Introdução à Gramática de LIBRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Língua Brasileira de Sinais LIBRAS
Prof. Leonardo Queiroga
Linguagem Corporal.
Pensamento e linguagem
O modelo morfossintático -
Prof. Richard Brunel Matias
Concordância Nominal.
Classes de palavras: adjetivo
Libras Língua brasileira de sinais(deixou de ser sigla);
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Ensino de Português como L2
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profª Monize Diniz Silva
Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras
Pronomes anotações.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Transitividade Verbal
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Verbo Língua Portuguesa.
Apreender a Gramática Parte 2.
Termos essenciais da oração
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Apostila de Ordem Unida Básica
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Cap. VIII A estrutura das palavras
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Fonologia da língua de sinais
Libras ii Profº. Bernardo Luís Torres Klimsa Profª. Severina Batista de Farias Klimsa Professores autores Profª. Marina Beatriz F. Valim Alunas: Ana Carolina.
Prof.ª irlane Araújo.
I R S L B A.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
CAP. 13 – GRUPO VERBAL: VERBO E ADVÉRBIO
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Educação Especial: Surdez
Linguagem Natureza e Aquisição.
MITO 1: A língua de sinais é uma mistura de gesticulação e pantomima e não é capaz de expressar idéias e conceitos abstratos Na verdade os sinais são como.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Professora: Janine Fernandes
Professora: Mércia Soares
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
Fonologia da língua de sinais
LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
A Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Responsabilidade Social Empresarial Buscar trazer a diferença para dentro da empresa, combatendo o preconceito.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Gramática de LIBRAS

Língua de Sinais: Complexa e expressiva,igual a língua oral. Expressa: idéia simples e complexa.

Discute:

Língua de Sinais: Aumenta o vocabulário,com novos sinais que a comunidade surda introduz ; Não é universal. Cada país tem sua língua de sinais e estrutura gramatical própria; Por exemplo: Portugal e Brasil : - Língua Oficial é a mesma ;-Língua de Sinais é diferente; Surdos : facilidade de comunicação (gestos e pantomimas). Dá atenção maior:expressões faciais e corporais. Libras: Língua gestual- visual (canal : olhos) Português: Língua oral-auditiva (canal : ouvidos)

Nível linguístico da língua: Fonológico: (fonemas): sem significado- letras mudas. Exemplo - /c / / i / / n / /e / /m / / a / = cinema Morfológico : (morfemas): com significado. O significado é o radical.Exemplo: {menin-} {o,a} {s} {moç -} {o,a} {s} {bonit -} {o,a} {s} (radical ) (masculino,feminino) ( plural ) Sintático- Combinação de palavras para formação de frases. Envolve a semântica (significado) e pragmática(contexto)

Exemplo: manga –Comprei uma manga verde. (fruta) Ganhei uma blusa de manga curta.(roupa) Esses itens são importantes tanto na língua portuguesa , como na Libras,para ter significado

O Sinal e seus Parâmetros 1. Configuração de mãos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

2.Ponto de Articulação: Na parte do corpo: –1) Articulação da mão: { MD/ ME aberta / horizontal/ para cima (levantar) { MD/ ME aberta / horizontal/ para baixo (abaixar) { MD /ME fechada/ vertical ( microfone) { MD /ME fechada /horizontal / para baixo (supermercado) { MD /ME fechada /horizontal / para cima ( muquirana) 2) Dedos: D /E : abertos (tchau) / cruzados( tomara) curvados (cachorro) dobrados ( letra E) Indicadores / polegar: destacados ( letra D / tudo bem/) curvados ( letra C) pontas unidas (o que ? ) 3) Mãos / dedos ; á direita e á frente (espere / calma) á direita e abaixo (pequeno / criança) á direita e acima (levante á direita e atrás ( passado,vem aqui

4) Mãos tocando-se : - entre os dedos ( favela / casa / navio) -pelos pulsos das mãos ( escravo / grupo 0 pelas laterais dos dedos : ( também / fofoca) pelas pontas dos dedos ( combina / grupo / bola) pela unha ( fazer ) pelos dedos , pelos dorsos (didática) pelos dorsos dos dedos ou pelos pulsos (paciência / preso / esperar) 5) Articulação do braço : braço esquerdo e (ou ) direito : horizontal distendido (Hitler) horizontal dobrado ( vem ) vertical distendido (já) vertical dobrado (passe)

O Sinal e seus Parâmetros 2.Ponto de Articulação: Entender (tocar a têmpora direita) Poder (espaço neutro) Calma (espaço neutro)

O Sinal e seus Parâmetros 3. Movimento: Perguntar Conversar

O Sinal e seus Parâmetros 4.Orientação: Ter / Não ter : Ir / Chegar:

O Sinal e seus Parâmetros 5. Expressão Facial e/ou Corporal: Nervoso Calmo

Esses cinco parâmetros, compõem a confecção de um sinal Esses cinco parâmetros, compõem a confecção de um sinal. Formando as palavras, temos uma frase em um contexto. Exemplo: Calma. Eu posso conversar com você. Calma, eu conversar você poder

Sistema de Transcrição para Libras Sinais da LIBRAS será representado por itens lexicais em letras maiúsculas. Exemplo: CASA,MENINO,ESCOLA. Um sinal, traduzido por duas ou mais palavras em LP, será representado por hífen: Exemplo: CORTAR-COM-TESOURA, TER-NÃO, MEIA-NOITE... Sinal composto por dois ou mais sinais, com idéia de uma coisa, será representado pelo símbolo ^. Exemplo: cavalo^listra = zebra Datilologia: usada para nome de pessoas, localidades. Separados por hífen, letra a letra. Exemplo: E-D-U-A-R-D-O; Palavras da LP que por empréstimos pertence á LIBRAS, expressa pelo alfabeto manual e movimentos: Expressa pela datilologia. Exemplo: Reais - RS

Desinências para masculinos e femininos representadas pelo símbolo @ Exemplo:EL@ (“ela (s), ele (s)”) Expressões corporais ou manuais feitos com um sinal  :  a) tipo de frase ou advérbio de modo:  interrogativa  ou... ...   negativa   b) advérbio de modo ou um intensificador: muito  rapidamente  (expressão facial- "espantado" )                   interrogativa                  exclamativo                        muito       Exemplos:     NOME              ADMIRAR                       LONGE

Exemplo: 1s DAR2S "eu dou para "você", Verbos que possuem marca de concordância: Frases com verbos do primeiro grupo, verbo fica no infinitivo : Exemplo: EU TRABALHAR LOJA (Eu trabalho na loja) ;EL@A TRABALHAR LOJA –”Ele/ela trabalha na loja) Verbos do segundo grupo: os verbos que possuem concordância número-pessoal: A orientação marca as pessoas no discurso. O ponto inicial concorda com o sujeito e o final com o objeto. Exemplo: 1s DAR2S  "eu dou para "você",                      2sPERGUNTAR3P  "você pergunta para eles/elas", Verbos que possuem concordância de gênero: São verbos classificadores porque a estes estão incorporados, através da CM, uma concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL ou COISA. Exemplos: pessoa ANDAR (Config.mão em D (pessoa vindo); veículo ANDAR /MOVER (Config mão em “5” (carro correndo reto) ou “B”( ir) , palma para baixo); Animal ANDAR (config mão em “5” (cobra rastejando) ou “5”  

Verbos que possuem concordância com a localização: São verbos que começam e terminam em um determinado lugar que se refere ao lugar de uma pessoa, coisa, animal ou veículo, que está sendo colocado, carregado. O ponto de articulação marca a localização. Exemplos: COPO MESA COLOCAR ; CABEÇA ATIRAR Então: concordância número- pessoal parâmetro orientação concordância de gênero e número parâmetro configuração de mão concordância de lugar parâmetro ponto de articulação

Os Processos de Formação de palavras na LIBRAS Já vimos que na LIBRAS os sinais são formados por quatro parâmetros. Então: Configuração de mão: marcador de gênero animado : pessoas ou animais e inanimado: pessoas . Exemplo: PESSOA/ CARRO/COLIDIR – “O carro bateu em uma pessoa”; b) Ponto de articulação: Marca de concordância verbal com o advérbio de lugar. Exemplo: MESA/COPO/COLOCAR – “EU COLOCO O COPO NA MESA”. C) Movimentos: (pode ser uma raiz) IR, VIR, BRINCAR Frequência de movimentos : TRABALHAR –CONTINUAMENTE (aspecto temporal) ; FALAR DEMASIADAMENTE( Modo), TRABALHAR MUITO ( intensificador)

d) Orientação – para que lado o referente ou emissor dirige a mão. 1s PERGUNTAR 2s “eu pergunto a você” 2s PERGUNTAR 1S “você me pergunta Os processos de formação de palavras ocorrem: 1)modificação por adição á raiz: SUFIXO:( Incorporação da negação): QUERER / NÃO QUERER ; GOSTAR/ GOSTAR-NÃO; INFIXO: (Incorporação de movimento) : TER / TER-NÃO; PODER / PODER-NÃO 2) modificação interna da raiz: -flexão –marca as pessoas do discurso( homem/ mulher) -aspecto verbal- frequência do movimento marca o aspecto durativo, contínuo -marcador de concordância de gênero : objeto plano vertical/ horizontal / redondo

Processo de derivação zero: verbos denominais ou substantivos verbais invariáveis e só pelo contexto , percebemos se estão utilizados com a função de verbos ou nome. Exemplo: FERRO / PASSAR-COM-FERRO ; TESOURA/ CORTAR- COM –TESOURA;BICICLETA / ANDAR-DE-BICICLETA 4.Processos de composição : formação de palavras, duas ou mais raízes , dão origem a uma outra forma, outro sinal Exemplo: MULHER^BEIJO-NA- MÂO = “mãe” COMER^MEIO^DIA = “ALMOÇO”