RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
Correntes Pedagógicas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
A SUPERVISÃO ESCOLAR: BREVE HISTÓRICO
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Pensamento Pedagógico Brasileiro
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Educação e Práticas Pedagógicas
ESCOLA E DEMOCRACIA Para Além da Teoria da Curvatura da Vara
Essa é minha escola.
e Tendências pedagógicas
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
DIDÁTICA GERAL PROF. FORMADORA: ARMENIA CHAVES
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Perfil do Profissional
História da educação Tendência Liberal renovada
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Profa. Aline Alves de Andrade
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
e Tendências pedagógicas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FACULDADE NOSSA CIDADE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução ao processo de aprendizagem
Tendências Pedagógicas
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
A escola: reprodução da sociedade de classe
DIDÁTICA 1.
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
TEORIAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Teorias Educacionais.
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Aprendizagem da matemática
Pedagogia Progressista Libertadora
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução sociedade; Educação como transformação da sociedade.

REFORÇANDO LAÇOS SOCIAIS REDENÇÃO REFORÇANDO LAÇOS SOCIAIS ACRÍTICA (NÃO CRÍTICA) E OTIMISTA COMENIUS

CONDICIONANTES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS REPRODUÇÃO CONDICIONANTES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS CRÍTICA E PESSIMISTA ALTHUSSER BOURDIEU E PASSERON BAUDELOT E ESTABLET

CRÍTICA, ATIVA, REFLEXIVA E OTIMISTA TRANSFORMAÇÃO DEMOCRATIZAÇÃO CRÍTICA, ATIVA, REFLEXIVA E OTIMISTA PAULO FREIRE

TENDÊNCIAS LIBERAIS A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classe=manifestação própria desses tipo de sociedade.

Tendências Pedagógicas Papel da Escola Conteúdos Métodos Professor x aluno Aprendizagem Pensadores Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual e moral dos alunos São verdades absolutas. Exposição e demonstração por meios de modelos. Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Receptiva e mecânica. Comenius Herbart Tendência Liberal Renovadora Progressiva. ESCOLA NOVA Adequar as necessidades individuais ao meio social. Parte das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Solução de problemas. O professor é auxiliador no desenvolvi-mento livre da criança. Baseada na motivação e na estimulação de problemas. Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de Oliveira Lima  Tendência Liberal Não diretiva Formação de atitudes. Busca do conhecimentopelos próprios alunos. Facilitação da aprendizagem Educação centralizada no aluno. Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Tendência Liberal Tecnicista. Modelar através de técnicas específicas. Informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. O professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Baseada no desempenho. Skinner Watson Pavlov

TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS O termo progressista usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

Tendência Progressista Libertadora Tendência Pedagógica Papel da Escola Conteúdos Métodos Professor x aluno Aprendizagem Manifestações   Tendência Progressista Libertadora Consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Dialogicidade do conhecimento. A relação é de igual para igual.  Resolução da situação problema. Paulo Freire Tendência Progressista Libertária. Transformar a personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas, mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto-gestão. O professor é orientador e os alunos livres. Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo Tendência Progressista “Crítico Social dos Conteúdos" Difusão dos conteúdos. Incorporados pela humanidade frente à realidade social. Relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani

Relação Educação e Sociedade: Redenção, Reprodução e Transformação. Tendências Pedagógicas: Liberais (Tradicional – Renovada Progressivista e Renovada Não-Diretiva – Tecnicista) Progressistas (Libertária – Libertadora – Crítico Social dos Conteúdos)

AS PRINCIPAIS: Tradicional (transmissão do conhecimento). Renovada (aprender a aprender). Tecnicista (aprender a fazer). Libertadora (Paulo Freire). Crítico Social dos Conteúdos (democratização do conhecimento).