SISTEMAS ESTRUTURAIS II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 8 – ALVENARIAS E DIVISÓRIAS.
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
AÇO AÇO PRONTO PRONTO Métodos Construtivos
SISTEMA “AÇO PRONTO” GRUPO: Alvaro A. Ribeiro Dantas Isaac Junior
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
LIGAÇÕES VIGA X PILAR E VIGA X VIGA JUNTO AO PILAR
ANÁLISE DAS LIGAÇÕES A Ligação Viga x Pilar por meio de
Sondagem à Percussão.
Obra: Reforma, Ampliação e Modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Congonhas - São Paulo Construtora: Construtora OAS Ltda.
PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO / INTRODUÇÃO
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Fabricação de Peças Protendidas
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Administração de Recursos Materiais
Informações sobre o andamento da Obra Setembro/12
Pavimento Natural com Brita
Materiais cerâmicos Blocos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia da Edificação II O PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTRUTURA ANÁLISE.
O Desafio da Construção Civil
SISTEMA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA MEDIANTE PAINÉIS DE BETÃO.
BANGALÔ EM BAMBU . LOCAL: Serra Grande – Uruçuca – Bahia - Brasil
Projeto Parede de Concreto
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Geotecnia ii Fundações
Sistemas Estruturais II
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
CRITÉRIOS 2.0 Definindo os critérios para o tipo de obra escolhido
Aços na Construção Civil
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
Apresentação.
ARQº JOÃO VALTER TOSCANO
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia da Edificação II O PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTRUTURA Locação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CRIA OBRA NOVA 3.0 Definindo Dados geométricos da Obra.
Geometria 4.4 Inclusão das Vigas e Lajes © Célio Silvestre
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SISTEMAS DE COBERTURAS
Radier.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Serviços preliminares
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Luís Fernando Prates carrion
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Bloco   Bloco de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
1 - Vegetação árborea.
Prof. José Antonio De Milito
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Locação de obras.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
Alvenaria Estrutural.
Locação da Obra.
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS ESTRUTURAIS II UNIVERSIDADE FUMEC FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II ::alysson s. prado ::plinio santos ::rodrigo tavares PRÉ-MOLDADOS

VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO PRÉ-FABRICADAS Possibilidade maior de focar o empreendimento; Melhoria na qualidade da gestão do projeto; Garantia de rapidez à obra; Redução e eliminação de diversos custos indiretos ou de difícil contabilização; Maior confiabilidade no cumprimento do cronograma; Obra sem desperdício, ociosidade e risco de desvios de compra; Menor estrutura administrativa, fiscalização, laboratório e controle; A obra fica menos suscetível a variações climáticas; Redução das horas do pessoal exposto ao risco; Garantia de qualidade; Obra limpa e menor dano possível ao meio ambiente; Rotatividade menor da mão-de-obra; Maior organização do canteiro de obras.

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS Terças: Interliga as vigas tesouras para sustentação telhas, suas medidas variam entre 4, 5 e 6 m Vigas Tesouras: Para sustentar cobertura, suas medidas variam de acordo com o vão da obra. Lajes: As lajes são do tipo pré-fabricadas, podendo receber sobre cargas de até 1000kg/m². As estruturas ainda podem receber lajes alveolares ou convencionais, conforme a necessidade do projeto. Pilares: Os pilares pré-fabricados tem seção retangular, quadrada ou I, podendo ter consolos em qualquer das faces. Os consolos nos pilares poderão ser trapezoidais ou retangulares sendo dimensionados conforme a carga. Fundações: Após executada a análise do solo, poderão ser tanto sapatas como blocos apoiados sobre estacas. Optamos pelos blocos pré-fabricados, pois proporcionam o total controle na execução das fundações e assim conseqüente obtemos a qualidade necessária na montagem dos pilares, conseguimos desta forma uma perfeita adaptação entre as peças.

EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS TIPO A Obras simples Maciças beiral 1m - 10x20m Estrutura de concreto Tipo A - Para vãos de 8 até 16 metros.

TIPO A Obra Dupla Beiral 1m - 2x15x20m

TIPO A Obra Dupla Meia Platibanda com Pilares e Vigas de Oitão + Detalhe do mezanino - 2x15m

TIPO B Estrutura de concreto Tipo B - Para vãos de 17 até 21 metros.

TIPO B Obra Dupla Platibanda com Pilares Vigas de Oitão e 2x20m.

TIPO B Obra Platibanda com Pilares e Vigas de Oitão + Vigas e Laje total - 4 pavimentos sendo um Sub-solo 22x30m

TIPO C  Estrutura de concreto Tipo C - Para vãos de 22 até 30 metros.

TIPO C Obra Simples Beiral 1m com Arquibancada - 24x35m

Detalhe Encaixe de Pilar e Platibanda. Detalhe Platibanda deslocada Vão 30m Detalhe Encaixe Pilar. Lanternin Detalhe Encaixe de Pilar e Platibanda.

OBRA ABBA – EM ANDAMENTO

ESTRUTURAS ESPORTIVAS

ESTRUTURAS EM INDUSTRIAS E FÁBRICAS

ARTEFATOS DE CONCRETO Bloquete sextavado Canaleta Lajota Palanque Laje Meio reto Ralo Palito Meio fio rebaixado Maio fio

PISOS INTERTRALADOS Paver S Paver Unistein Vazado

MUROS DE ARRIMO – SISTEMA RIMOBLOCO O Sistema Rimobloco tem uma característica exclusiva: a utilização de blocos de concreto maciço em forma de “T” duplo, com furos nas extremidades. O formato das peças permite a criação de um muro de arrimo articulado, ideal para contenções tanto em corte quanto em aterro. Numa situação de corte, os chumbadores são moldados “in-loco”. É efetuado o corte do talude, em etapas, a seguir são executados os elementos de fundação e posteriormente os chumbadores são instalados e preenchidos com nata ou argamassa de cimento dentro de uma perfuração previamente executada. Em caso de instabilidade durante a execução da obra é possível proceder a execução dos chumbadores durante a execução do corte do talude, isto é, de cima para baixo. Os chumbadores são, então, fixos ao revestimento (a superfície visível do muro) através de um encaixe na forma de cunha. Como as juntas entre os blocos são secas, não necessitando de argamassa, a drenagem da água ocorre com perfeição. Outra grande vantagem do Sistema Rimobloco é o baixo custo operacional. Como os blocos são pré-moldados, não há necessidade de realizar a concretagem na obra. Desta maneira, o cliente economiza tempo e mão-de-obra. Além disso, evita-se gastos com acabamento, pois o encaixe das peças cria um mosaico de excelente estética, característica que nem todos os muros de arrimo oferecem.