SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Ciência e tecnologia.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CAPITALISMO PAULO ROGÉRIO C. DE ARRUDA CURSO: HISTÓRIA PROFª: DEJALMA CREMONESSE.
GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Geografia Politica.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
Dimensões da Globalização
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
A Indústria Cultural no Brasil
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Prof. Jeferson C. de Souza
ALIENAÇÃO 02/04/2017
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Desenvolvendo uma visão e mentalidade global
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
A economia Global.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
INFORMAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
A GLOBALIZAÇÃO.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Planejamento e Responsabilidade Social
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Globalização e avanço tecnológico
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Fundamentos de Gestão Empresarial
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O que é a Indústria Cultural?
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Teorias e Técnicas de Comunicação
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
População mundial: cidades e consumo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Trata-se de uma nova forma de conhecer e interpretar o mundo capitalista, onde a principal moeda já não é mais o dinheiro, mas sim o conhecimento. O representante dessa sociedade, é a pessoa instruída. O conhecimento é produzido, aprendido, transmitido, aplicado e enriquecido pelo ser humano, que é o centro dessa nova ordem. (DRUCKER, 1993)

Este reordenamento está provocando o desaparecimento gradativo do proletariado COGNITARIADO profundas alterações no mundo do trabalho estão exigindo um novo perfil de trabalhador e um novo padrão de gestão. (FRIGOTTO, 1995)

Cognitariado refere-se a um novo trabalhador instruído: que domina conhecimentos que têm valor de mercado. Nova economia onde somente os mais preparados são aproveitados, sendo que os demais tendem ao desemprego e à marginalidade social. Cognitariado

SOCIEDADE INFORMÁTICA – é aquela sociedade que se apóia na microeletrônica, na microbiologia e na energia nuclear, permitindo a automação e a robotização, trazendo consequências positivas como a utilização para o aumento da produtividade e da riqueza social, mas também trazendo desemprego cultural. (Adam Schaff)

VIDA DIGITAL É aquela em que tudo está conectado através de satélites, de computadores, de bits, de dados eletrônicos, de comunicação via sites, onde acontecerão amizades e amores, onde o analfabetismo será o não domínio desse instrumento, ícone deste século, chamado computador. (Adam Schaff)

REVOLUÇÃO INFORMACIONAL *possibilidade concreta de se transmitir a informação, organizá-la, estocá-la, explorá-la, utilizá-la para a tomada de decisões. *nova divisão do trabalho, representada pelos que produzem informações e pelos que as utilizam.

REVOLUÇÃO INFORMACIONAL APARECE COMO UMA REVOLUÇÃO CIENTÍFICO - TECNOLÓGICA “as máquinas” - funções cerebrais humanas “o trabalho humano” deixa de ser de manipulação e passa a ser de tratamento de informações.

tecnológico e científico - cultura material * desenvolvimento tecnológico e científico - cultura material *desenvolvimento organizacional *a globalização *a difusão dos meios de comunicação de massa *sistema de transporte *escolarização de massa no mundo todo FATORES IMPORTANTES

QUAL O GRANDE PROBLEMA? Cultural gap Lacuna cultural

Três processos estonteantes GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E DE MODOS DE PRODUZIR MUNDIALIZAÇÃO SOCIAL E DE MODOS DE VIVER PLANETARIZAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONAL NOS MODOS DE DOMINAR

Globalização Final da década de 70 - nascimento do capital transnacional Final do século XV - Cristóvão Colombo e Vasco da Gama 20/03/1602 - Bolsa de valores - Companhia Unida das Índias Orientais

É instinto É ocupação Ampliar fronteira É violência GLOBA LIZA ÇÃO Domenico de Masi É instinto GLOBA LIZA ÇÃO É ocupação Ampliar fronteira É violência

FORMAS DE GLOBALIZAÇÃO A ARMADA A DA MOEDA A DAS MERCADORIAS A DA CULTURA A DA TECNOLOGIA DOS NOSSOS SENTIDOS

AUDIÇÃO VISÃO OLFATO TATO PALADAR

MUNDIALIZAÇÃO É um fenômeno ligado à globalização e está vinculado às manifestações culturais Trata de mentalidades, hábitos e padrões, com estilos de comportamento, usos e costumes Massificação e homogeneização cultural

consome reconhece População mundial com: Diferenças históricas Distâncias físicas consome reconhece Hamburgers Pizzas sorvetes Tênis carros Cigarros Cartões...........

PLANETARIZAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONAL NOS MODOS DE DOMINAR A nova ordem mundial é de caráter supranacional, constituída de oligopólios em todos os setores, com uma economia globalizada, da qual os países periféricos fazem parte como executores de projetos cuja gerência cabe aos países centrais.

GOVERNO INTERNACIONAL SISTEMA GOVERNO INTERNACIONAL PODER POLÍTICO ONU PODER ECONÔMICO G-7 PODER CIENTÍFICO PODER MILITAR OTAN PODER CULTURAL

PRODUTORES DE BENS MATERIAIS NOVA DIVISÃO DO TRABALHO E ORGANIZAÇÃO PLANETÁRIA PRODUTORES DE IDÉIAS PRODUTORES DE BENS MATERIAIS PAÍSES TERCEIROS

IMEDIATISMO CONSUMISMO VIOLÊNCIA INDIVIDUALISMO XENOFOBIA DESIGUALDADE/ EXCLUSÃO SEXISMO TERRORISMO MASSIFICAÇÃO