ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Advertisements

Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O ambiente organizacional
Milton Henrique do Couto Neto
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
VENDAS Onde a estratégia se materializa
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A Herbalife oferece 2 maneiras
Custos ... afinal, o que é isto?
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Disciplina: Administração Mercadológoica
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Expandindo seus Negócios Internacionalmente Carlos Vieira, MBA Sorocaba, SP – 18 de Agosto de ª Conferência Anual de Empreendedorismo como Chave.
Planejamento Estratégico
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Reciclagem de EPS em países com dimensões continentais
Terminologia de Capital de Giro.
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Economia e Gestão Financeira
PLANO DE NEGÓCIO.
Organização Industrial
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Salas de Matemática.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Conceitos Básicos de Estoques
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
Programa de Financiamento às Exportações
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Gestão Estratégica de Custos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster
1 O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INTRODUÇÃO Marketing e Negócios Internacionais professor Marcos d’Assumpção Zaniol.
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Análise de Demonstrações Financeiras.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Planejamento Estratégico
Marketing Essencial 2a. Edição
Identificando Oportunidades
Disciplina: Administração Mercadológica
Estratégia Organizacional
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário Avançado - Eletiva A
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Administração estratégica e o mercado mundial – 8a. aula
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
Capítulo 19 O Mercado Global.
Administração Mercadológica IV
Micros e Pequenas Empresas
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Estratégia Competitiva
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES Decisões sobre a maneira de ingressar no Mercado Internacional - Estratégias para o Mercado Internacional PROFª. REGINA NEGRI PAGANI PROFª. JAQUELINE RODRIGUES

INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO DECISÕES SOBRE O INGRESSO NO MERCADO INTERNACIONAL Razões para uma empresa ingressar no mercado internacional: Concorrentes no mercado interno; Melhorar a competitividade no mercado interno, melhorar a imagem; Economia de escala – aumento da base de clientes; Diminuir dependência de mercado; Atender clientes em trânsito. Considerar atentamente os fatores que influenciam a atratividade.

INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO Riscos e desafios:

INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO Riscos e desafios:

INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO DECISÕES SOBRE EM QUE MERCADOS INGRESSAR Mercados normalmente indicados: EUA, Europa Ocidental, Extremo Oriente; China, Vietnam, India; Blocos econômicos – oportunidades e ameaças

DECISÕES SOBRE A MANEIRA DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Exportação Indireta Exportação Direta Licenciamento Joint-Ventures Investimentos Diretos.

CINCO MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Exportação indireta Exportação direta Licencia- mento Joint ventures Investi- mento direto Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO INDIRETA: Ocasional / ativa As empresas contam com intermediários independentes para comercializar o seu produto.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO INDIRETA: Tipos de Intermediários: Exportador estabelecido no próprio país exportador (compra para revenda no mercado internacional); Agente de exportação estabelecido no país exportador (busca compradores, negocia e recebe comissão - tradings);

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO INDIRETA: VANTAGENS: Envolve menos investimentos; Não necessita um departamento de exportação; Envolve menos riscos.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO DIRETA A empresa controla suas próprias exportações; Investimentos e riscos maiores, mas o potencial retorno também.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO DIRETA: Maneiras: Departamento Interno de exportação; Representantes de vendas de exportação que viajam para o exterior; Filial ou subsidiária de vendas no exterior (responsável pelas promoções, vendas, armazenagem e distribuição, show-room e CAC); Agentes ou distribuidores estabelecidos no exterior.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Independentemente do tipo de exportação (direta ou indireta), estas são as formas mais aconselháveis para uma empresa ingressar no mercado internacional, antes de abrir unidades nos exterior.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: O licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais ou de outros itens relevantes em troca do pagamento de uma taxa ou de royalties.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: Desvantagens: Os licenciadores tem menos controle sobre os licenciados; Se o licenciado tiver bastante sucesso no empreendimento, a empresa terá aberto mão dos lucros; No vencimento do contrato, a empresa pode ter criado um concorrente.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: Soluções: Fornecer fórmulas secretas (Coca-Cola); Inovar constantemente. Contratos de gestão; Fabricação por contrato; Franquias.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: Franquia: Maneira mais completa de licenciamento; O franqueador oferece sistema operacional e orientação de marca completos.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: FRANQUIAS: DESVANTAGEM: O franqueado tem que realizar um alto investimento inicial e pagar determinadas quantias ao franqueador.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL JOINT-VENTURES: Investidores estrangeiros se unem a investidores locais para criar uma joint-venture na qual possam dividir o controle e a propriedade. Coca-Cola / Nestlé Pizza Hut em Moscou

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: Propriedade Direta de instalações de fabricação ou de montagem no exterior.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: VANTAGENS: Economia de custos (mão de obra e matéria prima); Incentivos do governo; Economia de frete; Fortalece a imagem porque cria empregos; Relacionamento mais profundo com governo, fornecedores e clientes; Total controle sobre seus investimentos; Garante sua permanência no mercado.

MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: DESVANTAGENS: Grande investimento exposto a riscos, tais como: Governos se tornarem instáveis; Desvalorização da moeda; Mercados desfavoráveis; Expropriações; Exigências governamentais de pagamentos de multas, altas taxas rescisórias, etc.

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Importância da exportação para um país: Geração de divisas estrangeiras; Drawback: incentivo a importação de produtos ou componentes que irão gerar exportação

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONCLUSÃO Sem exportação Exportação por meio de agentes Filiais de vendas Produção no exterior

DÚVIDAS