MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Advertisements

SNMPv2 Em relação às primitivas foram acrescentados dois novos PDUs:
SNMP: Simple Network Management Protocol
Protocolos de Gerência de Redes
Curso Técnico de Informática
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Interação Cliente Servidor
DNS Introdução.
Gerenciamento de dispositivos
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Simple Network Management Protocol (SNMP)
Endereçamento ARP MAC Nível de Rede Nível de Enlace CEL Placa de Rede
GERENCIAMENTO DE REDES
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Sistemas Operacionais de Rede
Mobilidade Cláudia Ribeiro.
Ferramenta de Gerenciamento
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
GERENCIAMENTO DE REDES
Aula 9 - Camada de aplicação
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Sistemas Operacionais
VPN (Virtual Private Network)
Equipamentos de Redes Aula 3
Arquitetura Cliente /Servidor
My Drivers Lucas Galdino – 24 Raul Augusto Gobbo – 32 Legacy.
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Redes de Comunicação – Módulo 3
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
Gerenciamento de redes Prof. Rafael Guimarães, PhD
SENAC Rio Gerência de Redes
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 RIP versão 1 Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 5.
Protocolo de Gerenciamento SNMP
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Laboratório Módulo :00hs às 12:00hs – Sala O15
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIAMENTO DE REDES. EMENTA Introdução à Gerência de Redes Introdução à Administração de Redes e Sistemas Introdução à Gerência de.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
SNMP (Simple Network Management Protocol) Professor Eduardo Maroñas Monks Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
TCP/IP.
Conceitos de Monitoramento
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Monitoramento de rede e servidores utilizando o CactiEz e SNMP
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Simple Network Management Protocol
Gerenciamento de Redes
Professora Roberta Peracio
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP Protocolo SNMP ENCOSIS III – 2014

Conceito O protocolo SNMP é um protocolo, da camada de aplicação, de gerência típica de redes IP, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e switches. O SNMP possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho da rede, encontrar e resolver seus eventuais problemas, e fornecer informações para o planejamento de sua expansão, dentre outras. Protocolo pertencente à camada de aplicação da arquitetura OSI. Utiliza na camada de transporte os serviços do protocolo UDP para enviar suas mensagens através da rede IP.

Componentes básicos do SNMP Uma rede gerida pelo protocolo SNMP é formada por três componentes chaves: Dispositivos Geridos Agentes Sistema de Gerenciamento de Redes (NMS - Network-Management Systems)

Dispositivo Gerido Um Dispositivo Gerido é um nó de rede que possui um agente SNMP instalado e se encontra numa rede gerida. Estes dispositivos coletam e armazenam informações de gestão e mantém estas informações disponíveis para sistemas NMS através do protocolo SNMP. Dispositivos geridos, também às vezes denominados de dispositivos de rede, podem ser routers, servidores de acesso, impressoras, computadores, servidores de rede, switches, dispositivos de armazenamento, dentre outros.

Agente Um Agente é um módulo de software de gestão de rede que fica armazenado num Dispositivo Gerido. Um agente tem o conhecimento das informações de gestão locais e traduz estas informações para um formato compatível com o protocolo SNMP.

Sistema NMS Um sistema NMS é responsável pelas aplicações que monitoram e controlam os Dispositivos Geridos. Normalmente é instalado num (ou mais que um) servidor de rede dedicado a estas operações de gestão, que recebe informações (pacotes SNMP) de todos os dispositivos geridos daquela rede.

Arquitetura SNMP O framework SNMP consiste de: Agentes Mestres (Master Agents); Sub-agentes (Subagents); e Estações de Gerenciamento (Management Stations).

Agentes Mestres Um software sendo executado em um dispositivo com suporte a SNMP, por exemplo, um roteador, que interage com uma estação de gerenciamento.

Sub-agentes Os subagentes ou subagents são pequenos programas em execução no dispositivo com suporte a SNMP. Responsáveis pelo monitoramento de recursos específicos naquele dispositivo, como por exemplo, o status de um link ethernet em um roteador, ou a quantidade de espaço livre em um disco de um servidor.

Sub-agentes Algumas características dos softwares subagentes são: Coletar informações de objetos gerenciados Configurar parâmetros destes objetos gerenciados Responder a solicitações do software de gerência da rede Gerar alarmes ou traps em determinadas situações

Estações de Gerenciamento Componente final da arquitetura de uma solução SNMP. Funciona como um cliente em uma comunicação cliente/servidor. Realiza requisições de informações aos dispositivos gerenciados, que podem ser temporárias ou através de comandos a qualquer tempo. Responsável por receber alarmes gerados pelos agentes e gerar saídas para estes alarmes

Versões do Protocolo SNMP SNMP v1 O SNMPv1 introduz o conceito serviço de autenticação suportando um ou mais métodos. O modelo SNMPv1 possui o controle de acesso baseado num conceito chamado SNMP MIB view. Apesar do SNMPv1 ter antecipado um serviço de autenticação suportando vários métodos, não foi criado nenhum método além de uma simples autenticação baseada em community strings.

Versões do Protocolo SNMP SNMP v2 Mais um tipo de dados: 64 bit counter; Melhora na eficiência e na performance: operador get-bulk; Notificação de evento confirmado: operador inform; Maior detalhamento dos erros; Modos facilitados de criação e deleção de linhas na MIB; Melhorias na definição da linguagem de dados.

Versões do Protocolo SNMP SNMP v3 Segurança; Autenticação e privacidade ; Autorização e controle de acesso; Modelo administrativo; Nomeação das entidades; Gerência das chaves; Notificação dos destinos; Relação dos proxys configuração remota através de operadores SNMP.