INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

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INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado.
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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado

TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas: Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos

TEORIA DO VALOR-UTILIDADE TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”

VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO

VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA

LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”

Un = Σ Umg(i) UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n Un = Σ Umg(i) i = 1

TEORIA DO CONSUMIDOR

TEORIA DO CONSUMIDOR

TEORIA DO CONSUMIDOR Excedente do consumo p = R$ 1,50

TEORIA DO CONSUMIDOR Preço marginal de reserva po 0 qo quantidade consumida

TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado

TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR

TEORIA DO CONSUMIDOR A Z .X B C D E .Y

TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA “Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”

TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice-versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.

TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”

TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Qx + Py Qy < R

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00 TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00

LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A qaPa + qvPv = R B Y C D E F

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda

EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Vestuário 50 40 30 20 10 .C .B .E I3 .A I2 I1 Io 0 20 40 60 80 100 Alimentação