VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Por que Monitorar e Avaliar?
Dinâmica e Gênese dos Grupos
“Lingo of Learning” 88 terms every science teacher should Know
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Características e objetivos da ciência
NOÇÕES PRELIMINARES.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa.
VI - As limitações do Falsificacionismo
IMRE LAKATOS Nomes: Nºs: Série: Ana 3 2 D Antonio 4 2 D Bruno 6 2 D
Ciência: princípios básicos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Transferência de aprendizagem
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
Metodologia para Elaboração de Problema.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I
A Ciência é metodológica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Aula 4 de filosofia da ciência
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
Sistemas Especialistas
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Trabalho de conclusão de curso
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Como trabalham os Químicos
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
PESQUISA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. [... ] não é lugar de certezas absolutas, exceto nas matemáticas, no qual sabemos exatamente as condições.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
A Psicologia Científica
Metodologia Científica
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
TEMA E PROBLEMA.
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Karl Popper Falsificacionismo.
Metodologia de Pesquisa Científica
A Codificação Espírita Roteiro 3
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
IMRE LAKATOS Bruno N° 02 N° 04 Cleiton N° 07 Felipe N° 16 Flávio N° 18
CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? Capítulo VIII
TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PROGRAMAS DE PESQUISA
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
O anarquismo epistemológico   HC - Todas as regras metodológicas foram violadas em algum momento   Único princípio capaz de não inibir o progresso.
Karl Popper O falsificacionismo.
As limitações do falsificacionismo
Psicologia e Comunidade
Finalidades da pesquisa científica
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 3.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE COORDENAÇÃO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Elementos de Física Professor:
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Transcrição da apresentação:

VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa. Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos

1- As Teorias devem ser consideradas como um todo estruturado. ● Considerar as teorias como estruturas,origina-se de um estudo da história da ciência. ● Como conseqüência as afirmações e os conceitos que nelas aparecem serão precisos e informativos quanto for possível. Exemplo: O conceito Newtoniano de massa é mais claro entender do que democracia.

● Uma outra alternativa é se o sentido do conceito é estabelecido através de observações,por meio de uma definição ostensiva,somente através da observação.Nem é possível ensinar a outro o sentido da teoria,simplesmente indicando através de explicações. Exemplo: Se tentarmos ensinar a um cão por meio da definição ostensiva,ele reagira invariavelmente cheirando o dedo que aponta.

2 – Os programas de pesquisa de Lakatos. ● Pesquisa Lakatosiano é uma estrutura que fornece orientação para a pesquisa futura de uma forma tanto negativa quanto positiva. ● Heurística Negativa: > Seu núcleo é irredutível; > Não sendo rejeitado ou modificado; > Está protegido da falsificação por hipóteses auxiliar.

● Heurística Positiva: > Indica como pode ser desenvolvida o programa de pesquisa; > Suplementar o núcleo irredutível com suposições adicionais; > Tentativa de explicação fenômenos conhecidos e fenômenos novos. Os programas de pesquisa serão progressivas ou degenerescentes,dependendo do sucesso ou fracasso,quando descoberta de fenômenos novos.

3 - Metodologia em um programa de pesquisa. ● Dois pontos de vista para a Metodologia: > O primeiro é o trabalho ser feito dentro de um único programa de pesquisa. > O outro é a comparação dos métodos de programa de pesquisa competitivo. Tipos de adição e modificação para uma boa metodologia é qualquer cientista ou grupo fazer modificações de um programa de pesquisa ,contanto que seus passos ofereçam a oportunidades de novos testes e portanto a possibilidade de novas descobertas.

Aquelas que sobrevivem aos testes experimentais são retidas provisoriamente e as que não sobrevivem são rejeitadas,embora algumas decisões estejam abertas á apelações ,a luz de alguma hipótese engenhosa testável.

4 - A Comparação de programa de pesquisa ● A comparação de programas de pesquisas rivais é mais problemática, pois o maior critério é o fato tempo. Exemplo: Previsão de Copérnico em respeito as fases de Vênus. ● Por causa da incerteza do resultado de tentativas futuras, não se pode nunca dizer de programa algum que se degenerou. ● Nunca fazer a afirmação sem restrições de que um programa de pesquisa é “melhor” que um rival. O próprio Lakatos admitia que os méritos relativos de dois programas somente podem ser decididos “olhando para trás”.

http://www.youtube.com/watch?v=4MXK4ouNpl0