Eduardo Imamura Seratiuk Carlos José de Mesquita Siqueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem Matemática de Laminação a frio de alumínio Efeito do coeficiente de atrito sobre os Estados de Tensões Aluno I.C.: Fabio Augusto Fabozzi –
Advertisements

Ensino Superior 1.3 – Laminação a Frio de Alumínio Amintas Paiva Afonso Modelagem Matemática.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
USOS DO BIODIESEL: Ensaios Dinamométricos de Desempenho e Emissões
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Combustível Alternativo
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
Ônibus movido a Etanol.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Objetivo e metodologia de trabalho
Universidade Federal de Campina Grande
Comportamento de superfícies revestidas com filmes de carbono.
Fig. 2: Malhas de controle implementadas para o controle distribuído
Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo
SINDICOM Fundado em 1941, com sede no Rio de Janeiro
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Combustível limpo e inovador
Combustível limpo e inovador
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
CETESB Inventário de gases de efeito estufa São Paulo, 24 de setembro de 2010 Seminário sobre Mudanças Climáticas Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante.
Aluno: Manoel Reginaldo Fernandes
Orientador: Hosiberto Batista de Sant’Ana
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
Antonio José de Figueiredo
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DOS BIOCOMBUSTÍVEIS BRASILEIROS SOB O PRISMA DO PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Bolsista: Hellen Priscilla.
Logística de Distribuição do BIODIESEL
O Caminho do B5 ao B100 Ministério de Minas e Energia
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A.
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Projeto PN: DKTI-Biogás: Equipe: Osório de Brito (Coordenador) Fernando CS Milanez Péricles Pinheiro Luiz Carlos da Rocha (Consultor em.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
ESTADO DA ARTE Estudos sobre a produção de biodiesel indicam que a tecnologia de produção mais utilizada é o processo de transesterificação. Em relação.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Análise Horizontal e Vertical
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
BIODIESEL.
Denis A. F. de Souza1, Alvaro L. G. A. Coutinho2, José L. D. Alves1
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
TransMIT Área de Projeto Análise de Superfícies Nano Prof. Dr. André Schirmeisen Instituto de Física Aplicada Heinrich-Buff-Ring Gießen (Alemanha)
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Goiânia, 3 de abril de Variação real da economia goiana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS GÁS NATURAL E PETRÓLEO
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
1 PREVISÃO DE DEMANDA. 2 Previsão da Demanda É essencial para o planejamento estratégico das empresas, seja em vendas, produção, logística, materiais,
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Programas de Controle das Emissões Veiculares
Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Solventes de Petróleo.
1 Audiência Pública Aviso de Consulta e Audiência Pública n.º 18/2007 Especificação do óleo diesel de referência para ensaios de homologação de veículos.
Metodologia de Superfície de Resposta (RSM) (Montgomery,2005, cap. 11)
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Eduardo Imamura Seratiuk Carlos José de Mesquita Siqueira Avaliação de Superfície Quanto à Evolução do Atrito em Componentes de Bombas Injetoras de Combustível com a Utilização de Biodiesel Eduardo Imamura Seratiuk Carlos José de Mesquita Siqueira

Sumário Motivação Objetivos do Trabalho Aplicabilidades Metodologia Resultados Alcançados Conclusões Trabalhos Futuros

Motivação Preço do barril de petróleo cada vez mais alto; Aumento do nível de emissões de poluentes; Economia de combustível; Desenvolvimento sócioeconômico.

Motivação Fonte: TudoParaná

Objetivos do Trabalho Entender como a utilização do biodiesel afetará a lubricidade do diesel derivado de petróleo; Encontrar uma proporção que otimize a resposta tribológica das superfícies de componentes da bomba injetora.

Metodologia Utilização de 4 misturas de biodiesel/diesel e amostras puras dos dois combustíveis; Ensaios tribológicos realizados utilizando-se o Tribômetro Linear Recíproco; Avaliação do desgaste sofrido pela amostra.

Modelo evidenciando a geometria de contato Metodologia Modelo evidenciando a geometria de contato

Vista geral do equipamento de ensaio Metodologia Vista geral do equipamento de ensaio

Vista superior da montagem do ensaio Metodologia Vista superior da montagem do ensaio

Resultados Alcançados

Resultados Alcançados

Resultados Alcançados Os slides anteriores mostram as curvas do coeficiente de atrito com relação à distância percorrida. A execução dos ensaios e as análises posteriores demonstraram um menor coeficiente de atrito do biodiesel puro em relação ao Diesel Metropolitano. Tais resultados sugerem uma melhor lubricidade do B100 e, como conseqüência, uma menor taxa de desgaste. As misturas (B5, B10, B15 e B20) apresentaram tendências de estabilização em valores muito próximos para o coeficiente de atrito. A pouca variação de resultado do B5 em relação ao Diesel Metropolitano sugere que a pouca concentração de biodiesel na mistura não influiu em ganhos na redução do atrito, pelo contrário, observou-se um leve aumento em seu coeficiente. O B10 mostrou-se bastante instável e sem tendências de estabilização para a distância analisada. As misturas B15 e B20 apresentaram dados bastante dispersos dos quais é razoável esperar que um nível maior de desgaste esteja ocorrendo entre os materiais em contato deslizante.

Benefícios Sociais e Econômicos Por ser originado do processamento de óleos vegetais, mais especificamente do óleo de soja neste trabalho, a implementação do biodiesel gerará uma demanda dessa matéria-prima. Assim, com a utilização do biodiesel na matriz energética brasileira, novos postos de trabalho, diretos e indiretos, serão gerados contribuindo com o sustento de milhares de pessoas. Como conseqüência direta, promove o desenvolvimento da região produtora da matéria-prima, acelerando o seu desenvolvimento sócio-econômico.

Conclusões Resultados preliminares apresentados nesse artigo demonstram a evolução do coeficiente de atrito para diversas misturas de biodiesel/diesel, assim como para o diesel e biodiesel puro. Foram verificados resultados semelhantes para as misturas e uma melhor resposta do B100 devido à suas boas características lubrificantes.

Trabalhos Futuros Avaliação do desgaste do material; Caracterização da superfície das amostras (avaliação de microestrutura e integridade dos revestimentos); Utilização de amostras revestidas com DLC.