Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Advertisements

e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936)
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Arte e representação.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
História.
Behaviorismo.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Professsora: Aíla Rodrigues
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
As concepções de espaço
Leitura de Imagem Descrever: o que você vê na imagem
Projeto Decoração de Paredes da Sede Nova Uniformidade de linguagem em todas as áreas Características visuais sofisticadas e elegantes Utilização de.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A ARTE GREGA.
Cap. 13. Linguagem do cinema
A arte e seus sentidos.

Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
PROFESSORA :Rosângela Alves
Ilusão de ótica Nessa apresentação vocês vão ver tudo sobre ilusão de ótica. Clique em entrar e descubra os vários tipos de ilusão de ótica. Entrar.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
OFICINA DE ARTES VISUAIS
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
Irving Penn Trabalho realizado por: Cármen Monteiro 1º ano de fotografia;
Evolução.
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
Professor Douglas Pereira da Silva
Formatação: Liliane Freire
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
As Primeiras Comunidades Recolectoras
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
FOTOGRAFIA.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Coordenadora: Eliana Magalhães
As Artes de Leonardo Da Vinci Nome: Nathalie 5° D Prof° Danila
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O cinema na vida de cada um
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.
A mão.
O que é Arte?.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
A ARTE GREGA.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Transcrição da apresentação:

Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles já se conhecia o fenômeno de produção de imagens através desse processo. Mas foi apenas no século XIX que a fixação dessas imagens projetadas dentro de caixas pretas passou a acontecer. Várias pessoas estiveram envolvidas no processo de elaboração e descoberta de lentes e produtos químicos que não apenas dessem maior nitidez às imagens, mas que também as fixassem, “congelando”, dessa forma, o tempo.

Figura 01: Blanche Satchell (1925), Alfred Cheney.

Em 1839 o francês Louis Daguerre apresentou para a comunidade científica de seu país o processo que originava as fotografias, ou os daguerreótipos, como ficaram conhecidas inicialmente. A fotografia, uma invenção do século XIX, alterou dramaticamente a percepção e a experiência que a raça humana tinha sobre o mundo e o Universo. Esse efeito avassalador é percebido até nossos dias, através de imagens que nos chegam de vários meios nos quais a fotografia foi empregada.

A reprodução de uma realidade contida num tempo passado e preservada através de uma imagem, extremamente fiel e realizada de maneira tão rápida, parecia para muitos no século XIX um verdadeiro milagre. Era a criação de um mundo imaginário quase tão real quanto o que vivemos. Foi a primeira vez que o passado pôde ser registrado sem palavras ou através de pinturas. O passado conseguia agora sobreviver por meio de processos químicos que o tronavam tão reais quanto o presente.

Figura 02: Ansiedade (1928), Eugênio Latour. Figura 01: Blanche Satchell (1925), Alfred Cheney.

No inicio os artistas que aderiam à nova técnica de construção e captura de imagens ainda estavam muito ligados a um modo tradicional de representação atrelado à pintura. E as composições denunciavam isso, como podemos observar na fotografia de Alfred Cheney (figura 01) e na pintura de Eugênio Latour (figura 02). Ambas possuem o mesmo tipo de enquadramento, ou seja, a seleção do campo visual a ser representado se restringe aos elementos que de fato são importantes para compor a cena. Nas duas imagens foram criados cenários que restringem e conduzem nosso olhar para a cena principal. No caso da figura 01, a tapeçaria de fundo possui duas figuras femininas que parecem dialogar com a moça que se olha no espelho. Na imagem da figura 02, a decoração da parede se une em um canto do ambiente que é representado, exatamente na cabeça da bela moça curiosa.

Há uma mesma atmosfera que envolve as duas imagens, apesar de serem produtos de técnicas artísticas distintas. Essa tentativa que a fotografia faz de se aproximar da pintura criou no meio artístico grupos que entenderam a nova técnica como mais um instrumento à disposição dos artistas, sendo assim, o seu resultado considerado como arte, tal qual pintura ou escultura. De outro lado, havia grupos que desacreditavam do novo modo de construção de imagens, por entenderem que elas eram geradas por uma máquina, e não por uma habilidade humana.

Com o passar do tempo, os fotógrafos encontraram um caminho próprio na construção de suas imagens. Paralelamente a esse processo surgiu, a partir da fotografia, o cinema, que vem a ser a sequencia de quadros fotográficos apresentados em grande velocidade. A fotografia permitia a captura de momentos inusitados e pequenas cenas que no cotidiano eram perdidas ou reproduzidas com alguma similaridade pela pintura, mas sem o brilho e o fresco do real trazido pela foto.

Figura 03: Portão do Inferno, Boulevard de Clichy (1952), Robert Doisseau. A figura 03 mostra um desses instantes em que um guarda da polícia francesa nos anos 50 do século XX passa em frente a um bar que possui uma fachada bastante inusitada. A imagem sugere que o policial será devorado pela grande boca que é a porta do bar.

Além desses instantes únicos registrados somente a partir da invenção da máquina fotografia, a fotografia passou a estar presente no processo de criação de diversos artistas, sendo incorporada como parte do processo ou ainda como resultado final da obra.

Figura 04: kiki, Violino de Ingres (1924), Man Ray. Um dos artistas que mais se destacaram no uso da nova tecnologia foi Emmanuel Rudnitzky, mais conhecido como Man Ray (figura 04).

A Lágrima, Man Ray

Entre todos os usos que foram feitos da nova técnica, um dos seus maiores sucessos foi no ramo da moda. Diversos artistas se dedicaram com entusiasmo e criatividade para produzir imagens que seduzissem homens e mulheres, Irving Penn foi um desses. As mulheres fotografadas por ele mais se pareciam com deusas do que com mulheres reais. O glamour e a elegância eram a força de suas imagens, e tudo isso apenas em preto-e-branco, com variações em tons de cinza.

Figura 05: Lisa Fonssagrives (1950), Irving Penn.

Avaliação: 01)Na sua opinião a fotografia alterou a percepção humana e por quê? 02)Como os artistas reagiram com a nova tecnologia da fotografia? 03) Na sua visão quais os benefícios da fotografia para o homem? 04) Qual artista e obra citado no texto você considera expressivo, comente sua resposta?