ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Jean-Jacques Rousseau
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Prof. Fernando Berardo Toscano
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ILUMINISMO.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Cursinho Popular Paulo Freire
Filosofia do Direito Capítulo 4
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Filosofia Professor Breno Cunha
O estado moderno Capítulo 17.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Unidade Poços de Caldas
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Platão: Filósofo grego utopista
CONTRATUALISTAS.
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Prof° Leandro Crestani
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
John Locke.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Filosofia e Política.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Jean-Jacques Rousseau ( )
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 9: As influências Modernas do Direito Natural: Grócio, Pufendorf, Hobbes, Locke e Rousseau. Professores: Ana Patrícia Rodrigues Pimentel Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo

CONTEXTUALIZAÇÃO DA MODERNIDADE -CAPITALISMO; -ASCENSÃO DA BURGUESIA; -FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS; -FORTALECIMENTO DA AUTORIDADE DO REI; -ALIANÇA ENTRE BURGUESIA, REIS E NOBREZA.

O ESTADO MODERNO: -NOÇÃO DE SOBERANIA; -BUROCRACIA ADMINISTRATIVA; -FORÇA MILITAR PERMANENTE; -LEIS E JUSTIÇA UNIFICADAS; -SISTEMA TRIBUTÁRIO; -IDIOMA NACIONAL.

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO: -TODO PODER PARA O REI; -PENSADORES FORMULARAM TESES PARA JUSTIFICAR O ABSOLUTISMO.

BASES DA REFLEXÃO DO DIREITO NA MODERNIDADE: -LIBERDADE INDIVIDUAL X ESTADO; -DIREITOS INDIVIDUAIS E FUNDAMENTAIS; -DIREITO NATURAL.

DIREITO NATURAL: -RECONHECIDO COMO EMANAÇÃO DA NATUREZA HUMANA; -A NATUREZA HUMANA É A FONTE DO DIREITO NATURAL;

-EXISTÊNCIA DO ESTADO DE NATUREZA; -CONTRATO SOCIAL COMO ORIGEM DA SOCIEDADE; -EXISTÊNCIA DE DIREITOS NATURAIS INATOS.

HUGO GRÓCIO FUNDADOR DA ESCOLA DO DIREITO NATURAL HUGO GRÓCIO FUNDADOR DA ESCOLA DO DIREITO NATURAL. -A RAZÃO É O GUIA DAS AÇÕES HUMANAS E FUNDAMENTO DO DIREITO; -A IDÉIA DE PACTO DEFINE AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS, INDIVÍDUOS E GOVERNOS E ENTRE ESTADOS SOBERANOS;

“OS PACTOS EXISTEM PARA SEREM CUMPRIDOS” -CONTRIBUIÇÃO PARA O DIREITO INTERNACIONAL.

SAMUEL PUFENDORF O HOMEM É UM SER SOCIAL POR NATUREZA SAMUEL PUFENDORF O HOMEM É UM SER SOCIAL POR NATUREZA. DIREITOS NATURAIS ABSOLUTOS: -NÃO CAUSAR DANO A NINGUÉM;

-TRATAR O OUTRO COMO UM IGUAL; -PROMOÇÃO DO BEM DO OUTRO -TRATAR O OUTRO COMO UM IGUAL; -PROMOÇÃO DO BEM DO OUTRO. PUFENDORF ANTECIPA AS CARACTERÍSTICAS DO INDIVIDUALISMO DO DIREITO BURGUÊS E LIBERAL.

THOMAS HOBBES OBRA: LEVIATÃ (1651) UNIDADE DO ESTADO: DISPUTA ENTRE PARLAMENTO E COROA INGLESA. -PENSAMENTO FRUTO DO RACIONALISMO CIENTÍFICO-MECANICISTA DO SÉC. XVII.

ESTADO DE NATUREZA -LIBERDADE TOTAL; -TODOS TÊM DIREITO A TUDO; -DESORDEM GENERALIZADA; GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS; -“HOMEM É LOBO DO HOMEM”.

A VIDA - O BEM PRIMÁRIO ESTÁ AMEAÇADO. COMO SAÍR DESTA SITUAÇÃO A VIDA - O BEM PRIMÁRIO ESTÁ AMEAÇADO. COMO SAÍR DESTA SITUAÇÃO? PELO PACTO – INSTITUIR UM PODER COMUM A TODOS.

-TRANSFERIR TODO PODER PARA O SOBERANO QUE TERÁ PODER ABSOLUTO E IRREVOGÁVEL SOBRE OS SÚDITOS, TORNANDO TODOS IGUAIS PERANTE A LEI.

O ESTADO DEVE SER FORTE PARA GARANTIR A PAZ O ESTADO DEVE SER FORTE PARA GARANTIR A PAZ. TODOS DEVEM OBEDECER AS LEIS FEITAS PELO SOBERANO. SÓ O SOBERANO PODE ELABORAR E REVOGAR LEIS.

A FINALIDADE DA LEI CIVIL É RESTRINGIR A LIBERDADE NATURAL DO HOMEM A FINALIDADE DA LEI CIVIL É RESTRINGIR A LIBERDADE NATURAL DO HOMEM. A LEI CIVIL É CRITÉRIO DO JUSTO E DO INJUSTO. ESTE ESTADO EXISTE PORQUE O HOMEM O CRIOU.

JOHN LOCKE OBRA: “DOIS TRATADOS SOBRE O GOVERNO CIVIL” NO ESTADO DE NATUREZA CADA UM É JUIZ EM CAUSA PRÓPRIA; INCERTEZAS, INSTABILIDADE, PARCIALIDADE, PODEM COMPROMETER O RELACIONAMENTO HUMANO.

DIREITOS NATURAIS -VIDA; -LIBERDADE; -PROPRIEDADE PRIVADA; -FAMÍLIA.

PARA GARANTIR OS DIREITOS NATURAIS AS PESSOAS CONSENTEM EM INTITUIR O ESTADO CIVIL. A AUTORIDADE É CONFIADA A ALGUNS PARA ESTES VELAREM PELOS DIREITOS DE TODOS.

O PODER ESTÁ FUNDAMENTADO NAS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E NÃO NO ARBÍTRIO DOS INDIVÍDUOS. LOCKE CONSIDERA O PODER LEGISLATIVO O PODER SUPREMO. LOCKE É CONSIDERADO O PAI DO INDIVIDUALISMO LIBERAL.

ROUSSEAU OBRA: “O CONTRATO SOCIAL” ESTADO DE NATUREZA: ESTADO DE INOCÊNCIA; “MITO DO BOM SELVAGEM”. -OS HOMENS FORAM INDUZIDOS A SAÍREM DO ESTADO DE NATUREZA PELO DESEJO, PELA NECESSIDADE E PELO TEMOR.

CONTRATO SOCIAL CRIA O ESTADO SOCIAL; O HOMEM RENUNCIA AOS DIREITOS PESSOAIS EM FAVOR DA COMUNIDADE; A NORMA NÃO É MAIS O INSTINTO, MAS A LEI.

O CIDADÃO É LEGISLADOR E SÚDITO AO MESMO TEMPO O CIDADÃO É LEGISLADOR E SÚDITO AO MESMO TEMPO. O POVO É A ÚNICA FONTE DO DIREITO E ÚNICO SOBERANO. “A OBEDIÊNCIA À LEI, QUE NÓS MESMOS PRESCREVEMOS, É A LIBERDADE”.

O SOBERANO É O CORPO COLETIVO QUE EXPRESSA, ATRAVÉS DA LEI, A VONTADE GERAL. DEMOCRACIA DIRETA E REPRESENTATIVA.