AULA 10 FILME “TEMPO DE MATAR” E O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
ESTILÍSTICA MODALIDADES ESTILÍSTICAS FRASAIS AULA 6
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 10 TEMA 05: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO DATA:
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
AULA 11 TEMA 5: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO E DECISÃO SANEADORA
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 10 PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II PÁGINA 48 DATA:
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção
Geografia Brasileira Mr. Erich Lauer.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
SOCIEDADES SECRETAS.
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
Teorias da argumentação e discurso jurídico
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Teste de... GRAVIDEZ Vá clicando....
PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
Trabalho realizado por:
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Redação Publicitária III
A Narrativa e seus Elementos Básicos
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Comentário de opinião.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Tema objetivo da campanha função principal da campanha
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Profª. Taís Linassi Ruwer
Robert Alexy e Ronald Dworkin
CARTA DA TERRA Para crianças.
Pronomes Relativos.
O Dilema da Herança Leonardo Porto Filosofia da Educação.
Decálogo do Jovem Advogado Criminalista
Todos diferentes, todos iguais!
O mundo.
PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Racismo, Preconceito, Discriminação.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Prof. Douglas Fernando Blanco
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
TEXTO ARGUMENTATIVO O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar. Albert Einstein.
Eu te conheço? Num julgamento em Vassouras, o Promotor de Justiça chama sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Objetivo, Definições, Significado
Emoções Biologia e Cultura
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Transcrição da apresentação:

AULA 10 FILME “TEMPO DE MATAR” E O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR AULA 10 FILME “TEMPO DE MATAR” E O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR. GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO”. ANTÔNIO SUÁREZ ABREU(2005) PROFª MARISTELA DE SOUZA BORBA DATA: 13-10-2005 EQUIPE: PROFAS. KYLDES B VICENTE, MARISTELA S. BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

CONTEXTO JOHN GRISHAM, ADVOGADO PELA UNIVERSIDADE DE MISSISSIPI (USA), PUBLICOU “TEMPO DE MATAR” EM 1989 (SEU PRIMEIRO LIVRO), BASEADO EM UMA HISTÓRIA DE ESTUPRO REAL DE UMA CRIANÇA DE DOZE ANOS. HIPÓTESE: o que teria acontecido se o pai da menina se vingasse dos agressores

CONTEXTO TEMPO DE MATAR: 1996, USA CARL LEE (SAMUEL JACKSON) JAKE BRIGANCE (MATTHEW MCCONAUGHEY) ELLEN ROARK (SANDRA BULLOCK)

CONDIÇÕES DE ARGUMENTAÇÃO 1: TESE: QUE TIPO DE PROBLEMA ESSA TESE É A RESPOSTA PROBLEMA INICIAL: ASSASSINO DOS DOIS ESTUPRADORES TESE INICIAL: O PAI MATOU OS DOIS ESTUPRADORES DA FILHA DE DEZ ANOS ARGUMENTAÇÃO QUE GERA A TESE PRINCIPAL: PAI ESTAVA INSANO

CONDIÇÕES DE ARGUMENTAÇÃO 2: LINGUAGEM COMUM COM O AUDITÓRIO: ADAPTAR-SE ÀQUELES QUE NOS OUVEM, NESSE CASO O JURADO E O JUIZ

CONDIÇÕES DE ARGUMENTAÇÃO 3: CONTATO POSITIVO COM O AUDITÓRIO: GERENCIAMENTO DE RELAÇÃO, RESPEITANDO HIERARQUIAS E AGENDAS – JUIZ / ADVOGADO DEFESA NO TRIBUNAL

CONDIÇÕES DE ARGUMENTAÇÃO 4: AGIR DE FORMA ÉTICA – HONESTA E TRANSPARENTE NÃO MANIPULAR AS TESTEMUNHAS, PARA SE TER CREDIBILIDADE

CONVENCENDO AS PESSOAS PREPARAR O TERREMO PARA PROPOR A TESE PRINCIPAL TESE DE ADESÃO INICIAL/FATO: CARL LEE DESESPERADO DE ÓDIO MATOU OS ESTUPRADORES DA FILHA DE DEZ ANOS TESE PRINCIPAL: ELE ESTAVA INSANO – LOUCO, DEMENTE

RECURSOS DE PRESENÇA (HISTÓRIAS) E VISIBILIDADE HISTÓRIAS QUE DÃO VISIBILIDADE AOS ARGUMENTOS / ILUSTRAM A TESE QUE QUEREMOS DEFENDER

RECURSOS DE PRESENÇA E VISIBILIDADE ILUSTRAM A TESE QUE QUEREMOS DEFENDER -TÊNIS, LATAS DE CERVEJA, ARMA

PERSUADIR AS PESSOAS FAZER COM QUE AS PESSOAS FAÇAM ALGUMA COISA QUE QUEREMOS: PERSUADIR O JURADO DA INOCÊNCIA DE CARL LEE

PERSUDADIR AS PESSOAS GERENCIAR DE MANEIRA POSITIVA O RELACIONAMENTO COM O OUTRO: PEDIR AO JURADO PARA FECHAR OS OLHOS, IMAGINAR A CENA, CRIANÇA BRANCA

PERSUADIR AS PESSOAS EDUCAR A SENSIBILIDADE PARA OS VALORES DO OUTRO: FAZER OS JURADOS SENTIREM A CENA POR MEIO DA IMAGINAÇÃO DAQUELE ESTUPRO COM UMA CRIANÇA BRANCA

EMOÇÕES E VALORES EMOÇÕES DISFÓRICAS: RAIVA, MEDO, TRISTEZA EMOÇÕES EUFÓRICAS: AMOR E ALEGRIA

EMOÇÕES E VALORES VALORES CONCRETOS: DINHEIRO, COMIDA, CARRO VALORES ABSTRATOS: JUSTIÇA, AMIZADE E HONESTIDADE

HIERARQUIA DE VALORES (HVs) VARIA DE PESSOA PARA PESSOA, EM FUNÇÃO DA CULTURA, IDEOLOGIA, E HISTÓRIAS PESSOAIS. O AUDITÓRIO É CARACTERIZADO PELA HVs

HIERARQUIA DE VALORES (HVs) KU KLUX KLAN (KKK): NOS USA, A INTOLERÂNCIA RACIAL CRIOU EM 1866 NO SUL DO PAIS A KKK, SOCIEDADE SECRETA QUE LUTAVA PELA MANUTENÇÃO DA SUPREMACIA BRANCA.

HIERARQUIA DE VALORES (HVs) KKK: FAMOSA POR SUAS VESTES BRANCAS E POR SEUS CAPUZES, A KLAN ESPALHOU O TERROR ENTRE OS NEGROS E FOI RESPONSÁVEL POR MUITAS MORTES POR LINCHAMENTO.

HIERARQUIA DOS VALORES - HVs A HVs SE DÁ PELA ADESÃO A ELES: NEGROS DEFENDENDO NEGROS E BRANCOS DEFENDENDO BRANCOS (KKK) BRANCOS PEDEM PENA DE MORTE NEGROS PEDEM ABSOLVIÇÃO TODOS EXIGEM JUSTIÇA

RE-HIERARQUIZAR OS VALORES: ANALISAR O VALOR E SUBORDINÁ- LO A OUTROS DO AUDITÓRIO: IMAGINAR O ESTUPRO COM UMA CRIANÇA BRANCA

ALTERANDO A HVs PARA HIERARQUIZÁ-LOS TÉCNICAS LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO – PREMISSAS DE ORDEM GERAL UTILIZADAS PARA REFORÇAR A ADESÃO A DETERMINADOS VALORES.

ALTERANDO A HVs PARA HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE QUANTIDADE LUGAR DE QUALIDADE LUGAR DE ORDEM LUGAR DE ESSÊNCIA LUGAR DE PESSOA LUGAR DO EXISTENTE

ALTERANDO A HVs PARA HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE QUANTIDADE: RAZÕES QUANTITATIVAS: DADOS ESTATÍSTICOS DE NEGROS NAS CIDADES DO MISSISSIPI (26 a 30%; 40 a 45% ou até 70%);

ALTERANDO A HV PAR HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE QUALIDADE: CONTESTA A QUANTIDADE E VALORIZA O ÚNICO, O RARO. ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DO ADVOGADO DE DEFESA, O CACHORRO, É ÚNICO PARA ELE QUE NÃO DESISTIU DE ACHÁ-LO

ALTERANDO A HV PAR HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE ORDEM: SUPERIORIDADE DO ANTERIOR (O BRANCO) SOBRE O POSTERIOR (O NEGRO); DAS CAUSAS SOBRE O EFEITO, DOS PRINCÍPIOS SOBRE AS FINALIDADES (os princípios justificam os fins).

ALTERANDO A HV PAR HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE ESSÊNCIA: VALORIZA INDIVÍDUOS COMO REPRESENTANTES BEM CARACTERIZADOS DE UMA ESSÊNCIA: PROFESSOR DO ADVOGADO DE DEFESA; FAMOSO ADVOGADO DAS ESTRELAS DE CINEMA, PAI DE ELLEN ROARK - Sandra Bullock

ALTERANDO A HVs PARA HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DE PESSOA: SUPERIORIDADE DAQUILO QUE ESTÁ LIGADO ÀS PESSOAS

ALTERANDO A HVs PARA HIERARQUIZÁ-LOS LUGAR DO EXISTENTE: DÁ PREFERÊNCIA AO QUE JÁ EXISTE EM DETRIMENTO DAQUILO QUE NÃO EXISTE

COMENTÁRIOS FINAIS COMO PODEMOS REPENSAR O FILME “TEMPO DE MATAR” E A NOÇÃO “ARGUMENTAÇÃO?

COMENTÁRIOS FINAIS FILME POLÊMICO EM RELAÇÃO AO PRECONCEITO RACIAL, LUTA DE CLASSES, DIREITO DOS CIDADÃOS. RELATA UM POUCO DA HISTÓRIA DO PRECONCEITO RACIAL, DOS CONFLITOS DAS RAÇAS QUE HOUVE NO ESTADO DE MISSISSIPI (USA) - ANOS 60

COMENTÁRIOS FINAIS: ASSUNTOS RACISMO DA SOCIEDADE NORTE AMERICANA, MANIFESTADO DE FORMA VIOLENTA

COMENTÁRIOS FINAIS: ASSUNTOS CORAGEM DO ADVOGADO QUE, APESAR DAS AMEAÇAS E VIOLÊNCIAS SOFRIDAS POR SUA FAMÍLIA E AMIGOS, ENCARA OS PERIGOS DE SUA PROFISSÃO A FAVOR DE UMA CAUSA

COMENTÁRIOS FINAIS: ASSUNTOS ESTRUTURAS DAS CARREIRAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA MAGISTRATURA DOS EUA. VINCULAÇÃO POLÍTICA RETIRA A IMPARCIALIDADE, JULGAMENTOS TENDENCIOSOS NOS QUAIS NEM SEMPRE BUSCAM A VERDADE

COMENTÁRIOS FINAIS ARGUMENTAR: GERENCIAR RAZÃO E EMOÇÃO. É A ARTE DE CONVENCER E PERSUADIR CONVENCER: GERENCIAR INFORMAÇÃO À RAZÃO DO OUTRO, DEMONSTRANDO, PROVANDO PERSUADIR: SABER GERENCIAR RELAÇÃO, FALAR À EMOÇÃO DO OUTRO

COMENTÁRIOS FINAIS PERSUADIR FAZER COM QUE AS PESSOAS FAÇAM ALGUMA COISA QUE QUEREMOS: PERSUADIR O JURADO DA INOCÊNCIA DE CARL LEE

COMENTÁRIOS FINAIS SUGESTÃO DE FILME – O ADVOGADO DO DIABO Advogado (filho do diabo) de uma pequena cidade da Flórida (USA) é contratado pelo dono da maior firma de advocacia de Nova York (o diabo). O misterioso chefe sempre sabe como contornar cada problema e o advogado fica responsável pela defesa de um cliente acusado de triplo assassinato.