SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Orientação – acesso ambiente virtual
Apresentando.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é Como elaborar Como avaliar
WebQuest.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TEMA: colonização de SC
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
Tutorial de utilização do
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
desafio de pesquisar na rede
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Planejamento PNAIC 2014.
O papel do conteudista.
Webquest.
WebQuest Mensagem ambiental no Paint
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
Museu Memórias de Alfabetização
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
WEBQUEST.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Como elaborar um plano de aula
Instituto A Vez do Mestre
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Trabalho de Conclusão de Curso
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Vicente Cândido - ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES - USO DO COMPUTADOR NO DIA-A-DIA DA ESCOLA - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

WEBQUEST Proposta que visa facilitar o desenvolvimento de atividades com o uso do computador, principalmente com o uso da web.

DISPONÍVEL EM:http://webquest.sp.senac.br/ ACESSO EM: 28/07/2010 WEBQUEST Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. DISPONÍVEL EM:http://webquest.sp.senac.br/ ACESSO EM: 28/07/2010

Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

DESCRIÇÃO GERAL Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. Tipos Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

Introdução / Tarefa / Processo Fontes de informação SEÇÕES DE UMA WEBQUEST Como regra geral, uma WQ é constituída de sete seções: Introdução / Tarefa / Processo Fontes de informação Avaliação / Conclusão / Créditos Como elaborar ? http://webquest.sp.senac.br/textos/como (Informações disponíveis no site do SENAC)

Introdução A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar. Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.

Tarefa A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da WQ e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo). Exemplos de Tarefas: - resolver um problema; - solucionar um mistério;

Tarefa - formular e defender uma opinião; - analisar uma problemática; - colocar em palavras uma descoberta pessoal; - elaborar um resumo; - inventar uma mensagem persuasiva;

Tarefa - redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Processo O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor. Exemplo: - Primeiro, formem grupos de três alunos. - Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar....e assim por diante. Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Fontes de informação As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Avaliação Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

gabarito de avaliação

Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. A Conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

Créditos A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na WQ: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web. Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas. Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da WQ.

WEBQUEST : ATIVIDADE BASE PARA PROJETOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES INFORMÁTICA COMO INTEGRADORA DAS DISCIPLINAS PRECEITOS METODOLÓGICOS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO DOCENTE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS PERMITE-NOS FOCAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PROFESSOR NÃO ESTÁ MAIS “SOZINHO”

O computador é um instrumento vazio, disponível a ser preenchido por conteúdos diferentes e portanto, capaz de estimular novas idéias.

Prof. Vicente Cândido UNIBAN – OS/MBII vicente.candido@gmail.com