José Gildo de Araújo Júnior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Colégio Batista Brasileiro
Platão e a Teoria das Idéias
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Galileu Galilei.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
A necessidade de nascer de novo
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Percepção do Espaço Pela Criança
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Um Cientista na Terra da LUZ
Teorias do conhecimento
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
H ISTÓRIA DO P ENSAMENTO P EDAGÓGICO. O capítulo 6 do livro se inicia dando uma breve ilustração do cenário econômico europeu dentre os séculos XVI e.
HUMILDADE X ORGULHO.
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
Orientação Técnico-Pedagógica
Permutação Simples Definição: Seja M = {m1, m2, ... , mn} um conjunto com n elementos diferentes Chama-se de permutação simples toda sequência de n elementos.
Immanuel Kant
Platão e o mundo das Ideias
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
O SOL BRILHA MAIS ALÉM Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
A mais antiga das ciências
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Profª. Taís Linassi Ruwer
Cosmologia A Lógica do Universo.
O Coração de um Líder.
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.).
- Homem como animal político
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
WILLIAM SHACKESPEARE ( ) "Othello e Desdemona em Veneza"
TEORIA MODERNA DE COPÉRNICO
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Filosofia da Arte.
Magnitudes Estelares.
SITUAÇÕES.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
ARISTÓTELES E GALILEU.
Uma história escrita pela Luz Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
As bases da ciência moderna
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura de imagem
Filosofia moderna.
Integrantes do grupo: Fernanda Brasil, Gabriela Vilione, Giulia Fernandes, Iara Marubayashi, Mariângela Ribeiro, Samantha Gea, Sara Castaldine e Thatiane.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A construção do sentido
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
Filosofia Moderna.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

José Gildo de Araújo Júnior. O livro da natureza em galileu José Gildo de Araújo Júnior.

Tópicos 1 – Galileu. 2 – O livro da natureza EM Galileu. 3 – Metáfora 4 – Visão Crítica 5 – Discursão

1.GALILEU Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Itália, em 1564. Foi físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano teve um papel predominante na revolução científica.

1.1 Principais Contribuições de Galileu Princípio da inércia. Melhorou o telescópio refractor*, e utilizou em pesquisas astronômicas. Manchas solares, as montanhas da Lua, satélites de Júpter, os aneis de Saturno, as estrelas da via Láctea... ... Heliocentrismo* *refractor = aquele que refracta.

2. O Livro da Natureza EM Galileu "A metáfora mais famosa na obra de Galileu – e que encerra em si o nó da nova filosofia – é a do livro da Natureza escrito em linguagem matemática"

3. Metáfora “A filosofia está escrita nesse imenso livro que continuamente se acha aberto diante de nossos olhos (falo do universo), mas não se pode entender se antes não se aprende a compreender a língua, e conhecer os caracteres nos quais está escrito. Ele vem escrito em linguagem matemática e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem eles é rodar em vão por um labirinto escuro.” (Saggiatore,6)

4. VISÃO CRÍTICA A imagem do livro do mundo já possuía uma longa história antes de Galileu, dos filósofos da Idade Média passando por Nicolas de Cues chegando a Campanella. Galileu inicialmente não possuía essa forma de ver o mundo. “O mundo é um livro em que a inteligência eterna escreve os próprios conceitos”

( Arcimboldo )

4. VISÃO CRÍTICA "(...) não querem mais saber de levantar os olhos daqueles papeis, como se esse grande livro do mundo não fosse escrito pela natureza para ser lido por outros, a não ser por Aristóteles (...)" "(...)Esses, que se sujeitam a leis tão escritas, me fazem lembrar certas obrigações, às quais às vezes de brincadeira se restringem os caprichosos pintores, em querer representar o rosto humano (...) ora somenente de frutas ou de flores desta ou daquela estação, cujas BIZARRICES, embora proposta como divertimento, são belas e agradáveis(...)"

4. VISÃO CRÍTICA “(...) mas, se alguém, talvez por ter consumido todos os seus estudos em semelhante maneira de pintar quisesse depois universalmente concluir que qualquer outro modo de pintar seria imperfeito e criticável, certamente Cigoli e outros pintores ilustres ririam dele(...)"

mudo X alfabeto 4. VISÃO CRÍTICA "(...) e com pouquíssimos outros estudos se pode formar uma idéia bem perfeita: e isso é o alfabeto; e não há dúvidas de quem souber combinar bem essa e aquela vogal com essas e aquelas outras consoantes obterá respostas muito verdadeiras para todas as dúvidas (...)"

4. VISÃO CRÍTICA Para se chegar a totalidade do real, deve-se recorrer a uma combinação de elementos mínimos, como as cores ou as letras do alfabeto.

4. VISÃO CRÍTICA “Quem olha mais alto, se diferencia mais altamente e voltar-se para o grande livro da natureza, que é o próprio objeto da filosofia, é o modo para ergues os olhos(...)”

4. VISÃO CRÍTICA Galileu se coloca várias vezes para ironizar o velho modo de pensamento, nas quais as formas geométricas regulares devem ser consideradas mais nobres. A grande oposição se situa entre imobilidade e mobilidade, e é contra uma imagem de inalterabilidade da natureza que Galileu toma partido.

CONCLUSÃO