A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Advertisements

Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
DEMOCRACIA.
Dicionário de Política: Bobbio, N
Maquiavel e “O Príncipe”
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
A Política de Aristóteles
POLÍTICA ARISTÓTELES.
Democracia na América Alexis de Tocqueville nasceu em Paris no dia 29 de julho de 1805, em meio à aristocracia francesa.
ILUMINISMO.
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa.
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
Ciência Política Disciplina de Fundamentos de Filosofia e Ciências Humanas Prof. Alfredo Pereira Jr.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Política Aristóteles.
A Política em Aristóteles
Prof. Everton da Silva Correa
ATENAS.
A FILOSOFIA POLÍTICA E A SUA INVENÇÃO PELOS GREGOS
A Filosofia do Direito em Roma
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS
Teoria política de Aristóteles
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
Obra : O espírito das leis
Profª: Ms.Socorro Moura
O que é o Estado? Capítulo 16.
Aristóteles, a política e a justiça
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
Unidade Poços de Caldas
Políticas Arquivísticas Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 4.
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Pensamento político Antiguidade.
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Platão: Filósofo grego utopista
Teoria Geral do Estado e da Constituição
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Prof° Leandro Crestani
Introdução à Filosofia Aula 10
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
LISTA 1 – 8º ANO HISTÓRIA.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Características Gerais do Estado – Conceitos:
História do Brasil republicano
ATENAS.
CONSCIÊNCIA POLÍTICA ELEIÇÕES
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
A Democracia Ateniense
Transcrição da apresentação:

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Prof. Cleber Pessoa

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Expôs na “Política” a teoria clássica das formas de governo que foi repetida durante séculos sem variações sensíveis. critica as teorias políticas precedentes, em especial a platônica.   Forma de Governo: “Politeia” (constituição) – “a Constituição é a estrutura que dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e sobretudo da autoridade soberana”.

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES - O poder soberano pode ser exercido por “um só”, por “poucos” ou por “muitos” buscando o interesse comum = constituições retas (maus governos); quando o exercem no seu interesse privado, temos desvios = constituições corrompidas (bons governos)

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Os dois critérios fundamentais: “quem governa” e “como governa”: a) Formas boas de governo -Monarquia: governo bom de um só; -Aristocracia: governo bom de poucos; -Politia (democracia‘+’): governo bom de muitos. * Monarquias hereditárias: tempos heróicos; Monarquia militar: duração perpétua (Esparta); Povos bárbaros (monarquias despóticas): reinos asiáticos.

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Formas más de governo -Tirania: governo mau de um só. -Oligarquia: governo mau de poucos (ricos); -Democracia(-): governo mau de muitos.

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Na hierarquia das formas de governo Aristóteles utiliza o mesmo esquema de Platão: monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia e tirania.

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES a - o maior afastamento está entre Monarquia (a melhor das formas boas) e Tirania (a pior das formas más). Mas Aristóteles critica o continuum de Platão: +) - - - - (+ ; Continuum de Aristóteles: + - + - + -

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES b - o critério da distinção das formas boas e más: ao contrário de Platão, o critério de Aristóteles é diferente: não é o consenso ou a força, a legalidade ou ilegalidade, mas sobretudo o interesse comum (bem-comum) ou pessoal

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Democracia e Oligarquia: formas que Aristóteles se detém com maior atenção em toda a obra. a - Oligarquia + Democracia = POLITIA (a “engenharia Política” de Aristóteles) conciliando procedimentos que seriam incompatíveis. Ex: a promulgação de lei que penaliza os ricos não-participantes e dê um prêmio aos pobres participantes; adotando um meio-termo entre as disposições extremas dos 2 regimes: direito ao voto (equilibrando a lei censitária); conservar o método eleitoral da democracia (sorteio) e excluir a renda (reservada à oligarquia).

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES o critério da Mediania: a classe média é a estabilidade. Politia: fusão de duas formas simples de governo para criar uma composta. É uma técnica de controle social, fórmula precursora da teoria de Montesquieu (Separação de Poderes).

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES A POLITIA é o produto de uma “mistura”. Fruto de uma mistura de diversas formas de governo é um dos grandes temas do pensamento político ocidental, que chega até nossos dias. Trata-se do tema do Governo Misto*. *Governo Misto: tema desenvolvido pelo historiador Políbio (II a.C.) e, mais tarde, por Maquiavel (séc. XVI). A Democracia moderna, em muitos sentidos, está associada aos postulados do Governo Misto, em especial por meio da Teoria da Separação dos Poderes.

A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES Indicação de leitura: A Teoria das formas de Governo (N. Bobbio); Texto de aula (prof. Cleber)