ROTEIRO DE ESTUDOS 3º. ANO Ensino Médio Beatriz Buganeme Lingüista
CAI TUDO! Estude pelo caderno, livro e folhetos. SINTAXE MORFOLOGIA PONTUAÇÃO VOZES VERBAIS TEXTO VERBAL / NÃO VERBAL IMPERATIVO ORTOGRAFIA / PORQUÊS CONOTAÇÃO / DENOTAÇÃO
COMPREENSÃO LEITORA 3 leituras Como ler um texto? INTRATEXTUAL EXTRATEXTUAL INTERTEXTUAL
Quem escreve? Quem lê? Quando alguém escreve um texto há sempre, invariavelmente, um objetivo central nessa atitude.Todo texto,em princípio, quer dizer algo,comunicar.
MODALIDADES DISCURSIVAS MODALIDADES DISCURSIVAS constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem.
DISSERTAÇÃO Vestibulares Textos híbridos NARRAÇÃO DESCRIÇÃO DISSERTAÇÃO Vestibulares Textos híbridos Verbais TEXTOS Não verbais
GÊNEROS TEXTUAIS Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.
Angeli Folha de S.Paulo 15/03/2008
15/07/2007 Folha de S.Paulo
CONHECIMENTOS GRAMATICAIS SINTAXE Sujeito / Predicado Complementos Verbais (OD / OI) Complementos Nominais (CN) Agente da Passiva Adjunto Adnominal (aa) Adjunto Adverbial (AA) Predicativos (OS / PO) Aposto Vocativo
CONHECIMENTOS GRAMATICAIS MORFOLOGIA SUBSTANTIVO ADJETIVO ARTIGO PRONOME NUMERAL VERBO ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO INTERJEIÇÃO
Há uma construção errada. Identifique-a. a) Plantou-se muito neste inverno. b) Plantou-se muitas árvores neste inverno. c) Planta-se grama. d) Aqui, assistiu-se a várias tragédias. e) Faz-se, sob encomenda, roupa infantil.
PONTUAÇÃO Casos de emprego da vírgula: (1) deslocamento (2) intercalação (3) omissão (zeugma) (4) vocativo (5) enumeração (6) separação de orações (7) ênfase (8) aposto (9) repetição de palavras
"O estranho do casal ____ residia sobretudo nisso ____ no ar mandão da companheira ____ no ar de cada um ____ senhoril do lado fraco ___ servil do lado forte." (M. L.) a) vírgula – vírgula – vírgula – vírgula – vírgula. b) vírgula – – vírgula – vírgula – . c) – vírgula – vírgula – vírgula – dois-pontos. d) – – dois-pontos – vírgula – vírgula. e) – dois-pontos – vírgula – vírgula - vírgula
VOZES VERBAIS VOZ ATIVA (sujeito agente) O jornal publicou a notícia. VOZ PASSIVA (sujeito paciente) Analítica (verbo SER + V. princ. no part.) A notícia foi publicada pelo jornal. Sintética (V.princ + pron. SE .) Publicou-se a notícia. VOZ REFLEXIVA (sujeito agente e paciente) Nós nos beijamos. Ele se feriu.
CONOTAÇÃO / DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO METAFÓRICO DENOTAÇÃO DICIONÁRIO
USO DOS PORQUÊS ORTOGRAFIA Assinale a alternativa em que há apenas um vocábulo incorreto quanto à ortografia: a) amenizar / cessão / lucidez / moji b) maisena / talvez / norueguesa / asilo c) hélice / hesitar / êxito / esplêndido d) leveza / hostilizar / paralizar / surpresa e) duquesa / ascensão / ritmo / enxergar
Acender : Pôr fogo, ligar Ascender: Subir Decente: Decoroso; limpo Descente: Que desce; vazante Discente: Relativo a alunos Docente: Relativo a professores
Por que ele sumiu? (interrogativa direta) Digam-me por que ele sumiu. Forma Emprego Exemplos Por que em frases interrogativas (diretas e Indiretas) em substituição à expressão pelo qual (e suas variações) Por que ele sumiu? (interrogativa direta) Digam-me por que ele sumiu. (interrogativa indireta) As ruas por que passamos eram sujas (por que = pelas quais) Porque em frases afirmativas e respostas Não fui a festa porque choveu. Por quê no final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. Porquê como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo.
VERBO PREFERIR (Fuvest) Indique a alternativa correta: a) Preferia brincar do que trabalhar. b) Preferia mais brincar a trabalhar. c) Preferia brincar a trabalhar. d) Preferia brincar à trabalhar. e) Preferia mais brincar que trabalhar
IMPERATIVO
ADEQUAÇÃO PRONOMINAL [Pergunta] Na capa de uma revista de saúde pode ler-se a frase: pais olhem pelos seus filhos. Depois de a ler várias vezes encontro nela algo que não me soa bem: será a "concordância" de olhem com seus? Quer-me parecer que qualquer coisa naquela frase não estará muito bem ou serei eu que me viciei devido à leitura repetida? Não deveria a frase escrever-se: pais olhem pelos vossos filhos? Grata pela atenção aguardo o vosso esclarecimento. (sic)