FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO Autor: Alexandre Brust Orientador: Prof. Dr. Luis Otavio de Sousa Bulhões
INTRODUÇÃO Quando pensamos na palavra educação, normalmente, nosso imaginário nos remete para a imagem de um professor sisudo, com o monopólio da palavra e com o seu giz na mão diante de um quadro negro, ensinando conteúdos que serão reproduzidos por seus alunos.
No intuito de tornar o processo de ensino-aprendizagem de Física mais significativo, vamos propor uma articulação, no mínimo interessante: Física e trânsito. Com essa proposta, queremos promover efetivamente a aprendizagem de conceitos muitas vezes explorados de maneira superficial pelos docentes, gerando uma aprendizagem igualmente superficial.
No intuito de tornar o processo de ensino-aprendizagem de Física mais significativo, vamos propor uma articulação, no mínimo interessante: Física e trânsito. Com essa proposta, queremos promover efetivamente a aprendizagem de conceitos muitas vezes explorados de maneira superficial pelos docentes, gerando uma aprendizagem igualmente superficial.
A proposta é usar uma parte tecnológica de nossas escolas (laboratórios de informática) para melhorar o aprendizado dos alunos em relação a alguns conceitos de Física (Cinemática e Dinâmica) com uma simples simulação.
OBJETIVOS: Usar uma simulação computacional em uma aula de Física com o tema Trânsito, simulando uma frenagem de um veículo; Disponibilizar aos demais professores de Física, um material de apoio (Guia do professor e Roteiro) para o uso de uma simulação de frenagem.
PRODUTO: http://produtofisicadotransito.blogspot.com.br/ Guia do professor; Roteiro da Simulação Simulação de Frenagem; Fórum de dúvidas e sugestões; Tudo isso se encontra no site (blog): http://produtofisicadotransito.blogspot.com.br/
REFERÊNCIAS: ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma revisão da Literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 3, p. 5-18, 2004. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625 p. BARANAUSKAS, M. C. C. et al. Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In: VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 45-68. FIGUEIRA, J. S. Easy Java simulations - Modelagem computacional para o ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 4, p. 613-618, dez. 2005. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2012. PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: A relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. q, p. 71-84, 2007. VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 71-85. VALENTE, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 31-43. Obs.: Aqui estão listadas somente algumas referências, todas as referências da dissertação estão disponíveis no link da Dissertação, junto com o