TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUINHENTISMO.
Advertisements

A Educação no Brasil Colônia
ARTE ROMÂNICA.
Teatro Medieval.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Os primeiros jesuítas desembarcam
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
O Quinhentismo no Brasil
Comédia Dell’Arte.
Teatro no Brasil.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
TEATRO DRAMÁTICO.
Quinhentismo no Brasil
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Literatura de Cordel.
Renascimento
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Profª. Karen Neves Olivan
A origem da Cultura Brasileira.
A origem do teatro.
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Mirella, Jaqueline e Elisabeth Professor Wallace.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
Introdução aos gêneros literários
O teatro brasileiro no século XIX
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
TEATRO.
Nem tudo que reluz é ouro.
Introdução à literatura
Origem do Teatro Português
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Cap. IV Gênero dramático
HUMANISMO
Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Jesu
Quinhentismo Séc. XVI.
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Teatro.
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Feito por: Noel Miguel, David García y Jorge García Salamanca.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Algumas considerações
Breve História do Teatro
Produção literária no Brasil-colônia
Comédia Dell’Arte.
Gêneros Teatrais.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
História dos Portugueses no Mundo
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Teatro.
Projeto “Páscoa do Amor”
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil nos primeiros tempos: índios e jesuítas
AS VISÕES DOS EUROPEUS SOBRE OS INDÍGENAS E AS
Ensino Fundamental, 8º Ano
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Religião na colônia Sagrado X profano.
Aulas  A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
SÉCULO ÁUREO ESPANHOL Corral espanhol 4/28/2017 1:07 PM
Transcrição da apresentação:

TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL

Origens do Teatro no Brasil O teatro no Brasil surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas ( padres da chamada companhia de Jesus), com o interesse de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião, católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico, baseado na Bíblia.

“Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.” (Oswald de Andrade, Manifesto Antropófago) Família de um chefe Camaca preparando-se para uma festa. DE Debret.

Pelo fascínio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão,por exemplo. A origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Seu objetivo maior era evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.

Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças. Ele escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o “Auto de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

A Primeira missa no Brasil

GÊNEROS Como o principal objetivo era a catequese os enredos dos autos estavam impregnados com os dogmas da Igreja Católica . Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas. Além dos autos, outros "estilos teatrais" introduzidos pelos Jesuítas foram o presépio, que passou a ser incorporado nas festas folclóricas, e os pastoris. Os Entremezes também eram utilizados, como um gênero teatral de muito efeito visual, breve composição dramática de gênero burlesco.

Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.

Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos). Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua onde mantivessem missões. Assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua tupi, o que fez com sucesso.

Na atualidade... Cena do Filme Paixão de Cristo Cena da Paixão de Cristo- Nova Jerusalém/ PE