Assignment 1 CIS em Portugal - Comentários Assignment 1 Carla V. Pepe Ricardo Melro Vitor Lopes 17 October 2003 Innovation and Technology Transfer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

BENCHMARKING.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
“Administração de Recursos Humanos II”
Como os professores lidam com os erros
COMPETITIVIDADE GLOBAL
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
A Investigação Educacional em Portugal
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
I ADVOCACIA E DESENVOLVIMENTO REALIDADES OPOSTAS? O que é o desenvolvimento O que é a advocacia? Pode haver desenvolvimento sem advocacia?
Plano Nacional de Leitura
Sumário executivo Apresentação da Empresa
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Mesa Redonda Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP
Tipos.
Monopólio natural.
Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignment 1 – Inqu é rito Comunit á rio CIS III Hugo Madureira Marta.
Master on Engineering and Management of Technology
Innovation and Technology Transfer Assignment 3 Propriedade Intelectual Rui F. Teixeira Gonçalo F. Crespo Miguel G. Casimiro.
International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de de Junho de de Junho de.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Princípios UNIDROIT relativos aos contratos comerciais internacionais
Práticas Investigativas
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Talentos para Inovação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Assignement 1 – Resposta ao CIS III e Coment á rio Eduardo Santos Gon.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
Resposta ao CIS III Innovation Measurement and Analysis CIS in Portugal Perfil da empresa Comentários ao questionário Clara Porfirio João Castro Leonardo.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
o que vamos fazer? antes de começar... por que a filosofia importa?
Análise e Comentários ao CIS III :: Mestrado em Engenharia de Concepção :: Ana Catarina Angélico Costa Espada :: Pedro de Almeida Santos Pinto :: Miguel.
ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA Nem toda a informação que encontramos na Internet pode ser aceite como verdadeira. Por vezes, encontramos gralhas e mentiras,
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Conferência Anual AIP/AJEco “Que futuro para a indústria portuguesa?” Centro de Congressos de Lisboa 15 de Dezembro de 2005 PORTUGAL E O INVESTIMENTO INTERNACIONAL.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Assignment II – Innovation Rui Manuel Fernandes Teixeira Gonçalo Nuno Figueiredo Crespo Miguel Gonçalves Casimiro 10 October 2003 Innovation and Technology.
PCTI - Andreia Rosa, Fernando Vendas e Paulo Lopes 24/10/2003 Informação Geral da Empresa: –KTOP Portugal (Nome fictício); –Empresa integrada num grupo.
Comunicação em Saúde III
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
INNOVATION AND KNOWLEDGE MANAGEMENT Lecture 2 TOPIC: Innovation in the Network Society: Reflections on the internet, business and society Creative destruction.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
2013Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa | Percurso de Inserção Profissional dos Diplomados da NOVA (ano.
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
jogarinstruções jogar OBJECTIVO: Responder corretamente às 25 expressões numéricas. Para cada expressão numérica serão apresentadas 4 respostas e apenas.
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Transcrição da apresentação:

Assignment 1 CIS em Portugal - Comentários Assignment 1 Carla V. Pepe Ricardo Melro Vitor Lopes 17 October 2003 Innovation and Technology Transfer

Análise ao Inquérito CIS III Propostas gerais: Aconselhar o perfil da pessoa adequada para preencher o inquérito; Quantificar valores em situações referentes a dinheiro, com expressões tais como: nada, pouco, algum e muito; Innovation and Technology Transfer

Análise ao Inquérito CIS III Innovation and Technology Transfer Grupo 00: Deveria ser definida a tipologia da empresa, de forma a compreender o seu futuro crescimento; Grupo 04: Inserir um novo ponto, no qual se questiona a criação de novos cargos até então em falta na empresa ;

Análise ao Inquérito CIS III Innovation and Technology Transfer Grupo 07 e Grupo 08.1: Caso de resposta negativaPorquê? Falta de compreensão; Falta de informação; Indisponibilidade de recursos para o fazer; Etc.

Análise ao Inquérito CIS III Innovation and Technology Transfer Grupo 08.2: No caso de estarem englobados países do 3º Mundo (Sul Americanos e Africanos),seria interessante verificar a importância das afinidades culturais e ancestrais a nível de cooperação para a inovação;

Análise ao Inquérito CIS III Innovation and Technology Transfer Grupo 11.1: Dificuldade de resposta por terceiros (outras empresas do grupo); Falta de diferenciação entre patentes nacionais e internacionais, ou mesmo uma separação entre europeias e mundiais. Grupo 12.1: Poderia ainda ter como opções: Ética, Relações patrono/ colaboradores, incentivos a actividades lúdicas entre colaboradores, bem como politicas ou filosofias de trabalho tais como KAISEN.

Comentários gerais: Analisando a comparação de resultados entre o CIS II e o CIS III, na Internet, sentiu-se necessidade de verificar as diferenças entre um e outro, pelo que diferenças percentuais, seria uma opção a considerar; Poderia ainda ser perguntado, no questionário, se é política da empresa contratar recém licenciados com espírito de inovação. O facto do questionário ser entregue por correio não assegura que a pessoa que o recebe seja a mais indicada para o responder; poderá ser um factor que contribui para a não resposta bem como a compreensão errada do mesmo. Análise ao Inquérito CIS III Innovation and Technology Transfer