PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 051/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO SALVADOR RECIFE PESQ. Nº 016/2009.
Advertisements

PESQUISA DE OPINIÃO HOSPITAL DA TAMARINEIRA – O QUE PENSA O RECIFENSE? RECIFE PESQ. Nº 006-B/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSAM OS ADVOGADOS E OS ESTUDANTES DE DIREITO? NATAL PESQ. Nº25/2008.
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
EXPECTATIVA DE CONSUMO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 RECIFE PESQ. Nº 028/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO CONSUMO DE PRODUTOS PIRATAS RECIFE PESQ. Nº 027/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO ESTADUAL DE PERNAMBUCO – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 005/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 018/2009.
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR RECIFENSE SOBRE A TRIBUTAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
PESQUISA DE OPINIÃO A SAÚDE DO RECIFENSE – HÁBITOS E ESCOLHAS SAUDÁVEIS RECIFE PESQ. Nº 006-A/2010.
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Secretaria Municipal de Educação
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
PESQUISA CULTURA DA SEXUALIDADE RECIFE PESQ. Nº 038/2009.
CONFRARIA DA EDUAÇÃO PESQUISA BULLYING Novembro / 2009
PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 015/2009.
PESQUISA CULTURA DA SEXUALIDADE SALVADOR PESQ. Nº 039/2009.
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011.
INTELIGÊNCIA POLÍTICA DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 012/2010 REGISTRO TSE: Nº11.639/2010; TRE: 21026/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO MUNICIPAL DO RECIFE – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 20/2009.
DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
PESQUISA DE OPINIÃO O RECIFENSE NO CARNAVAL 2010 RECIFE PESQ. Nº 004/2010.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Pesquisa de Marketing Caso: Pesquisa eleitoral – São Paulo 2008
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Empresa Linha Agrícola Linha Industrial Linha Rodoviária
ELEIÇÕES PARA COLEGIADO ESCOLAR NA EE LINO VILLACHÁ
Brasil: o País do futebol – O que pensa os recifenses sobre o futebol? RECIFE RECIFE PESQ. Nº 013/2013.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 05 a 07 de Outubro de 2013.
Estatística Descritiva (I)
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSAM OS ADVOGADOS E OS ESTUDANTES DE DIREITO? NATAL PESQ. Nº25/2008.
PESQUISA – ALUNOS DO PRONATEC RECIFE RECIFE PESQ. Nº 002/2014.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
Técnicas de amostragem
Junho / 2014.
PESQUISA – O uso da bicicleta no dia a dia RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-b/2014.
RESULTADO DA PESQUISA SALARIAL COM ENGENHEIROS DA CSN
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
PESQUISA – COPA DO MUNDO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-a/2014.
Metodologia Objetivo Geral Levantar entre os brasileiros suas percepções sobre vacinação e doenças pneumocócicas Período de Campo De 17 a 22 de julho.
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
PESQUISA – O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA OPINIÃO DO RECIFENSE RECIFE PESQ. Nº 069.3/2013.
O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO
PESQUISA – CARNAVAL 2014: A expectativa do recifense RECIFE PESQ. Nº 006/2013.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
PESQUISA – PASSAPORTE RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-d/2014.
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 001/2014.
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
A pesquisa na área política
Aula 2: Fontes primárias
PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO PARTE II RECIFE PESQ. Nº 035.2/2009.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 051/2009

ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Estado de Pernambuco. DATA DA COLETA: 06 e 07 de outubro de UNIVERSO: Advogados que atuam nos Fóruns e Tribunais do estado de Pernambuco. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem por cotas em pontos de fluxos estratégicos. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 658 entrevistas. FONTE: A amostra foi definida com base nos registros da OAB.

ANÁLISE 1.Não realizamos a análise comparativa desta pesquisa com as outras já realizadas, em razão de que esta aplicou questionários nas principais cidades do estado – considerando o número de advogados por região/cidade. 2.A administração de Jayme Asfora é aprovada por 74,4% (Ótimo/Bom) dos entrevistados. Isto evidencia e comprova que Jayme Asfora tem capital político/eleitoral para eleger o seu sucessor. 3.A afirmação acima é comprovada em razão de que Henrique Mariano, candidato apoiado por Jayme, na votação estimulada, obtém 33,6%. O principal oponente de Henrique Mariano, neste instante, é Ricardo Correia, o qual obtém 23,9% de intenção de votos. Julio Oliveira obtém 15,2%. É importante destacar que 22% não responderam ou declararam não saber em quem votar. Podemos incluir estes entrevistados no universo dos indecisos. Deste modo, constatamos que os três candidatos podem crescer neste eleitorado. 4.Considerando que: 1) A administração de Jayme Asfora é aprovada por 74,4% dos entrevistados (Ótimo/Bom); 2) 40,3% dos pesquisados pretendem votar em um candidato apoiado pelo atual presidente da Ordem; 3) 28,7% não sabem quem é o candidato apoiado por Jayme Asfora, afirmamos que é possível a seguinte hipótese se concretizar, qual seja: Henrique Mariano crescer eleitoralmente.

ANÁLISE 5. Por outro lado, é importante ressaltar que Ricardo Correia, neste instante, considerando, inclusive, pesquisas anteriores, mostra obter, lentamente, capital eleitoral. Vejam que Ricardo Correia não tem o apoio do presidente da Ordem, mas, mesmo assim, está na segunda colocação. Deve-se considerar o fato de que Ricardo Correia deve não estar sendo encarado por parte dos eleitores como opositor a Jayme Asfora. Esta possível variável pode explicar a sua posição nesta pesquisa. Esta variável, caso seja comprovada, é uma ameaça à dianteira de Henrique Mariano. Este nosso raciocínio é factível, pois Júlio Oliveira, candidato opositor à gestão de Jayme Asfora, está na terceira colocação. Portanto, consideramos que fazer oposição ao atual presidente da Ordem não agrega votos. 6. É importante frisar três pontos: 1) Ricardo Correia está em empate técnico com Henrique Mariano junto aos advogados mais jovens; 2) Na pesquisa espontânea é constatado também empate técnico entre Henrique Mariano e Ricardo Correia; 3) No universo de 49,2% dos eleitores, os quais qualificam a administração de Jayme Asfora como boa, 27% votam em Ricardo Correia e 31% em Henrique Mariano. Estes resultados representam que a candidatura de ambos ainda não está consolidada junto aos eleitores; que não existe, junto ao eleitorado, euforia de vitória para ambos os candidatos; e que existe uma disputa acirrada entre Henrique Mariano e Ricardo Correia no universo dos que avaliam a gestão de Jayme como boa. Estes três indicadores nos proíbem de afirmar que a eleição da OAB já esteja decidida.

ANÁLISE 7. Consideramos, contudo, que o apoio do atual presidente da Ordem é fundamental para alavancar a candidatura de qualquer candidato. Porém, é necessário salientar que o eleitor precisa identificar qual candidato representa de fato a continuidade da administração de Jayme Asfora. Este é o principal desafio do candidato Henrique Mariano – ser identificado como candidato que pode dar continuidade aos feitos (de acordo com a avaliação do eleitorado) da administração de Jayme Asfora. Este ponto, envolve, inclusive, questões subjetivas de imagem. 8. Henrique Mariano é reconhecido como o candidato apoiado por Jayme Asfora? Os dados mostram que parte do eleitorado reconhece que sim – no universo dos eleitores que pretendem votar em um candidato apoiado por Jayme Asfora (40,3%), 68% declaram voto em Henrique Mariano. E 12% em Ricardo Correia. 9. Por fim, concluímos que neste instante, Henrique Mariano tem condições de vencer o pleito eleitoral. Mas as diversas pesquisas já realizadas mostram que o pleito não tem favoritos.

FORUNS PESQUISADOS

Perfil dos entrevistados: Sexo

Perfil dos entrevistados: Faixa etária

Perfil dos entrevistados: Renda

Perfil dos entrevistados: Classe socioeconômica

[P. 01] Quanto tempo você tem de advocacia plena?

[P. 02] Qual é a sua área de militância jurídica?

[P. 03] Você considera a gestão de Jayme Asfora à frente da OAB:

[P. 04] Em quem você gostaria de votar para presidente da OAB Pernambuco na próxima eleição?

[P. 05] Se a eleição para presidente da OAB Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? [ESTIMULADA]

[P. 05 versus IDADE e RENDA] Se a eleição para presidente da OAB Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? [ESTIMULADA] versus IDADE e RENDA

[P. 03 verus P.05] Se a eleição para presidente da OAB Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? [ESTIMULADA] versus Avaliação da gestão de Jayme Asfora frente a OAB.

[P. 06] Destes candidatos, qual deles tem o apoio do atual presidente da OAB Jayme Asfora? [ESTIMULADA]

[P. 07] Você pretende na próxima eleição da OAB votar em um candidato apoiado pelo presidente Jayme Asfora?

[P. 07 verus P. 05] Você pretende na próxima eleição da OAB votar em um candidato apoiado pelo presidente Jayme Asfora? versus INTENÇÃO DE VOTO

[P. 08] Você já ouviu falar em Henrique Mariano?

[P. 09] Você já ouviu falar em Ricardo Correia?

[P. 10] Você já ouviu falar em Júlio Oliveira?

[P. 11] O candidato a vice-presidência de uma dada chapa da OAB influencia o seu voto?

[P. 12] Você irá votar na próxima eleição da OAB?

[P. 12 verus P. 05] Você irá votar na próxima eleição da OAB? versus INTENÇÃO DE VOTO

INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU JANGUIÊ DINIZ PRESIDENTE JANYO DINIZ VICE-PRESIDENTE INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO/ADVOGADO PROF. DSc. ADRIANO OLIVEIRA PESQUISADOR/CIENTISTA POLÍTICO PROF. MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA MARIA AMANDA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA Rua Manuel Caetano, 132 – fone (81)