FUNÇÃO MODULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Inversor Trifásicos com Três Pernas
8ª Série Prof. Arthur Bernd
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 5.
Desigualdades e inequações em R.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Determinantes.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
CAP. 2 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Mecânica dos Sólidos não Linear
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Funções.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
ESTATÍSTICA.
Lemas (Sudkamp)  .
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Trigonometria 19/11/2009.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
CICLO TRIGONOMÉTRICO.
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Jaime Vinícius de Araújo Cirilo- Engenharia de Produção
Transcrição da apresentação:

FUNÇÃO MODULAR

1. MÓDULO – Definição Considerando a reta orientada que representa todos os números reais, conhecida como eixo real, com origem no ponto O, que é onde representamos o número real 0 (zero).          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 Dizemos que módulo de um número real x é a “distância” do ponto que representa x no eixo (afixo) à origem do eixo real. (Comprimento do segmento de reta entre 0 e 3) (Comprimento do segmento de reta entre 0 e -4) (Comprimento do segmento de reta entre 0 e 0)

1. MÓDULO – Definição Deste modo, podemos dizer que: Perceba que se o número é positivo o módulo é ele mesmo, se é zero, o módulo é zero, se é negativo, o módulo é o oposto do número. Deste modo, podemos dizer que: Sendo x ϵ R, temos:

1. MÓDULO – Definição Exemplo 1) defina os módulos a seguir. a) b) c) Exemplo 2) Dê o valor da expressão: Cuidado! é negativo!

1. MÓDULO – Definição Exemplo 3) defina o módulo a seguir:

1. MÓDULO – Definição Sendo x ϵ R, temos: Exemplo 4) Aplique a definição de módulo para a sentença: + + + + + + – – – – – –

1. MÓDULO – Definição Agora que sabemos a parte positiva e a parte negativa da sentença estudada, temos: De modo resumido podemos dizer:

Chamamos de função modular toda função definida pela forma: O que aplicando a definição de módulo se reduz a: Observe a função:

3. FUNÇÃO MODULAR – Gráfico EX.1) Construa o gráfico da função: I. Vamos, primeiro, definir o módulo: II. Agora, na função dada, substitua o módulo por essas duas sentenças, lembrando que cada uma delas tem uma condição, e ainda, que esta condição deverá ser submetida à condição inicial dada:

3. FUNÇÃO MODULAR – Gráfico III. Agora, para construir o gráfico da função, basta atribuir valores à variável x e calcular o y correspondente:

3. FUNÇÃO MODULAR – Gráfico Ex.2) Construa o gráfico da função: I. Vamos primeiro lembrar que: II. Então, temos:

III. Vamos agora aplicar a definição de módulo: Então, temos:

IV. Finalmente, vamos construir o gráfico:

e apresente os valores reais de x para os quais: EX.3) Esboce, num mesmo plano cartesiano, os gráficos das funções definidas por e e apresente os valores reais de x para os quais: I. Vamos aplicar a definição de módulo para os dois casos:

II. Vamos agora, definir que sentença utilizar para cada intervalo de variação dos valores de x. Para isso construímos um QUADRO:

III. Agora, basta encontrar o valor de x em cada uma das três sentenças obtidas:

IV. E por fim, vamos construir os gráficos das funções f(x) e g(x): Então, ficará:

Então, ficará:

Esboce o gráfico e determine o domínio e o conjunto imagem da função: . I. Vamos aplicar a definição de módulo para os dois casos: Então, ficará:

Retomando:

4. PROPRIEDADES DOS MÓDULOS

5. EQUAÇÃO MODULAR Para entender o que é uma equação modular vamos observar a situação abaixo: Quais são os números que têm módulo igual a 2? (neste caso queremos saber quais os números cuja distância até o zero é 2)          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 Quais são os números que têm módulo menor que 2? (neste caso queremos saber que números cuja distância até o zero é menor que 2)          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4

5. EQUAÇÃO MODULAR Para entender o que é uma equação modular vamos observar a situação abaixo: Quais são os números que têm módulo maior que 2? (neste caso queremos saber que números cuja distância até o zero é maior que 2)          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4

Chamamos de equação modular toda equação definida pela forma: O que aplicando a definição de módulo se reduz a: Substituindo essas sentenças na equação, teremos, duas equações: ou

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 1) Resolva a equação Substituindo essas sentenças na equação, teremos, duas equações: ou

Perceba o seguinte, a equação: 5. EQUAÇÃO MODULAR Perceba o seguinte, a equação: Acabou se reduzindo a outras duas equações: ou Assim podemos simplificar o processo, mas neste caso, não podemos deixar de observar se as respostas encontradas em cada equação verificam a condição de existência de cada uma delas (ou seja, se estão dentro do intervalo no qual elas estão definidas).

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 2) Resolva a equação Substituindo essas sentenças na equação, teremos, duas equações: ou

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 3) Resolva a equação Para resolver este tipo de equação modular vamos primeiro lembrar de uma das propriedades estudadas anteriormente: Aplicando este conceito na nossa equação teremos: ou

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 4) Resolva a equação Para resolver este tipo de equação modular, vamos primeiro efetuar a seguinte substituição: Deste modo a equação se reduzirá a: Agora basta fazer: ou

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 5) (UFT-2010) Resolva a equação Para resolver este tipo de equação modular, vamos primeiro aplicar a definição de módulo para cada uma das sentenças modulares que aparecem na expressão: Vamos agora, definir que sentença utilizar para cada intervalo de variação dos valores de x. Para isso construímos o quadro a seguir, chamado de QUADRO SOMA:

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 5) (UFT-2010) Resolva a equação

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 5) (UFT-2010) Resolva a equação Perceba que a equação dada se transformou em outras três, e cada uma delas possui uma condição (intervalo de variação dos valores de x). Vamos rever os resultados encontrados e estas condições: Resp.: Resp.: Resp.: Cond.: Cond.: Cond.: CONCLUSÃO: a resposta NÃO atende a condição. CONCLUSÃO: a resposta ATENDE a condição. CONCLUSÃO: a resposta NÃO atende a condição

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 6) Resolva a equação Para resolver este tipo de equação modular, vamos primeiro aplicar a definição de módulo para cada uma das sentenças modulares que aparecem na expressão: Vamos agora, definir que sentença utilizar para cada intervalo de variação dos valores de x. Para isso construímos o quadro a seguir, chamado de QUADRO SOMA:

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 6) Resolva a equação

5. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 6) Resolva a equação Perceba que a equação dada se transformou em outras três, e cada uma delas possui uma condição (intervalo de variação dos valores de x). Vamos rever os resultados encontrados e estas condições: Resp.: Resp.: Resp.: Cond.: Cond.: Cond.: CONCLUSÃO: não existe valor de x. CONCLUSÃO: a resposta ATENDE atende a condição CONCLUSÃO: a resposta ATENDE atende a condição.

6. INEQUAÇÃO MODULAR Para entender o que é uma inequação modular vamos observar as situações abaixo: Quais são os números que têm módulo menor que 2? (neste caso queremos saber que números cuja distância até o zero é menor que 2)          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 Quais são os números que têm módulo maior que 2? (neste caso queremos saber que números cuja distância até o zero é maior que 2)          -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4

6. INEQUAÇÃO MODULAR Podemos enunciar o que vimos através de duas propriedades que já estudamos: P7. P8.

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 1) Resolva a inequação Neste caso, estamos nos perguntando quem tem módulo menor que 7, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: -7 0 7

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 2) Resolva a inequação Neste caso, estamos nos perguntando quem tem módulo maior ou igual a 3, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: -3 0 3

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 3) Resolva a inequação Neste caso, nos interessa que o módulo seja menor que 5, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: Esta sentença é uma inequação simultânea (sistema de inequações) do 1º grau, que pode se resolvida de modo direto: Soma-se 3 a todos os membros. divide-se todos os membros por 2

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 4) Resolva a inequação Neste caso, nos interessa que o módulo seja maior ou igual a 1, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: Perceba que são duas sentenças, ambas inequações do 1º grau:

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 5) Resolva a inequação Neste caso, nos interessa que o módulo seja maior ou igual a 2, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: Perceba que são duas sentenças, ambas inequações do 2º grau: Raízes: Raízes: + + + + + + – – – Est. do sinal: Est. do sinal: + + + + + +

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 5) Resolva a inequação Pronto, agora basta fazer a UNIÃO das duas respostas encontradas (união por causa do “ou”):

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 6) Resolva a inequação Neste caso, nos interessa que o módulo seja menor que 3, o que aplicando a propriedades estudada, resulta: Perceba que são duas sentenças, ambas inequações do 2º grau: + + + + + + Raízes: Raízes: – – – Est. do sinal: Est. do sinal: - - - - - -

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 6) Resolva a inequação Pronto, agora basta fazer a INTERSECÇÃO das duas respostas encontradas (intersecção por causa do “e”):

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 7) Resolva a inequação Neste caso, primeiro devemos definir cada um dos módulos: Agora, vamos construir um QUADRO SOMA para que possamos obter a sentença resultante da soma dos módulos.

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 7) Resolva a inequação

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 7) Resolva a inequação Perceba que a inequação dada se transformou em outras três, e cada uma delas possui uma condição (intervalo de variação dos valores de x). Vamos rever os resultados encontrados e estas condições: Resp.: Resp.: Resp.: Cond.: Cond.: Cond.: CONCLUSÃO: faça a interseção dos dois intervalos, e perceba que resposta é: CONCLUSÃO: faça a interseção dos dois intervalos, e perceba que resposta é: CONCLUSÃO: faça a interseção dos dois intervalos, e perceba que a resposta é VAZIO (conjunto vazio).

6. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 7) Resolva a inequação Agora basta fazer a UNIÃO dos intervalos encontrados.

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 8) Resolva a inequação Neste caso, primeiro devemos definir o módulo: Agora, substitua na expressão original o módulo por cada uma das sentenças obtidas, gerando assim duas inequações, cada uma delas com seu respectivo intervalo de variação (condição).

6. INEQUAÇÃO MODULAR Exemplo 8) Resolva a inequação Perceba que a inequação dada se transformou em duas, e que você já resolveu cada uma delas. E AGORA? Agora você precisa perceber que cada uma dessas respostas possui uma condição (intervalo de variação dos valores de x) e que você precisa “cruzar” os dois: Cond.: Cond.: CONCLUSÃO: fazendo a interseção dos dois intervalos: CONCLUSÃO: fazendo a interseção dos dois intervalos:

6. EQUAÇÃO MODULAR Exemplo 8) Resolva a inequação Agora basta fazer a UNIÃO dos intervalos encontrados.