Mapa da Demanda Docente na Educação Básica

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Transcrição da apresentação:

Mapa da Demanda Docente na Educação Básica

Demanda de Docentes e Docentes em Exercício na Educação Básica

Docentes com Formação Específica em Exercício na Educação Básica e Demanda

Docentes com Formação Específica em Exercício na Educação Básica e Demanda Hipotética por Disciplina

Licenciados nos últimos 5 anos Crescimento de 66,4%

Língua Portuguesa - Licenciados nos últimos 5 anos

Língua Portuguesa - Licenciados nos últimos 25 anos

Matemática - Licenciados nos últimos 5 anos

Matemática - Licenciados nos últimos 25 anos

Biologia - Licenciados nos últimos 5 anos

Biologia - Licenciados nos últimos 25 anos

Física - Licenciados nos últimos 5 anos

Física - Licenciados nos últimos 25 anos

Química - Licenciados nos últimos 5 anos

Química - Licenciados nos últimos 25 anos

Língua Estrangeira - Licenciados nos últimos 5 anos

Línguas Estrangeiras - Licenciados nos últimos 5 anos

Língua Inglesa - Licenciados nos últimos 5 anos

Língua Espanhola - Licenciados nos últimos 5 anos

Língua Francesa - Licenciados nos últimos 5 anos

Língua Estrangeira - Licenciados nos últimos 25 anos

Educação Física - Licenciados nos últimos 5 anos

Educação Física - Licenciados nos últimos 25 anos

Educação Artística - Licenciados nos últimos 5 anos

Educação Artística - Licenciados nos últimos 25 anos

História - Licenciados nos últimos 5 anos

História - Licenciados nos últimos 25 anos

Geografia - Licenciados nos últimos 5 anos

Geografia - Licenciados nos últimos 25 anos

Demanda Hipotética por Região Cursos de Licenciatura

Norte – Oferta e Demanda Hipotética de Docentes = 31%

Nordeste – Oferta e Demanda Hipotética de Docentes = 32,5%

Sudeste – Oferta e Demanda Hipotética de Docentes = 61%

Sul – Oferta e Demanda Hipotética de Docentes = 60,5%

Centro-Oeste – Oferta e Demanda Hipotética de Docentes = 46,5%

Atendimento da demanda por região 60,5% 46,5% 31% 32,5% 61 %

Taxa de Sucesso nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado 2005

Taxa de Sucesso nas Licenciaturas

1.Há mais professores atuantes em todas as disciplinas da educação básica do que a demanda hipotética projetada para o seu atendimento (há docentes em exercício a mais do que a demanda estimada para o ensino fundamental (5ª. a 8ª. Série) e médio, o que equivale a uma oferta de docentes 44,5% acima da demanda); 2.Nos últimos cinco anos, cresce anualmente em todas as licenciaturas o número de ingressantes e de concluintes; 3.Em todas as disciplinas, exceto em Física e Química, há mais professores licenciados nos últimos vinte e cinco anos do que a demanda hipotética projetada para o atendimento das necessidades do ensino médio e fundamental de 5ª. a 8ª. Série; Algumas Constatações

4.Em Física e Química, mesmo que todos os licenciados nos últimos vinte e cinco anos exercessem a profissão de professor do ensino médio, ainda assim seria impossível atender à demanda hipotética de docentes para estas disciplinas; Em Física a demanda hipotética é aproximadamente três vezes superior ao número de licenciados nos últimos 25 anos e em Química mais de duas vezes; 5.Em todos as áreas, inclusive em Física e Química, o número de licenciados é consideravelmente maior do que o número de professores licenciados atuantes, indicando forte evasão profissional apesar da grande disponibilidade de postos de trabalho. Algumas Constatações

DEB-P Diretoria de Educação Básica Presencial CAPES – janeiro de 2008

Diretoria de Relações Internacionais Diretoria De Gestão Diretoria de Ed. Básica Presencial CTC-ES Diretoria de Programas e Bolsas no País CTC-EB CONSELHO SUPERIOR Presidência da CAPES Diretoria de Avaliação Nova Capes Diretoria de EAD

Artigo 2 o do Estatuto da Capes: Art. 2 o A CAPES tem por finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica e superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Finalidade da Capes

Art. 24. À Diretoria de Educação Básica Presencial compete: I - fomentar a articulação e o regime de colaboração entre os sistemas de ensino da educação básica e de educação superior, inclusive da pós- graduação, para a implementação da política nacional de formação de professores; II - subsidiar a formulação de políticas de formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica; III - apoiar a formação docente do magistério da educação básica, mediante concessão de bolsas e auxílios para o desenvolvimento de conteúdos curriculares e de material didático; e IV - apoiar a formação docente mediante programas de estímulo para ingresso na carreira do magistério da educação básica. Objetivos da DEB-P

Art. 14. Ao Conselho Técnico-Científico da Educação Básica compete: I - assistir à Diretoria-Executiva na elaboração das políticas e diretrizes específicas de atuação da CAPES no tocante à formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e a construção de um sistema nacional de formação de professores; II - assistir às Diretorias de Educação Básica Presencial e de Educação a Distância no que diz respeito à consolidação do regime de colaboração entre todos os níveis de governo; III - discutir diretrizes de longo prazo para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica em serviço; Atribuições do CTC-EB