PRÉ-COLOMBIANOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS.
Advertisements

1 - Independências das nações latino-americanas:
A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
A América Pré-Colombiana
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
América Espanhola.
Independência da América Latina
Trabalho de História Maias Incas Astecas Alunas = Daiane e Odalia
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
A ocupação da América e do Brasil
Ideais Iluministas invadem a América
A independência da América espanhola
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
A Independência das Colônias Latino-americanas ( )
Sociedade Pré-colombiana
A Conquista dos Astecas
A América Espanhola Formação.
INDEPENDÊNCIAS LATINO- AMERICANAS
AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Processos de independência na América Espanhola
América Colonial.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Professor Bruno Barreira
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
“A conquista e a efetiva ocupação”
PRÉ-COLOMBIANOS 30/03/2017
Unidade 10 - HG: A colonização da América
As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa
Independência da América Espanhola
Os donos da terra.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Povos pré-colombianos
As Independências na América Latina
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Civilizações Pré-Colombianas
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
Civilizações Pré-Colombianas
Aula Independência na América Latina
A colonização espanhola na América
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Colonização das Américas
Habitantes (milhares)
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Independência na América ESPANHOLA
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Sociedades nativas da América
A América PréColombiana
Independência da América Espanhola
AMÉRICA COLONIAL Prof. Thiago.
Luta pela emancipação política nas Américas
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
AMERICANOS LUTAM POR LIBERDADE
A INDEPENDÊNCIA DA COLÔNIAS AMERICANAS DA ESPAPANHA
A AMÉRICA COLONIAL.
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS.
Transcrição da apresentação:

PRÉ-COLOMBIANOS

CULTURAS INDÍGENAS PRÉ-COLOMBIANAS

ALGUNS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS ALCANÇARAM UM ELEVADO GRAU DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL. TINHAM UMA SOCIEDADE BEM ORGANIZADA E VIVIAM DE FORMA HARMÔNICA COM A NATUREZA. ERAM POLITEÍSTA E CHEGARAM A FORMAR GRANDES CIVILIZAÇÕES. DESTAQUE PARA OS MAIAS, ASTECAS E INCAS.

MAIAS yucatan

AS CIDADES ERAM GOVERNADAS POR UM ESTADO TEOCRÁTICO AS CIDADES ERAM GOVERNADAS POR UM ESTADO TEOCRÁTICO. A ZONA URBANA ERA HABITADA PELOS NOBRES. TODAVIA, NÃO CHEGARAM A FORMAR UM IMPÉRIO MAS SIM, O QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE “CIDADES ESTADO”.

ERGUERAM PIRÂMIDES, TEMPLOS E PALÁCIOS, DEMONSTRANDO UM GRANDE AVANÇO ARQUITETÔNICO.

ELABORARAM UM EFICIENTE E COMPLEXO  CALENDÁRIO QUE ESTABELECIA COM EXATIDÃO OS 365 DIAS DO ANO.

USARAM UMA ESCRITA BASEADA EM SÍMBOLOS E DESENHOS (HIERÓGLIFOS).

DESENVOLVERAM A MATEMÁTICA, DESTAQUE PARA A INVENÇÃO DAS CASAS DECIMAIS E O VALOR ZERO.

NÃO CHEGARAM A FORMAR UM IMPÉRIO UNIFICADO, O QUE FAVORECEU A INVASÃO E DOMÍNIO DE OUTROS POVOS.

ASTECAS

POVO GUERREIRO. FUNDARAM NO SÉCULO XIV A IMPORTANTE CIDADE DE TENOCHTITLÁN (ATUAL CIDADE DO MÉXICO), NUMA REGIÃO DE PÂNTANOS.

DESENVOLVERAM VÁRIAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS, CONSTRUÍRAM OBRAS DE DRENAGEM AS CHINAMPAS (ILHAS DE CULTIVO).

FORMAVAM UMA SOCIEDADE HIERARQUIZADA COMANDADA POR UM IMPERADOR FORMAVAM UMA SOCIEDADE HIERARQUIZADA COMANDADA POR UM IMPERADOR. CAMPONESES, ARTESÃOS E TRABALHADORES URBANOS COMPUNHAM GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO A QUAL ERA OBRIGADA A EXERCER UM TRABALHO COMPULSÓRIO PARA O IMPERADOR, QUANDO ESTE OS CONVOCAVA PARA TRABALHOS EM OBRAS PÚBLICAS.

PRATICAVAM RITUAIS DE SACRIFÍCIO HUMANO PRATICAVAM RITUAIS DE SACRIFÍCIO HUMANO. ACREDITAVAM, QUE COM OS SACRIFÍCIOS, PODERIAM DEIXAR OS DEUSES MAIS CALMOS E FELIZES.

Possuíam um rico artesanato: tecidos, objetos de ouro, prata e artigos com pinturas.

O IMPÉRIO COMEÇOU A SER DESTRUÍDO EM 1519 COM AS INVASÕES ESPANHOLAS O IMPÉRIO COMEÇOU A SER DESTRUÍDO EM 1519 COM AS INVASÕES ESPANHOLAS. QUE DOMINARAM OS ASTECAS E TOMARAM GRANDE PARTE DOS OBJETOS DE OURO DESTA CIVILIZAÇÃO.

INCAS O TAHUANTISSUYU Não possuíam escrita e estabeleceram um Estado teocrático absolutista, tendo à frente o rei soberano (Inca).

No topo da pirâmide social estava o Inca (filho do Sol) Alta aristocracia: sacerdotes, burocratas, e os curacas (cobradores de impostos, chefes locais, juízes e comandantes militares) Camadas médias, artesãos, demais militares, camponeses e escravos.

SEGUNDO A LENDA ANDINA, FOI NAS ÁGUAS DO TITICACA QUE NASCEU A CIVILIZAÇÃO INCA.

A AGRICULTURA ERA A BASE DA ECONOMIA INCA; A ELA SE DEDICAVAM OS HABITANTES PLEBEUS DAS ALDEIAS. ESSA ATIVIDADE BASEAVA-SE NO CULTIVO DO O MILHO E DA BATATA.

DESENVOLVIMENTO DOS QUIPPOS (CONJUNTO DE NÓS E BARBANTES COLORIDOS), FUNDAMENTAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM COMPLEXO SISTEMA DE CONTABILIDADE..

RELIGIÃO: MISTURA DE CULTO À NATUREZA E CRENÇAS MÁGICAS RELIGIÃO: MISTURA DE CULTO À NATUREZA E CRENÇAS MÁGICAS. OS MAIORES TEMPLOS ERAM DEDICADOS AO SOL (INTI). REALIZAVAM SACRIFÍCIOS TANTO DE ANIMAIS COMO DE HUMANOS

A MENTALIDADE EUROPÉIA SUPERANDO SEUS MEDOS A Europa inventou a América e se reinventou com ela

O EMBATE

CONSELHO DAS ÍNDIAS: nomeação de Vice-reis, Capitães gerais e autoridades militares. OBS II : Nas colônias, o poder dos adelantados foi eliminado com a formação dos Vice-Reinos e posteriormente dos Capitães gerais. O TERRITÓRIO COLONIAL FOI DIVIDIDO EM QUATRO VICE-REINOS   1. Nova Espanha: rico em ouro e prata, já existia civilizações complexas e a base da economia já estava formada;

PRIMEIRO MOMENTO DA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA CARACTERÍSTICAS: PEQUENA PARTICIPAÇÃO DA COROA CONQUISTA COMANDADA PELA INICIATIVA PARTICULAR ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE CAPITULAÇÕES. Contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos

OBS: À medida que se revelavam as riquezas do novo mundo, a coroa foi centralizando o processo de colonização, anulando as concessões feitas aos particulares. ADELANTADOS

ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DA AMÉRICA ESPANHOLA CASA DE CONTRATAÇÃO: primeiro órgão estatal / criada em 1503, era responsável pelo controle de todo o comércio realizado com as colônias da América e foi responsável pelo estabelecimento do Sistema de PORTO ÚNICO.   OBS: A princípio o porto de Havana, anos depois os portos de Vera Cruz, Porto Belo e Cartagena. SISTEMA DE FROTAS ANUAIS (duas); proibição de barcos navegarem isoladamente.

2. Nova Granada: América Central, exceto México, economia baseada na agricultura; 3. Vice-reino do Peru e Bolívia: mineração de ouro e prata. A estrutura já estava montada. 4. Vice-reino do Prata (Paraguai, Uruguai, Argentina bacia do prata): economia baseada na pecuária. Criaram ainda 4 capitanias: Venezuela, Chile, Cuba, Guatemala.

Os Vice-Reis eram nomeados pelo Conselho das Índias e possuíam amplos poderes, apesar de estarem sujeitos à fiscalização das Audiências

CABILDOS ou AYUNTAMIENTOS: equivalentes às câmaras municipais, eram formadas por elementos da elite colonial, subordinados as leis da Espanha, mas com autonomia para promover a administração local e municipal.

A AMÉRICA ESPANHOLA Chapetones Criollos Mestiços Negros e Ameríndios CHAPETONES: Metropolitanos Ocupantes dos cargos públicos mais importantes Grandes proprietários. CRIOLLOS: Descendentes de espanhóis, nascidos nas colônias Excluídos dos cargos importantes Grandes e médios proprietários. NEGROS E AMERÍNDIOS: Submetidos às formas Compulsórias de trabalho: Mita e Encomienda - Ameríndios Escravidão - Negros MESTIÇOS: Filhos de espanhóis com negros ou ameríndios: Pequenos proprietários, trabalhadores livres. Chapetones Criollos Mestiços Negros e Ameríndios

FORMAS DE TRABALHO MITA: Fazia sorteio nas tribos para obter trabalhadores/ regime de trabalho sub-humano. Resultado: genocídio hecatombe demográfica, morte em grande quantidade de pessoas de uma mesma categoria;

ENCOMIENDA: Europeus pegavam índios nas tribos para supostamente “cristianiza-los”, mas fazia-os trabalhar nas minas. Dava bebida alcoólica para os trabalhadores e os viciava, quando os índios enfraqueciam trocavam-nos, os dispensados se abrigavam ao redor das cidades; Provocou Etnocídio ( “morte” da cultura, europeização). 

PORQUE A AMÉRICA ESPANHOLA UTILIZAVA ÍNDIOS COMO MÃO-DE-OBRA E A AMÉRICA PORTUGUESA USAVA A MÃO-DE-OBRA NEGRA? Na América Espanhola já existiam sociedades complexas, que já conheciam sistemas de trabalho (Ex. Mita, cuatequil ) Concentração demográfica. O Tratado de Tordesilhas deu a África à Portugal, estimulando o uso de negros como mão-de-obra pelos lusos e dificultando o uso de negros pela Espanha.

EMANCIPAÇÕES NA AMÉRICA

O TRATADO DE ULTRECHT ( 1713) FORÇA A ESPANHA A FAZER CONCESSÕES À INGLATERRA, GARANTINDO-LHE A POSSIBILIDADE DE INTERVIR NO COMÉRCIO COLONIAL ATRAVÉS DO: ASIENTO FORNECIMENTO ANUAL DE ESCRAVOS AFRICANOS PERMISO VENDA DIRETA DE MANUFATURADOS ÀS COLÔNIAS.

CONTRADIÇÃO INTRÍNSECA A Espanha foi obrigada a modificar de maneira significativa sua relação com as colônias, promovendo um processo de abertura. PRINCIPAIS MUDANÇAS: Abolição do sistema de porto único Liberação do comércio intercolonial Os criollos passaram a ter o direito de comercializar diretamente com a metrópole. Aumento do lucro e fortalecimento da elite criolla na América CONSEQÜÊNCIAS: CONTRADIÇÃO INTRÍNSECA

OS ENTRAVES DO PACTO COLONIAL Por meio do MONOPÓLIO COMERCIAL a metrópole lucrava duplamente revendendo os produtos coloniais à Europa e as manufaturas inglesas às suas colônias. O monopólio prejudicava tanto a burguesia inglesa quanto às elites coloniais. O desenvolvimento do CAPITALISMO INDUSTRIAL acelerou a crise do antigo sistema colonial mercantilista. SOLUÇÃO? INDEPENDÊNCIA

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA

As elites da América colonial encontraram na filosofia iluminista o embasamento ideológico, nos entraves do pacto colonial a razão e nas invasões napoleônicas a oportunidade para a independência.

CONFLITO INTERNO CHAPETONES - ESPANHÓIS NATOS. DOMINAVAM OS ALTOS CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL; X CRIOLLOS - DESCENDENTES DE ESPANHÓIS NASCIDOS NA AMÉRICA. ELITE ECONÔMICA E INTELECTUAL DA COLÔNIA;

1. MOVIMENTOS PRECURSORES (1780 - 1810)   ESSES MOVIMENTOS SOFRERAM DURA REPRESSÃO DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS, MAS CONTRIBUÍRAM PARA ENFRAQUECER A DOMINAÇÃO COLONIAL E AMADURECER AS CONDIÇÕES PARA A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA LEVANTES DE FRANCISCO MIRANDA (1806)   REVOLTA DE TUPAC AMARU.( 1780)

A INDEPENDÊNCIA DO HAITI “Juramos destruir os brancos e tudo o que possuem; que morramos se falharmos nesta promessa”.

O HAITI FOI O PRIMEIRO PAÍS LATINO-AMERICANO A DECLARAR-SE INDEPENDENTE 1793.

INFLUÊNCIA DAS IDÉAIS ILUMINISTAS E DA REVOLUÇÃO FRANCESA INFLUENCIOU OUTRAS REVOLTAS DE ESCRAVOS PELA AMÉRICA SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA NEGRA E DA LUTA PELA ABOLIÇÃO.

O Haiti é aqui O Haiti não é aqui” “Mas presos são quase todos pretos Ou quase pretos Ou quase brancos quase pretos de tão pobres E pobres são como podres E todos sabem como se tratam os pretos E quando você for dar uma volta no Caribe Pense no Haiti Reze pelo Haiti O Haiti é aqui O Haiti não é aqui”

2. REBELIÕES FRACASSADAS (1810 - 1816) EM 1816, OS MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS, ISOLADOS INTERNAMENTE E SEM APOIO INTERNACIONAL, FORAM MOMENTANEAMENTE VENCIDOS PELAS TROPAS ESPANHOLAS. UMA DAS RAZÕES FOI A FALTA DE APOIO DA INGLATERRA E DOS ESTADOS UNIDOS".

3. REBELIÕES VITORIOSAS (1817 - 1824). SIMON BOLÍVAR DESENCADEOU A CAMPANHA MILITAR QUE CULMINARIA COM A LIBERTAÇÃO DA VENEZUELA, DA COLÔMBIA E DO EQUADOR E, MAIS AO SUL, JOSÉ DE SAN MARTÍN PROMOVIA A LIBERTAÇÃO DA ARGENTINA, DO CHILE E DO PERU.

O MONROÍSMO O processo de independência tornou-se irreversível quando, em 1823, os EUA proclamaram a Doutrina Monroe, opondo-se a qualquer tentativa de intervenção militar, imperialista ou colonizadora, da Santa Aliança, no continente americano.

AS CONSEQÜÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA AUSÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DO CONTINENTE. ISOLAMENTO GEOGRÁFICO DAS DIVERSAS REGIÕES INDEPENDENTES AMÉRICA LATINA FRAGMENTOU-SE POLITICAMENTE EM QUASE DUAS DEZENAS DE PEQUENOS ESTADOS ARISTOCRÁTICOS .

DERROTA DO PAN-AMERICANISMO VITÓRIA DO "DIVIDIDOS E DOMINADOS".