MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Ambiente e sociedade: atmosfera e hidrosfera
Poluição da água, do ar e do solo
O espaço geográfico e as atividades humanas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Saneamento ambiental Iana Alexandra
DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Ambiente e sociedade.
ENEM 2008.
POLUIÇÃO.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Central Termoeléctrica
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Jogo sobre a Poluição.
Poluição do Ar.
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Problemas Ambientais Urbanos
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Constituição do planeta Terra:
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Professor Alan Alencar
Aquecimento Global.
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Inversão Térmica VERÃO INVERNO (INVERSÃO TÉRMICA)
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Tecnologia em Agronegócio Airton Andrade de Oliveira James Robert Newell Tulio Maciel Rubens de Souza Rodrigues.
Energia das Biomassas.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.

POLUIÇÃO AMBIENTAL É a adição ou o lançamento de qualquer substância ou forma de energia (luz, calor, som) ao meio ambiente em quantidades que resultem em concentrações maiores que as naturalmente encontradas. Os tipos de poluição são, em geral, classificados em relação ao componente ambiental afetado (poluição do ar, da água, do solo), pela natureza do poluente lançado (poluição química, térmica, sonora, radioativa etc.) ou pelo tipo de atividade poluidora (poluição industrial, agrícola etc.).

Eutrofização

Os impactos ambientais podem ser classificados : globais: são aqueles que afetam toda a humanidade, ou cuja amplitude de conseqüências é suficientemente grande para ser considerada como global, afetando a vida na Terra; regionais: afetam uma região geográfica razoavelmente bem definida; locais: afetam o local de instalação da empresa e suas vizinhanças imediatas.

PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO Dióxido de Carbono (CO2). Gerado a partir da combustão de materiais fósseis (petróleo, carvão, madeira) em indústrias, usinas de geração de energia elétrica a partir da queima desses materiais, em veículos, na queima de florestas, entre outras possibilidades. As conseqüências principais referem-se ao aumento da temperatura global (efeito estufa) e à poluição do ar (conseqüência mais séria sobretudo para as grandes cidades).

PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO Monóxido de Carbono (CO). Resultado da combustão incompleta de materiais fósseis em veículos, fábricas, siderurgias, refinarias, etc. Como conseqüências, verificamos que, em altas concentrações, causa a morte por asfixia, e em baixas concentrações afeta o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e os pulmões. Provoca dores de cabeça. Favorece o acúmulo de gorduras no sangue.

PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO Dióxido de enxofre (SO2). Gerado pela combustão de materiais fósseis (em motores diesel, combustão em caldeiras, veículos). A conseqüência principal é a chuva ácida, que prejudica o desenvolvimento de plantas e a vida de peixes. Em seres humanos, causa problemas respiratórios, asma; aumenta a incidência de rinite, laringite e bronquite.

Inversão Térmica - Ondas de convecção

PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO Mercúrio (Hg). Utilizado na produção de cloro, mineração de ouro, fabricação de tintas, pilhas e papel, entre outras aplicações. Seu descarte em efluentes e resíduos sólidos causa a poluição das águas (gerando um processo de bioacumulação em organismos vivos) e contaminação do solo. Chumbo (Pb). Resíduos e efluentes gerados em indústrias de fundição (principalmente de baterias) e indústria química. Causam poluição da água, com efeitos tóxicos sobre o organismo (bioacumulação).

Efeito Acumulativo

Coleta seletiva

Reciclagem Nível de reciclagem Papel Plástico Vidro Lata Lata de aço alumínio Ano 1995 1995 1996 1993 1996 % 31,7 12 35 18 70 O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio (4,5 bilhões de latas). Cada tonelada de lata reciclada alcança um preço 5 vezes superior ao do plástico reciclado. Economia de 95% de energia elétrica em comparação ao total necessário para a produçao da lata a partir da matéria-prima. Controle ambiental: 97% de redução da poluição da água 95% de redução da poluição do ar Fonte: Os Bilhões Perdidos no Lixo (1998)

Aterros Local de disposição final de resíduos sólidos no solo, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Vantagens: custo baixo respeitadas as normas, constitui uma técnica ambientalmente adequada Desvantagens: comprometimento físico de grandes áreas poluição do solo, água superficial e água subterrânea

Lixão

Aterro sanitário