Suporte XML em SGBD para manipulação de partituras musicais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
Advertisements

[Material apresentado no SBGames2005]
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Trabalho 2 Case Indústria Fonográfica Aluno: Fernando Baliani.
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
15 Tutorial do E-book Teclado - Conteúdo
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Modelagem de dados e representação da informação
Propostas de temas de seminário
Mkt-Digital uma ferramenta para o planejamento de marketing em grupo
Ritmo Melodia Harmonia
Critérios para Avaliação de Software Educacional
PHL Personal Home Library.
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Ritornello Um Framework para Representação de Conhecimento Musical
Gerenciamento de Objetos de Realidade Virtual Reutilizáveis para Ambientes Virtuais de Ensino Aluno: Leonardo Sarmento Orientador: Fernando Fonseca.
Professor: Márcio Amador
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Gerência de Projetos.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Tradutor Oracle SQL Server Núcleo comum Lookup Middleware consultas esquema de mediação Base de dados das fontes locais Ambiente de geração das consultas.
Da Introdução à Prática
Processos.
Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PRODUÇÃO SONORA Rafael Zaruvny Borges Universidade Federal do Paraná Curitiba, 26 de Junho de 2006 CI060 – SEMINÁRIOS DE INFORMÁTICA.
Compositor colaborativo on-line.  Música  Compositores  O Problema: Cenário Atual  A Solução: Cenário Futuro  Inovação  Demonstração.
WDM Web Data Modeling UCB – Universidade Católica de Brasília
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
I Encontro Nacional de Portais de Compras Públicas.
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
Gerenciamento de e-Learning com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC Universidade de São Paulo – USP Apoio: Dilvan de Abreu Moreira,
Análise de estratégias para implantação de segurança em arquiteturas orientadas a serviços Dezembro/2010 Itabaiana/SE Universidade Federal de Sergipe –
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Musicalização no Prolicenmus C
Aperfeiçoamento teórico
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UCB – Universidade Católica de Brasília Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso JMBLogView ferramenta.
Compositor colaborativo on-line.  Usuários e Público-Alvo  Concorrentes  Cenário atual, Escopo, Cenário com o Maestro  Andamento  Segunda iteração.
Software para Multimídia
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Características dos Sons
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Projeto 1 – Diário Oficial Aberto. Situação Atual -Sistema permite a busca por palavra chave e por edição. -Certificação digital das páginas. -Acervo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial.
Uma caixa de ferramentas para a construção de comunidades de aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

Suporte XML em SGBD para manipulação de partituras musicais Arthur Tofani – IME/USP

Caráter multidimensional de uma partitura O formato MusicXML Troca de informações musicais Diferenças de manipulação da informação em arquivos MusicXML ou em SGBD Possibilidades de uso

Caráter multidimensional de uma partitura Forma simples de pensar: eventos[n] x tempo Forma menos simples: Instrumentos Notas Duração Compassos Tonalidades

Caráter multidimensional de uma partitura Altura Duração Frequência Intensidade Tempo Compassos Instrumentos

Caráter multidimensional de uma partitura Formas de leituras variadas Vertical (acordes, blocos harmônicos) Horizontal (melodias, ritmos) Mista (melodias acompanhadas) Busca de padrões

Caráter multidimensional de uma partitura Padrões

Caráter multidimensional de uma partitura Padrões

Caráter multidimensional de uma partitura Padrões

MusicXML Estruturação baseada em XML para representação musical Idealização de um padrão para comunicação entre diferentes softwares de notação musical

MusicXML MUITO BEM ACEITO! Estruturação baseada em XML para representação musical Idealização de um padrão para comunicação entre diferentes softwares de notação musical MUITO BEM ACEITO!

MusicXML <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no"?> <!DOCTYPE score-partwise PUBLIC "-//Recordare//DTD MusicXML 2.0 Partwise//EN" "http://www.musicxml.org/dtds/partwise.dtd"> <score-partwise version="2.0"> <part-list> <score-part id="P1"> <part-name>Music</part-name> </score-part> </part-list> <part id="P1"> <measure number="1"> <attributes> <divisions>1</divisions> <key> <fifths>0</fifths> </key> <time> <beats>4</beats> <beat-type>4</beat-type> </time> <clef> <sign>G</sign> <line>2</line> </clef> </attributes> <note> <pitch> <step>C</step> <octave>4</octave> </pitch> <duration>4</duration> <type>whole</type> </note> </measure> </part> </score-partwise>

MusicXML Armazenamento das informações musicais em contextos (obras) Fonte para múltiplas transformações Aberto a modificações Portabilidade

Perfeito para a criação de um acervo compartilhado!!! MusicXML Armazenamento das informações musicais em contextos (obras) Fonte para múltiplas transformações Aberto a modificações Portabilidade Perfeito para a criação de um acervo compartilhado!!!

MusicXML Problemas Direitos autorais – troca por P2P Ainda é necessário restringir o compartilhamento Dificuldade de localização de informação sem interpretação:

MusicXML <note> <chord/> <pitch> <step>F</step> <step>E</step> <octave>1</octave> <alter>-1</alter> <duration>6</duration> <octave>4</octave> <voice>2</voice> </pitch> <type>half</type> <duration>1</duration> <dot/> <voice>1</voice> <stem>down</stem> <type>eighth</type> <staff>2</staff> <stem>up</stem> <staff>1</staff> <backup> </note> </backup> <step>G</step> <octave>2</octave>

Proposta de uso – SGBD + XML Utilização de SGBD para armazenamento dos múltiplos arquivos XML Controle de acesso de usuários Agrupamentos / relacionamentos das informações básicas Controle de versões Armazenamento de arquivos transformados Podem aproveitar outros recursos do SGBD

Proposta de uso – SGBD + XML Mecanismos de busca Transformações Braille Som Partituras visuais web browser + SVG Flash + actionscript PDF Processador para braille PDF Converter Lillypond

Conclusão O modelo sugere utilização dos recursos de SGBD no sentido de: garantir maior eficiência na localização de informações musicais Permitir o fornecimento da informação musical da forma mais adequada a um determinado contexto

Conclusão O modelo sugere utilização dos recursos de SGBD no sentido de: Garantir controle de acesso por questões legais Respeitar a aceitabilidade do formato MusicXML para troca entre os softwares de notação Incentivar a criação de ferramentas de transformação musical e integrá-las em um único ponto