FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

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Transcrição da apresentação:

FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA

O LEGADO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988: A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL NA CONTRAMÃO DO NEOLIBERALISMO

A Seguridade Social na Constituição de 1988: Princípios e Diretrizes Cobertura: previdência, saúde, assistência social (LOAS) e seguro-desemprego Princípios Direito Social e Cidadania Direito Universal Seguridade : acesso independente da contribuição Financiamento ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL ESTÁ ESTRUTURADO A PARTIR DE FONTES VINCULADAS: criação da CSLL criação do COFINS Contribuição de Empregados e Trabalhadores sobre a Folha de Salários Recursos Fiscais da União Outros

A Seguridade Social na Constituição de 1988 A Previdência Social PRINCIPAIS MEDIDAS RGPS : equiparação rurais e urbanos Estabelecimento de piso de 1 salário mínimo (SM) “Irredutibilidade do valor do benefício” em relação à ativa Reposição do valor dos benefícios (SM) : perdas entre 1979 e 1984 Cálculo do valor dos benefícios: últimas 36 contribuições corrigidas monetariamente Abono anual : 13º benefício

A Seguridade Social na Constituição de 1988 A Previdência Social REGRAS PARA APOSENTADORIA DEFINIDAS EM 1988 Aposentadoria por tempo de serviço: manutenção das regras vigentes : 35 anos (homens) e 30 anos (mulher) de “TEMPO DE SERVIÇO”. Não houve acordo na ANC para a introdução da idade mínima de 55/50 anos Aposentadoria por idade (INSS urbano): manutenção das regras vigentes - Inss Urbano 65 anos (homens) e 60 anos (mulher) Aposentadoria por idade (INSS rural): 60 anos (homens) e 55 anos (mulher) Aposentadoria proporcional: após 30 anos (homens) e 25 anos (mulher) Contagem recíproca : rural e urbano

RESULTADO SOCIAL DA PREVIDÊNCIA A PARTIR DE 1988

AMPLIAÇÃO DA COBERTURA Estoques de Benefícios em Manutenção (1980-2005) Fonte: Guilherme Delgado – Apresentação ppt Fórum Previdência.

A Seguridade Social e a Redução da Pobreza dos Idosos - 2003 IPEA – Brasil Estado de Uma Nação. 2006- Milko Matijascic.

Pobreza dos Idosos – OCDE Tafner, 2007 Ipea td1264

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE FHC: DESMONTE DO LEGADO DE 1988

A Emenda Constitucional 20/98 e Outras Medidas Adotadas entre 1994 e 2002 Desvinculação do benefício da previdência superiores ao piso ao salário mínimo (Lei 8880/94 – Plano Real e Lei 9.032/95) Cálculo dos benefícios: média dos salários desde 1994 (antes: média últimos 36 meses) Eliminação da Aposentadoria Proporcional Estabelecimento de Teto Nominal (hoje em R$ 2.894,28)

A Emenda Constitucional 20/98 e Outras Medidas Adotadas entre 1994 e 2002 Introdução da aposentadoria por “tempo de contribuição” : 35 anos (homem) e 30 anos para Mulher (antes: aposentadoria por “tempo de serviço”) Aposentadoria por “idade”: 65 anos (homem) e 60 anos (mulher) e 15 anos de contribuição “Fator Previdenciário” (1999) para quem tem 35/30 anos de contribuição e não tem 65/60 anos. Posterga a aposentadoria; representa idade mínima para as aposentadorias por “tempo de contribuição”.

OS RESULTADOS DA REFORMA DE 1998: DESCONSTRUINDO OS MITOS

- O mito da ausência de Idade Mínima - Reforma de 1998 e Redução do ritmo de aposentadorias por tempo de contribuição Delgado e Outros,2006 – Ipea td 1161.

O papel do fator Previdenciário na Postergação das Aposentadorias por Tempo de Contribuição - HOMENS Delgado e Outros,2006 – Ipea td 1161.

O papel do fator Previdenciário na Postergação das Aposentadorias por Tempo de Contribuição - MULHERES Delgado e Outros,2006 – Ipea td 1161.

O Papel do Fator Previdenciário na Redução do Valor da Aposentadoria - HOMENS Delgado e Outros,2006 – Ipea td 1161.

O papel do fator Previdenciário na Redução do Valor da Aposentadoria - MULHERES Delgado e Outros,2006 – Ipea td 1161.

- O mito da Aposentadoria Precoce - Idade do Beneficiário no Momento da Concessão da Aposentadoria (Por Idade e por Tempo de Contribuição) Paises Idade Média   de Aposentadoria Belgica 58,10 Argentina 60,10 Espanha 61,40 Canadá 62,40 Finlândia 60,30 Chile 61,70 França 58,70 Costa Rica Itália 60,40 México 69,80 Noruega 63,10 Estados Unidos 63,90 Portugal 64,50 China 60,00 Rússia 58,30 Hong kong 60,80 Suécia 63,20 Índia 57,70 Suiça 64,90 Japão 66,80 Reino Unido BRASIL (1) (1) Novas aposentadorias 2006 ; tempo de contribuição e idade

O Mito da Generosidade da Previdência Brasileira Após a EC 20/98 as regras da previdência passaram a ser equivalentes ou mesmo mais restritivas que a de muitos países desenvolvidos Essas restrições são mais severas e paradoxais no contexto sócio-econômico e demográfico do Brasil

Brasil: Terceira Pior Distribuição de Renda do Mundo Tafner, 2007 Ipea td1264

Brasil: PIB per capita BRASIL 7.790,00 Tafner, 2007 Ipea td1264 Paises   (US$) EUROPA AMÉRICAS Alemanha 27.756,00 Argentina 12.106,00 Belgica 28.335,00 Canadá 30.677,00 Espanha 22.391,00 Chile 10.274,00 Finlândia 27.619,00 Costa Rica 9.606,00 França 27.677,00 México 6.290,00 Itália 27.119,00 Estados Unidos 37.562,00 Noruega 37.670,00 ÁSIA Portugal 18.126,00 China 4.020,00 Rússia 9.230,00 Hong kong 24.850,00 Suécia 26.750,00 Índia 2.800,00 Suiça 30.552,00 Japão 25.130,00 Reino Unido 27.147,00 BRASIL 7.790,00 Tafner, 2007 Ipea td1264

Brasil: Esperança de Vida ao Nascer Paises Esperança de Vida ao Nascer (anos)   Homens Mulheres EUROPA AMÉRICAS Alemanha 76,40 82,10 Argentina 71,60 79,10 Belgica 76,50 82,70 Canadá 78,20 83,10 Espanha 83,80 Chile 75,50 81,50 Finlândia 76,00 82,40 Costa Rica 81,20 França 76,60 83,50 México 72,40 77,40 Itália 77,50 83,60 Estados Unidos 75,20 80,60 Noruega 77,80 82,50 ÁSIA Portugal 74,60 China 69,10 73,50 Rússia 58,70 71,80 Hong kong 77,30 82,80 Suécia 78,60 83,00 Índia 63,60 64,90 Suiça Japão 85,00 Reino Unido 76,70 BRASIL 68,10 Tafner, 2007 Ipea td1264

INFORMALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO Composição da ocupação não agrícola segundo posição na ocupação – Brasil – 1989-2005 % Posição na Ocupação 1989 1999 2005* Empregados com carteira 51,9 42,7 45,0 Empregados sem carteira 14,9 17,4 17,5 Conta-própria 18,4 22,5 20,7 Empregador 4,3 4,6 4,5 Não remunerado 2,1 2,9 2,7 Serviço doméstico 8,4 9,9 9,6 Total 100,0 Fonte: Baltar (2003) para os anos de 1989 e 1999 e IBGE/PNAD para o ano de 2005. * Para tornar a série histórica compatível, foi excluida a área rural da região norte. Elaboração Tiago de Oliveira.

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PREVIDÊNCIA SOCIAL UM NOVO OLHAR E UMA NOVA GESTÃO

HISTÓRICO RECENTE 26 anos de Estagnação da Economia Desorganização do Mercado de Trabalho Desemprego e Trabalho Informal e Precário Queda dos rendimentos dos assalariados Queda da massa de salários Queda da arrecadação da previdência que incide sobre a massa de salário do mercado formal urbano

IMPACTOS DA ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA NAS CONTAS DA PREVIDÊNCIA Caso o PIB entre 1995 e 2005 tivesse crescido 0,5% a mais ao ano estima-se* que a a receita de Contribuição de Empresas e Trabalhadores seria pelo menos 5% maior que a atual. Caso o PIB entre 1995 e 2005 tivesse crescido 2,5% a mais ao ano, só a receita de Contribuição de Empresas e Trabalhadores seria capaz de cobrir todos as despesas previdenciárias (excetuando-se as despesas assistenciais). *Estimativa feita pelo DIEESE a partir da evolução histórica da arrecadação da previdência

O CRESCIMENTO ECONÔMICO E A PREVIDÊNCIA AUMENTO DA ARRECADAÇÃO DA PREVIDÊNCIA QUE INCIDE SOBRE A MASSA DE SALÁRIO DO MERCADO FORMAL URBANO AUMENTO DA MASSA DE SALÁRIOS AUMENTO DOS RENDIMENTOS DOS ASSALARIADOS REDUÇÃO DO DESEMPREGO E AUMENTO DA FORMALIZAÇÃO RE-ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO CRESCIMENTO ECONÔMICO

PIRAMIDE ETÁRIA BRASILEIRA - 2000 Fonte: IBGE

JANELA DE OPORTUNIDADE COMO INCLUIR OS QUE ESTÃO FORA DA PREVIDÊNCIA? A FORMALIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A PREVIDÊNCIA A atual pirâmide etária brasileira não é um problema para a previdência, mas sim uma JANELA DE OPORTUNIDADE para o pais A QUESTÃO POSTA É: COMO INCLUIR OS QUE ESTÃO FORA DA PREVIDÊNCIA? Fonte: IBGE

A FORMALIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A PREVIDÊNCIA Do total dos Ocupados: 41 milhões são contribuintes (47%) 46 milhões não contribuintes (53%) Se o número de contribuintes atingisse 50% dos ocupados a Receita Anual de Contribuição seria acrescida de cerca de R$ 3 bilhões*. * Incremento calculado a partir da contribuição mínima (salário mínimo) nos percentuais médios de contribuição

GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA DA PREVIDENCIA SOCIAL PÚBLICA PRINCÍPIOS: . FORTALECIMENTO DO CONCEITO DE SEGURIDADE SOCIAL . PREVIDENCIA COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS . TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS . GESTÃO COM FOCO NAS RECEITAS (PELA INCLUSÃO) . GESTÃO QUADRIPARTITE da Previdência Social, com participação e poder decisório dos trabalhadores e transparência das contas para a população