAÚDE DO RECIFENSE – HÁBITOS E ESCOLHAS SAUDÁVEIS RECIFE PESQ. Nº 006-A/2010.
Projeto: MARKET SHARE UPOM 555/07 Novembro de 2007.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA
Marketing.
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Profª. Selma Maria da Silva
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional
MERCADO CATARINA E FABIANY
PESQUISA CULTURA DA SEXUALIDADE RECIFE PESQ. Nº 038/2009.
CONFRARIA DA EDUAÇÃO PESQUISA BULLYING Novembro / 2009
PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 015/2009.
PESQUISA CULTURA DA SEXUALIDADE SALVADOR PESQ. Nº 039/2009.
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
INTELIGÊNCIA POLÍTICA DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 012/2010 REGISTRO TSE: Nº11.639/2010; TRE: 21026/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 051/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO MUNICIPAL DO RECIFE – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 20/2009.
DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
PESQUISA DE OPINIÃO O RECIFENSE NO CARNAVAL 2010 RECIFE PESQ. Nº 004/2010.
Relatório de Pesquisa 2010 Perfil Sócio econômico do Turista
Financiamento Habitacional
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Venda Nova do Imigrante
Laércio de Oliveira Pinto
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Brasil: o País do futebol – O que pensa os recifenses sobre o futebol? RECIFE RECIFE PESQ. Nº 013/2013.
Levantamento Populacional de Distúrbios da Comunicação Auto-Declarados - Análise Preliminar de São Paulo Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins
Sobre a Questão do Aborto no Brasil
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSAM OS ADVOGADOS E OS ESTUDANTES DE DIREITO? NATAL PESQ. Nº25/2008.
PESQUISA – ALUNOS DO PRONATEC RECIFE RECIFE PESQ. Nº 002/2014.
PERFIL DOS MEIOS SEXO IDADE CLASSE SOCIAL 2
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Informações Técnicas Data: 18 a 22 de setembro de 2013 (durante o Salão do Imóvel 2013) Público total: Respondentes: Visitantes do Salão do Imóvel.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
PESQUISA – O uso da bicicleta no dia a dia RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-b/2014.
1 OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de
INTRODUÇÃO DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS COREN – COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO GEPME – GERÊNCIA DE PESQUISA MENSAL Imputação de Valores Faltantes.
PESQUISA – COPA DO MUNDO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-a/2014.
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
Prof.° Helenton Carlos da Silva
PESQUISA – O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA OPINIÃO DO RECIFENSE RECIFE PESQ. Nº 069.3/2013.
O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
PESQUISA – CARNAVAL 2014: A expectativa do recifense RECIFE PESQ. Nº 006/2013.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
PESQUISA – PASSAPORTE RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-d/2014.
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 001/2014.
Conceitos de amostragem
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO PARTE II RECIFE PESQ. Nº 035.2/2009.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011

INTRODUÇÃO O extrato Estudo de Mercado da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (PMEC-IPMN), do mês de Janeiro de 2011, apresenta algumas das características e tendências do mercado da habitação do município de Recife. Tais informações são úteis para os vários segmentos do setor habitacional: construtoras, imobiliárias, corretores, agentes do sistema financeiro, etc. Pois tal trabalho fornece informações a respeito das perspectivas e preferências do consumidor recifense. Logo, tais informações podem apoiar e subsidiar a formação de estratégias empresariais em concordância com as tendências da demanda.

ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 04 e 05 de janeiro de UNIVERSO: Pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 818 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 3,5 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE e TRE.

Perfil dos entrevistados: Sexo

Perfil dos entrevistados: Faixa etária

Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

Perfil dos entrevistados: Renda individual

Perfil dos entrevistados: Renda familiar

Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

Perfil dos entrevistados: Religião

Perfil dos entrevistados: Estado civil

Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?

Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:

Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

Você possui casa própria?

Você pretende adquirir um imóvel?

Se SIM, daqui a quanto tempo?

Que tipo de imóvel você pretende comprar?

Qual o tempo de uso do imóvel que você pretende adquirir?

Se usado, até quanto tempo de uso?

Qual a quantidade dos seguintes itens que o seu futuro imóvel deve ter?

Quais itens opcionais seu imóvel deve possuir?

Que forma de pagamento você pretende utilizar na compra do seu imóvel?

O imóvel que você pretende adquirir deve localizar-se em que cidade do Estado?

Se for em Recife, em qual bairro?

De que forma você costuma procurar seu imóvel? Se em jornais, qual o jornal?

CONSIDERAÇÕES Dentre os consumidores que já possuem um imóvel 16,3% estão dispostos pretendem adquirir outro. Por sua vez, dentre grupo que não possui imóvel, 58% pretende adquirir um imóvel. O aumento da renda tem introduzido novos consumidores no mercado, tal afirmação pode ser vista no mercado de imóveis nos quais as classes C e D têm contratado financiamentos e adquirido sua casa própria. A pesquisa revela que tais segmentos são responsáveis por 50% da demanda por imóveis em Recife. O mercado de imóveis deve continuar aquecido nos próximos anos, pois 47% das intenções de compra de imóveis tendem a concretizar no prazo de 2 anos. O consumidor tende a preferir imóveis novos. Quando sua intenção de compra é por imóveis usados o consumidor opta pelos imóveis com menor tempo de uso.

Quando observado o tipo do imóvel, vemos que: as casas são preferidas pela classe C (49,6%), os apartamentos são preferidos pela classe B (54,9%), enquanto que as casas de praia são preferidas pela classe A (44,4%). Quando observado o horizonte de tempo no qual os indivíduos pretendem adquirir o imóvel percebe-se que: no grupo que planeja adquirir o imóvel em até um ano predomina a classe B (47,4%), enquanto que a classe C (48,6%) predomina nas intenções de compra para dois anos. As regiões com maiores índices de preferência de compra, são as tradicionais, Boa Viagem e Casa Forte que somam 11,2% das intenções de compra. Também merece destaque o bairro de Casa Amarela com 6,9%.

O perfil de imóvel médio preferido pelo consumidor recifense é: 3 quartos (46,6%), 2 banheiros (62,3%) e 1 vaga na garagem (70%). Os três primeiros opcionais preferidos são: internet coletiva (43%), piscina (41%) e salão de festas (40%). No que concerne a estratégia de procura do consumidor, este prefere o contato direto com o proprietário do imóvel (36,7%). Uma proporção menor de consumidores prefere o contato com as imobiliárias (6,8%). A expansão dos meios de comunicação e o volume disponível de informações através da internet tem levado o consumidor a estabelecer novas práticas para a procura de seu imóvel, o percentual dos entrevistados que afirmaram procurar seu imóvel através da internet atingiu (6,8%).

Rua Betânia, 40, Derby – Recife/PE – Fone: (81) Ramal JÂNYO DINIZ PRESIDENTE INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO CONSELHO CIENTÍFICO ADRIANO OLIVEIRA CIENTISTA POLÍTICO/COOPERAÇÃO CIENTIFICA MAURÍCIO COSTA ROMÃO ECONOMISTA / COOPERAÇÃO CIENTÍFICA CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO SIMARA COSTA ESTATÍSTICA ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA DJALMA S. GUIMARÃES JÚNIOR ECONOMISTA TALITA VASQUES ASSESSORA DE IMPRENSA EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMETO INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU