Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Instrumentos de Avaliação - MEC
Desafios e oportunidades do EAD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Lideranças nas organizações educativas
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Intervenção psicológica
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Programa Gestão do Conhecimento Efetividade da Educação Musical para o aprimoramento das habilidades de leitura em crianças com dificuldades de leitura:
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Experiência do MBA da UNIBB 12º Congresso Internacional de Educação a Distância Felipe Spinelli de Carvalho Coordenador FGV Online.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Especialização em Educação a Distância
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Mercados de trabalho e competências profissionais
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Gestão pedagógica em EaD
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Transcrição da apresentação:

Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional

Télé-université, a universidade 1ª Universidade em língua francesa na América do Norte que se dedica exclusivamente ao ensino a distância Fundada em funcionários (45 professores e 60 profissionais em pedagogia e edição) 140 tutores e encarregados do apoio ao estudante estudantes por ano diplomas

Os programas de formação 1 doutorado 2 mestrados 24 especializações (Certificados) 4 graduações 30 programas curtos 325 disciplinas Em : Administração Línguas Psicologia Informática Ensino a distância Comunicação Ciências Ciências sociais

Cadeiras e centros de pesquisa Eixo 1 – Tele-aprendizagem e informática cognitiva Informática cognitiva e ambientes de formação Tele-aprendizagem Engenharia cognitiva do tele-aprendizagem Eixo 2 – A economia do saber Tecnologia e organização do trabalho ARH Desafios socio-organizacionais da economia do saber Desafios humanos na gestão de organizações culturais e familiares

Estudantes 80% adultos participando do mercado de trabalho 25% inscritos em outras universidades 95% estudam em tempo parcial 55% anos 40% anos 67% mulheres 50% Montreal 17% Quebec

Formação de gestores sociais Especialização em desenvolvimento local e comunitário OBJETIVO: Habilitar uma pessoa a intervir no desenvolvimento social e econômico de sua localidade, sua cidade, bairro ou região DISCIPLINAS: Economia do Quebec Desenvolvimento econômico local Economia do trabalho Formação e competitividade econômica Desenvolvimento econômico e emprego Sociologia do trabalho

Estudo a distância Fórmula de estudo flexível que permite estudar em casa, no escritório, no horário e ritmo conveniente a cada um, com apoio de uma pessoa recurso sem deslocamento exigindo de 6 a 9 horas de trabalho por semana durante 15 semanas Onde eu quero, quando eu quero

Disciplina a distância Característica de base: autonomia Diversidade de métodos de aprendizagem, de conteúdos, de recursos Impresso – manuais de base e guias de estudo Audiovisual – cassetes audio e vídeo Multimídia - CD-ROM Internet, grupo de discussão Avaliação por disciplina: 2 a 3 trabalhos e 1 prova

Tutores Um tutor recepciona e acompanha o estudante ao longo de seu processo de aprendizagem, ajudando-o em seu percurso pedagógico apoiando-o e guiando-o em sua aprendizagem

Exemplo de disciplina Desenvolvimento econômico e emprego Material da disciplina: Guia do estudante Documentos de base 2 livros, 1 relatório e 2 conjuntos de artigos selecionados 10 Emissões de televisão em vídeo cassete

Guia do estudante Apresentação da disciplina Objetivos Conteúdo Material pedagógico Enquadramento Avaliação Guia de estudo Abordagem de aprendizagem Trabalhos com nota Exame final As atividades de aprendizagem

Conteúdo PARTE 1 – Conceitos e contexto Semana 1 – A conjuntura PARTE 2 – O que podemos apreender com as experiências estrangeiras? Semana 6 e 7 – A política de emprego na Suécia e na Norvegia Semana 8 – A reorganização do tempo de trabalho PARTE 3 – Que soluções para o problema do emprego no Quebec?

Emissões de televisão 1. A deriva dos blocos econômicos 2. O desenvolvimento das desigualdades 3. A política de emprego: Suécia, Norvegia e Dinamarca 4. Etc.

Aprendizagem pela prática Trabalho em equipe multidisciplinar, dirigida por um professor: especialista em educação, gestor de projetos audiovisuais, assistente de pesquisa, linguista, etc.... envolvendo investimento em termos de tempo e criatividade para favorecer a aprendizagem.

Parceria institucional Realização de programa conjunto, envolvendo: desenvolvimento de disciplinas em colaboração, em francês e português, podendo fazer parte de vários programas; intercâmbios docentes e discentes; certificação cruzadas e validação de diplomas.