Fisiologia humana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transporte através da membrana
Advertisements

MEMBRANA PLASMÁTICA.
Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
Revestimentos Celulares
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Transportes Celulares (permeabilidade celular)
Profª Marcia Conceição de S. Silva
Transportes Celulares
A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
MOVIMENTO ATRAVÉS DAS MEMBRANAS
Biomembranas Envolve a célula, definindo seus limites;
Fisiologia Dinâmica das membranas Seminário capitulo 5 Grupo 1:
Mosaico Fluido – Singer e Nicholson Estrutura/Composição Química
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular
FISIOLOGIA É o estudo da matéria viva
A MEMBRANA PLASMÁTICA E OS TIPOS DE TRANSPORTE
Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo
Membrana Celular.
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
Transporte de Membranas e Bioeletricidade
Membrana Celular aspectos
MEMBRANA CELULAR - Transporte
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA
Biologia Professor Thomaz Nagel
Introdução à Fisiologia Humana
TRANSPORTE DE MEMBRANA
Permeabilidade Celular
Fundamentos Químicos da Vida
Membrana plasmática Professor Gabriel Cestari Vilardi.
Permeabilidade Celular: Transporte Através da Membrana
Transportes Celulares
Membrana Plasmática.
Membrana plasmática.
ÁGUA E ELETRÓLITOS Prof a Mestre Elis Fatel Material elaborado por Nathália Brandão.
Membranas Biológicas.
Membrana Plasmática e permeabilidade
Função Define os meios intra e extracelular
Lipídios Profa. Halene Maturana.
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES PROCESSOS NÃO MEDIADOS
HENEINE, I,F. Biofísica Básica, 2005
Sangue.
Membrana Plasmática e Citoplasma
Células e Fenômenos da Membrana
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
Sistema Cardiovascular
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
MEMBRANA CELULAR Essenciais para a vida da célula. Envolve a célula,
Disciplina de BHE Profa Dra Eleonora Picoli. Estrutura e funções.
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Mecanismos de transporte através da membrana
LÍQUIDOS CORPORAIS E MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Transporte através da Membrana Plasmática
Membranas Biológicas Aula I.
MEMBRANA PLASMÁTICA.
FISIOLOGIA HUMANA.
MEMBRANA PLASMATICA Toda a célula, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A membrana plasmática é tão fina (entre 6.
Membranas celulares. Membrana Celular Bicamada Lipídica Composição: Lipoprotéica.
MEMBRANA CELULAR: MODELO MOLECULAR Fernanda Moro Gabriel Bartholomeu Gabriela Siqueira Gabriela Chicrala Giovana Weckwerth Guilherme Nomoto Gustavo Lauand.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Caroline Pouillard de Aquino
Fisiologia da Membrana Celular.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
Transcrição da apresentação:

Fisiologia humana

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Bibliografia básica; Bibliografia complementar Avaliação Trabalho Encontro de Iniciação Científica do Centro do Paraná

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 01) Introdução à Fisiologia Humana 02) Fisiologia Celular 03) Unidade Neuromuscular 04) Sistema Nervoso Central 05) Sistemas sensoriais especiais 06) Sistema Circulatório 07) Liquidos corporais e os rins 08) Células sanguineas, imunidade e coagulação do sangue 09) O sistema respiratório 10) Sistema digestivo e metabólico 11) temperatura corporal 12) Endocrinologia e Reprodução 13) Fisiologia do Esporte

FISIOLOGIA CELULAR O entendimento das funções dos sistemas de órgãos exige profundo conhecimento dos mecanismos celulares básicos. Embora cada sistema se diferencie em sua função global, todos estão embasados por um conjunto comum de princípios fisiológicos; Princípios básicos de fisiologia: líquidos corporais (intra e extracelular), processos de transporte da membrana por meio da diferença de concentração, potencial elétrico, potencial de ação e sua propagação.

VOLUME E COMPOSIÇÃO DOS LIQUIDOS CORPORAIS H2O constitui proporção elevada do peso corporal; Quantidade total de H2O: água corporal total Ex: Homem 70 kg, a água corporal total é de 65% do seu peso. Contém, 45,5 Kg ou 45,5 litros de água. Mulheres possuem maior porcentagem de tecido adiposo que os homens, tendem a ter menos água corporal.

VOLUME E COMPOSIÇÃO DOS LIQUIDOS CORPORAIS A água total do corpo é distribuída entre 2 compartimentos orgânicos: LIC: LIQUIDO INTRACELULAR LEC: LIQUIDO EXTRACELULAR LIC: está contido dentro das células, correspondendo à 2/3 da água corporal total LEC: Fica fora das células e corresponde ao 1/3 restante da água corporal total. São separados pelas membranas celulares.

VOLUME E COMPOSIÇÃO DOS LIQUIDOS CORPORAIS LEC: é dividido em 2 compartimentos, o plasma e o liquido intersticial. Plasma: Liquido circulante nos vasos sanguíneos Liquido intersticial é o que verdadeiramente banha as células e é o maior dos subcompartimentos. Plasma e liquido intersticial: Estão separados pelas paredes capilares. Liquido intersticial é um ultrafiltrado do plasma, formado pelo processo de filtração através da parede capilar.

COMPOSIÇÃO DOS COMPARTIMENTOS HÍDRICOS ORGÂNICOS A composição dos líquidos corporais não é uniforme; LIC e LEC têm concentrações muito diferentes dos vários solutos. A composição do LIC e LEC são acentuadamente diferentes .

TABELA: Composição aproximada dos LIC e LEC Substancias e unidades Liquido extracelular Liquido intracelular Na+ 140 14 K+ 4 120 Ca2+ 5 1x10 -4 Cl- 105 10 HCO3 24 pH 7,4 7,1 Osmolaridade 290

Diferenças de concentração através das membranas celulares, entre o LIC e LEC 1) Substâncias que entram nas células são utilizadas rapidamente pelo sistema metabólico das células, e assim suas concentrações ficam reduzidas; Ex: [ ] de glicose e [ ] de oxigênio são mais baixas no interior da célula; 2) Transporte seletivo das substâncias através da membrana plasmática – Permeabilidade seletiva. Ex: Transporte de ions Na+ e K+

Membranas celulares As membranas celulares são compostas principalmente por lipídeos e proteínas . Lipidios: fosfolipídios, colesterol e glicolipideos. Alta permeabilidade das membranas celulares a substancias lipossolúveis, como dióxido de carbono, oxigênio, ácidos graxos e hormônios esteróides. Baixa permeabilidade das membranas a substâncias hidrossolúveis, como íons, glicose e aminoácidos.

Membranas celulares Componente proteico: consiste em transportadores, enzimas, receptores de hormônios, antígenos de superfície e canais para íons e água.

Componente fosfolipídico das membranas celulares Fosfolipidios: Consistem em um glicerol fosforilado (cabeça) e duas caudas de ácidos graxos. O glicerol é hidrofílico (hidrossolúvel) Caudas de ácidos graxos são hidrofóbicas (insolúveis em água). Orientação gera uma bicamada lípidica.

Componente fosfolipídico das membranas celulares

Componente protéico das membranas celulares As proteínas nas membranas podem ser integrais ou periféricas; Depende se atravessam a membrana ou se estão presentes somente em um dos lados. A distribuição das proteinas na bicamada lipídica é ilustrada pelo modelo do mosaico fluido.

Componente proteico das membranas celulares

Proteínas de membranas integrais Estão inscrustadas através de toda a membrana; Ancoradas à bicamada lipídica por interações hidrofóbicas; Algumas proteínas integrais são proteínas transmembranas: transpoem a bicamada lipidica uma ou mais vezes, assim ficam em contato com o LIC e com o LEC. Ex: Receptores para ligação de ligante, proteínas de transporte, poros, canais iônicos, moléculas de aderência celular e proteínas de ligação ao GTP (proteinas G).

Proteínas de membranas periféricas Não são ancoradas na membrana e não se ligam aos componentes da membrana celular; Ligam-se de modo frouxo, no lado intra ou extracelular da membrana celular por interações eletrostáticas

Transportes Transmembranas Transporte de substâncias através das membranas. Podem ser transportadas à favor do gradiente de concentração ou contra. À FAVOR: difusão, simples ou facilitada. CONTRA: Ativo, primário ou secundário. Primário: há necessidade de aporte direto de energia metabólica Secundário: ocorre utilização de aporte indireto de energia metabólica

Transportes Transmembranas PRESENÇA OU NÃO DE PROTEÍNA CARREADORA: Difusão simples: única forma de transporte que não é mediada por carreador. Difusão facilitada: transporte ativo primário e o transporte ativo secundário envolvem proteinas de membrana integrais e são chamados de transportes mediados por carreador.

DIFUSÃO SIMPLES

DIFUSÃO FACILITADA Ocorre a favor do gradiente de potencial eletroquímico, assim não necessita de energia. Utiliza um carreador de membrana. Ex: Transporte da D-glicose no músculo esquelético e nas células hepáticas pelo transportador GLUT4. O transporte de glicose pode ocorre enquanto a concentração de glicose sanguinea for maior do que a sua concentração intracelular e enquanto os carreadores não estiverem saturados.

DIFUSÃO FACILITADA

Transporte ativo primário Um ou mais solutos se movem contra o gradiente de concentração (se move da área de baixa concentração para a área de alta concentração). Necessita de energia – ATP

Transporte ativo primário

BOMBA DE NA+ e K+ Está presente nas membranas de todas as células. Bombeia Na+ do LIC para o LEC e K+ do LEC para o LIC; Cada íon se move contra seu respectivo gradiente de concentração; Responsável pela manutenção dos gradientes de concentração tanto para o Na+ quanto para o K+ através das membranas celulares, mantendo baixa concentração intracelular de Na+ e alta concentração intracelular de K+.

OSMOSE Fluxo de água, através da membrana semipermeável. Diferença das concentrações de solutos Estabelecem diferenças de pressão osmótica e isso faz a água fluir por osmose

OSMOSE

Bibliografia: CONSTANZO, L.S. FISIOLOGIA. 3 ed. Ed. Elsevier. Rio de Janeiro,2007.