ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Advertisements

Margem de Contribuição
Classificação de Custos
Gestão de Custos e Formação de Preços Custos Indiretos de Fabricação
Custos ... afinal, o que é isto?
Pró-Reitoria de Graduação
Fundamentos de Custos Felipe Kovags.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gerenciamento de Custos
CUSTOS.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Conceitos Aspectos a serem observados:
Margem de Contribuição
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Aula 23.
CUSTEIO FIXO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MÉTODOS DE CUSTEIO.
Contabilidade de Custos
Análise de Custo / Volume / Lucro
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
CUSTOS Profª Ana Cristina Reginaldo.
Orçamento dos custos indiretos de produção
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Perguntas de Gestão Estratégica de Custos
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
CIF CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO.
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
Slides de apoio ao livro
Custos II Prof. André Luiz Marcelino- Mar/2013
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Gestão de Custos na área de saúde
Contabilidade de Custos
Faculdade Padrão de Ciências Humanas Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Financeira e Controladoria Disciplina: Contabilidade de Custos Professor:
CONTABILIDADE GERENCIAL
Estudo de Função Aplicada a Gestão
Profo: Aliomar L. Mattos
Custos: conceitos gerais
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Noções básicas MC e PE.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Custeio Variável e Custeio por Absorção
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Gestão de Custos Aula 2.
Gestão de Custos Aula 2.
Professora: M Sc. Crísley do Carmo Dalto
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
Análise de Custos Fauzi T Jorge Exercício 5.5 Resolução, passo a passo Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo:
Custos Indiretos de Fabricação
CONCEITOS INICIAIS. Profa. Leonice Oliveira Definição de Custos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem.
Decisão de custos A Pousada Brisa do Mar possui 90 quartos para alugar, praticando um preço médio de $ 56,00 por diária. Sabe-se que a empresa exibe os.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio direto ou variável Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 21/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
Transcrição da apresentação:

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques Aula 5 Custeio Variável Custo para decisão BRUNI, Adriano Leal. A Administração de Custos, Preços e Lucros. São Paulo: Atlas, 2006 IUDICIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Classificação dos Custos (Custeio Variável) Custos Fixos: Não variam de acordo com a produção. Existem mesmo que não haja produção: aluguéis, salários fixos, depreciação máquinas, seguros, gastos com supervisão Custos Variáveis: Variam de acordo com a produção. Quanto maior a produção, maiores serão os custos variáveis: material direto e embalagens, remuneração por produtividade.

Custos Fixos x Variáveis Variação em relação a produção valor Custo fixo Custo Variável Quantidade produzida

Despesas Fixas x Variáveis Variação em relação as vendas valor Despesas fixas Despesas Variáveis Quantidade vendida

Despesas x Custos Contabilmente é importante classificar: Despesas: gastos administrativos e comerciais Custos: gastos inerentes à fabricação, inclusive administração dos processos fabrís. Este assunto será melhor tratado posteriormente. Para o tratamento gerencial, não há necessidade de se diferenciar custos e despesas; entretanto, é importante observar que alguns gastos variam com o volume de produção e outros com o volume de vendas.

Custos Semifixos e Semivariáveis Variação em relação as vendas ou a produção Alguns custos não têm comportamento estritamente fixos ou variáveis.

Custos Semifixos e Semivariáveis Variação em relação as vendas ou a produção

Semifixos e Semivariáveis Exemplos SEMIVARIÁVEIS  ENERGIA ELÉTRICA SEMIFIXOS  SALÁRIOS DA PRODUÇÃO Os custos e despesas semifixos são tratados como fixos em cada patamar de atuação. E os semivariáveis podem ser decompostos em parcela fixa e parcela variável ou ainda, dependendo da importância, serem tratados como fixos.

Custeio variável No curto prazo, geralmente, custos fixos são irrelevantes no processo de decisão Ignorar Custos Fixos nas decisões de curto prazo Concentrar análise no Custeio Variável No Custeio Variável, apenas os gastos variáveis são alocados aos produtos ou serviços. Normalmente assume-se que todos os custos diretos são variáveis.

Custeio variável Margem de contribuição = o que sobra, após deduzir os custos variáveis. Contribuir com a pagamento do Custo Fixo e Formação do Lucro. Margem de contribuição (MC) = Receitas de Venda – Custo Variável MCtotal = RT – CVtotal Por unidade, MCun P – CVun É comum usar apenas MC para MCun

Custeio variável Vantagens da análise por Margem de Contribuição: Permite avaliar a viabilidade da aceitação de pedidos em condições especiais (em quantidade e preços não usuais da empresa); Auxilia na decisão de quais produtos devem merecer prioridade de divulgação (propagandas, brindes, bonificações); Facilitam a decisão sobre quais segmentos produtivos ou de comercialização devem ser mantidos, ampliados ou abandonados; Auxilia a gerência compreender a relação entre os custos de produção, os volumes vendidos e o lucro proporcionado.

Custeio variável Exemplo Fonte: BRUNI (2006, p. 184) A Indústria De Brindes Surpresa produz e comercializa canetas e lapiseiras personalizadas. O rateio do CF é feito com base na MOD. Preocupada com a queda dos lucros, a administração resolveu analisar os custos e tomar decisões... Cia dos Sonhos Possíveis S.A.

Custeio variável Exemplo Item Lapiseira Caneta Preço 0,50/un 0,70/un Qtde 1.000/mês MD (MP) 100,00/mês 400,00/mês MOD 140,00/mês 60,00/mês Custos indiretos (fixos): $400,00/mês Demanda atual: 1.000 unidades de cada produto por mês

Analisando o relatório de custos (feito pelo método do Custeio por Absorção) Exemplo Só isso !!! Prejuízo!

Excluindo o produto deficitário Exemplo X ?

O novo resultado Exemplo

Custeio variável Custeio Variável Análise pelo Exemplo Margens positivas: Os dois produtos contribuem para a formação do lucro

Custeio variável A análise da margem de contribuição é extremamente útil em decisões de curto prazo, quando os gastos fixos já estão pagos ou empenhados! Portanto, nas decisões gerenciais de curto prazo: Esqueça o mecanismo de absorção Lance os gastos fixos diretamente contra o resultado