Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Advertisements

Gosta de gráficos e estatísticas? Webalizer é perfeito para você!
Comunidades de Aprendizagem
PROJETO ORNITOLÓGICO VIRTUAL
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
ISO/IEC (SPICE): Resumo, Situação Atual e Participação do Brasil
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Animação na Web De elementos de design a um meio de
SRC - DIS–UNIFESP/EPM Home-page e Sistema Administrativo Setor de Redes de Computadores Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São.
Valéria Maria Lauande Março/2010
Eng. Marcelo Moretti Fioroni Orientado
Interação Homem-Máquina
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
TSP – The Team Software Process
Contexto de Educação a Distância
Carlos H. Marcondes Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense.
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Profa. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto, Dr. Eng
INTERNET Rede Mundial de Comunicação
USB - Universal Serial Bus
Internet: conceitos básicos
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP UNIFESP 1 Métodos Quantitativos Aplicados à Informática em Saúde II Absolute.
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia
Reutilização de Software
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Curso de Programação em C++
Desenho de Interface para Sistema de Armazenamento e Distribuição de
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Por que Apache CloudStack?
Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Research of Dynamic SOA Collaboration Architecture
Profa. Reane Franco Goulart
André Luiz Malvezzi Departamento de Física Faculdade de Ciências UNESP - Bauru Física na Web: Alguns “sites” que todo físico precisa conhecer Outubro -
Usabilidade, funcionalidade e estética
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Os Astros.
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Linguagem de Programação II
Ambientes Virtuais AVATARES Carlos Pereira Nº6498 João Rodrigues Nº6121.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Gizmo 3d solução interactiva
Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS
Baixando e instalando fontes Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina de Expressão.
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
Introdução à Interação Humano- Computador
Biometria: Aquário DFM - UFRPE. Projeto Aquário Simulação de ambientes ecológicos Áreas de Conhecimento –Simulação de Ecologia Populacional –Teoria de.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Miguel Rodrigues Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008.
Animação na Web De elementos de design a um meio de transmissão de conteúdos.
ARToolkit Ademir José de Carvalho Junior Danilo Cavalcanti Torres
Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Uma Visão Crítica.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
1 PSP/TSP Definições e Questões Jones Albuquerque
Um Sistema Peer-to- Peer para Armazenamento Distribuído de Arquivos Daniel Mauricio Sthor Lauro Luis Costa Lucas Nascimento Ferreira Departamento de Informática.
Engenharia de Software
Laboratório de Sistemas Integráveis Escola Politécnica Universidade de São Paulo Escola Politécnica Universidade de São Paulo.
Comunicação Assíncrona em Equipes Distribuídas: Requisitos e Meios Utilizados Cleyton Carvalho da Trindade Universidade Federal de.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto Simulação Humana Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto

Simulação Humana A Simulação Humana em Tempo Real envolve a construção de modelos digitais de humanos para a análise dos efeitos por eles sofridos em um certo ambiente. das tarefas impostas ao elemento humano.

A análise em tempo real possibilita que mais situações sejam analisadas interativamente em menos tempo e a diagnosticação de problemas concernentes à realização

Esse novo conceito de projeto do trabalho e dos meios de produção demanda um ferramental capaz de tratar uma imensa quantidade de dados qualitativos e quantitativos como, por exemplo: fatores individuais (internos), ambientais (externos), carga de trabalho, características ergonômicas dos postos de trabalho etc.

O uso desse tipo de ferramenta aporta os benefícios da realidade virtual e da computação gráfica a aplicações nas áreas de projeto de Instalações Industriais e na concepção, avaliação e implantação de sistemas de produção

. É inconcebível que o projeto e avaliação dos modernos sistemas produtivos não considerem o elemento humano como essencial ao seu sucesso

ferramenta Jack da EAI possibilita a inserção de figuras humanas com alta precisão biomecânica em um ambiente virtual interativo.

As bibliotecas de dados antropométricos podem ser personalizadas de acordo com a população em estudo, garantindo que as soluções reflitam as especificidades antropométricas da mesma.

. A criação de postos e rotinas de trabalho, através de simulações em tempo real e mock-ups digitais permitem uma avaliação mais precisa e mais rápida em termos de esforço físico, dificuldades de alcance e visão, capacidade física etc

A rapidez é essencial para o desenvolvimento de análises de situações de trabalho, dada a imensa quantidade de dados, o que muitas das vezes inviabiliza uma avaliação mais profunda.

O uso da simulação humana demonstra o pioneirismo dos grupos SimuCAD e Ergo&Ação no desenvolvimento de projetos que considerem o elemento humano na sua concepção.

Estudo de zonas de movimentação para um posto de trabalho sentado Grupo no Brasil que trabalha com simulação humana : Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Grupo SimuCAD - Simulação & CAD Estudos de Usabilidade Usando CADExemplo de Estudo Ergonômico das Zonas de Alcance do Trabalhador no seu Posto de Trabalho O local onde o trabalhador exerce suas tarefas deve ser o mais adequados para assegurar seu conforto. Postos de trabalho mal projetados acarretam muitas doenças do trabalho como, por exemplo, as lesões por esforço repetitivo (LER). Um exemplo bem conhecido dessas doenças é a conhecida "doença dos digitadores". Um estudo de zonas de alcance procura dimensionar corretamente o posto de trabalho para que tudo esteja ao alcance do trabalhador que assim não tem que esforçar o corpo além da sua capacidade natural. Estudo ergonômico de zonas de movimentação para um posto de trabalho em pé Estudo de zonas de movimentação para um posto de trabalho sentado

Human Simulation Web -sites Jack Software= http://www.ugs.com/ Virtuality Group plc = http://www.Virtuality.com/newindex.htm Boston Dynamics Inc = http://www.bdi.com Profs. Thalmann and Marilyn = http://ligwww.epfl.ch/~thalmann/research.html MIRALab = http://miralabwww.unige.ch/ Kris Thorisson's humanoid agents -Gandalf = http://www.media.mit.edu/~kris SGI's Silicon Studio = http://www.studio.sgi.com/Features/PerfAnimation Richard Cray's Performance animation page = http://users.aol.com/recray/perfanim.htm ParaGraph = http://www.paragraph.com Alias/Wavefront = http://www.alias.com SoftImage = http://www.microsoft.com/Softimage/ Talk with Julia = http://fuzine.mt.cs.cmu.edu/mlm/julia.html Athletics = http://www.cc.gatech.edu/gvu/animation/ FIOH = http://paja.occuphealth.fi/t/4560/vwvw.htm Smithsonian Institution= http://web4.si.edu/jack/jack.htm Multi-user Worlds featuring avatars: Living Worlds (standardization) = http://www.livingworlds.com Black Sun and Lycos's = http://www2.blacksun.com/pointworld Worlds Inc's Alphaworld and Worlds Chat = http://www.worlds.net/

Chaco's MUD = http://www.chaco.com OnLive's Utopia = http://www.onlive.com Sony's Virtual Society = http://vs.sony.co.jp/VS-E/ ParaGraph's Castle = http://www.paragraph.com Oz Interactive's Sputnik = http://www.oz-inc.com Dimension X = http://www.dimensionx.com and the Intel site = http://its.intel-inside.com Universal Avatars = http://www.velocitygames.com/avatar/avatar.html AI and Simulation at the University of Arizona = http://cactus.ece.arizona.edu High-end real-time 3D companies: Division = http://www.division.com Superscape = http://www.superscape.com MultiGen = http://www.multigen.com Paradigm = http://www.paradigm.com Sense8 = http://www.sense8.com Gemini = http://www.gemini.com Coryphaeus = http://www.coryphaeus.com Deneb Robotics = http://www.deneb.com Univerisity of Washington HIT lab = http://www.hitl.washington.edu http://www.fou.telenor.no'Tele/VR/ http://peipa.esssex.ac.uk/gesture

Microsoft = http://www.microsoft.com/softimage/news/events/Osmose skeletal animation software, 3D modeling software, 3D animation software: Nichimen Graphics = http://www.nichimen.com http://zeppo.cs.ubc.ca:5656 VET = http://www.isi.edu/isd/VET/vet.html McDonnell Douglas Human Modeling System (MDHMS) = http://pat.mdc.com/LB/LB.html ANSI = http://www.ansi.org ASPECT = http://argo.umtri.umich.edu/library/wip/biosci.html ASTM = http://www.astm.org CARD = http://www.al.wpafb.af.mil/~cardlab/home.html http://www.al.wpafb.af.mil:80/~cardlab/survey_data.html (Surveys Page) http://www.al.wpafb.af.mil:80/~cardlab/internat_data.html (International Surveys) http://www.al.wpafb.af.mil:80/~cardlab/cockpit_accom.html (Multivariate Method) CSERIAC = http://www.dtic.dla.mil/iac/cseriac/cseriac.html

Cyberware = http://www.cyberware.com DATA2000 = http://www.cdc.gov/nchswww/d2000ms.htm DoT = http://www.dot.gov ISO = http://www.hike.te.chiba-u.ac.jp:80/ikeda/ISO/home.html ISO-JTC = http://www.x3.org:80/jtc1/jtc1org.html JACK = http://hms.upenn.edu (you probably know this one) MATRIS = http://dticam.dtic.dla.mil/www/welcome.html MPEG-4 SNHC = http://www.es.com/mpeg4-snhc NASA = http://www.nasa.gov/hqpao/hqpao_home.html NCAC = http://www.ncac.gwu.edu/ NCHS = http://www.cdc.gov/nchswww/nchshome.htm NHANES = http://www.cdc.gov/nchswww/nhvideo.htm NHTSA = http://www.nhtsa.dot.gov

NIOSH = http://www. cdc. gov/niosh/homepage. html NIST = http://www NIOSH = http://www.cdc.gov/niosh/homepage.html NIST = http://www.nist.gov RAMSIS = http://www.lfe.mw.tu-muenchen.de/~arlt/ramsis.html and http://arielle.informatik.uni-kl.de:8000 SAE = http://www.sae.org SAE-G13 = http://pat.mdc.com/LB/SAE.htm SAE-CRP = http://www.sae.org/NETWORK/coopres.htm SAE-TSB = http://www.sae.org/NETWORK/tecstand.htm TNO = http://www.tno.nl

Referencias Daniel Braatz http://www.simucad.dep.ufscar.br/ptbergo2.htm